Veja como fazer uma boa gestão de treinamento

2020-08-18T13:57:59-03:0018 agosto, 2020|Capacitação no Varejo|

A produtividade de uma organização resulta de um conjunto de práticas. Faz parte, sobretudo, da atuação dos grupos de colaboradores, pois eles são considerados o alicerce da instituição. Nesse sentido, a gestão de treinamento é essencial para que a organização alcance bons resultados.

A oferta contínua de treinamentos a esses membros ajuda a mantê-los sempre motivados. Dessa forma, é indispensável uma otimização da gestão, visto que uma capacitação bem organizada resulta em uma excelente inter-relação e produtividade dentro da organização.

Quer saber como fazer uma gestão de treinamento que possa alavancar a sua empresa? Acompanhe algumas práticas neste artigo!

Use a comunicação interna

Para executar a estratégia de gestão de treinamentos de forma eficiente, é necessário tomar medidas que despertem nos colaboradores o senso de compromisso com a instituição. Eles também devem adquirir os conhecimentos essenciais para serem produtivos no dia a dia.

O setor de Recursos Humanos, dentro da sua autonomia de gerenciar os treinamentos de seus colaboradores, requer do seu grupo de líderes uma comunicação interna intensiva. Dessa maneira, todos os parâmetros da capacitação são pensados e planejados de forma estruturada.

Sobre a comunicação interna, vale ressaltar que ela não é a mesma coisa que informação. O significado de comunicação dentro de uma organização tem um sentido abrangente: representa o relacionamento institucional, os processos de trocas de informações, a interação entre pessoas e setores, e outros aspectos.

A comunicação interna é uma forma estratégica de os gestores comunicarem informações, com o objetivo de motivar seus grupos de trabalho de maneira colaborativa. Sendo assim, esse tipo de comunicação é um dos recursos essenciais para uma gestão de treinamentos eficaz.

Escolha o tipo de treinamento

Saber escolher um tipo de treinamento inovador, interativo e que possa despertar o interesse dos seus colaboradores vai fazer toda diferença na hora da participação e na absorção dos conteúdos. Conheça duas maneiras de aplicar o treinamento:

  • presencial — essa forma de capacitar seus funcionários ainda é muito utilizada porque envolve a presença humana, olho no olho, bate-papo sobre o assunto, feedbacks imediatos e alguns recursos, como textos;
  • a distância: a Tecnologia da Informação oferece recursos inovadores para que seus colaboradores sintam-se inseridos no mundo digital. Por isso, os treinamentos podem, atualmente, ser aplicados a distância e acessados por meio de smartphones, tablets e outros aparelhos móveis. São métodos de recursos motivacionais e interativos que proporcionam interesse por parte dos funcionários.

Utilize uma plataforma de treinamento

Escolher o recurso certo para oferecer treinamentos à equipe de funcionários pode causar um impacto positivo e despertar o interesse de participação. A Solução Casting é uma plataforma digital especialista na aplicação de treinamentos a distância.


Os programas ocorrem por meio de um aplicativo que pode ser instalado no aparelho do seu funcionário e, dessa forma, o aprendizado passa a ser praticado a qualquer horário e em qualquer lugar.

A Solução Casting realiza seus treinamentos por meio do Mobile Learning, que aplica a capacitação aos grupos de venda utilizando metodologias modernas, lúdicas e interativas por meio de um processo muito ágil. Dispõe de métodos dinâmicos, como apresentações, vídeos, textos, e outros.

Os treinamentos podem ser apresentados, também, por meio de Campanha. São capacitações realizadas pelo processo de ranking e games, que realiza disputas e oferece prêmios aos ganhadores do seu grupo de trabalho. É um modo divertido de formar os colaboradores, além de proporcionar momentos de descontração e estreitar o relacionamento entre os membros da sua empresa.

Essa maneira de ensinar desperta, nos profissionais, formas estratégicas de decisões. Assim como nos jogos, ajuda eles a cumprirem suas metas por estarem constantemente motivados. Com todos esses benefícios, você vai perceber a diminuição significativa do turnorver na sua empresa.

Defina quais treinamentos serão oferecidos

Elaborar um planejamento organizado é ponto primordial para que o treinamento tenha um feedback positivo. Para isso, é necessário avaliar o desempenho dos setores para detectar, de maneira ampla, quais pontos merecem atenção.

Diante das problemáticas identificadas em toda a organização, deve ser definida a tipologia do treinamento e, em seguida, a metodologia abordada. Observe algumas opções que vão transformar a sua empresa.

Incentivo à autogestão

A autogestão é uma forma estratégica que já é tendência nas empresas de grande porte. Os treinamentos devem incentivar os colaboradores a tomar decisões sozinhos, de maneira segura e correta, para a resolução de algumas problemáticas que ocorrem no cotidiano.

Atuando de forma autônoma, os funcionários se tornam independentes em suas resoluções e, assim, não precisam da autorização de seus superiores para realizar determinadas práticas.

Engajamento

O envolvimento entre os colaboradores é uma ação diferenciada dentro de toda empresa que tem como meta o cumprimento da cultura organizacional e a conquista de melhores resultados para a equipe e os negócios.

O engajamento pode ser adquirido por meio da comunicação interna entre os membros superiores e os colaboradores, pois a integração favorece a troca de informações e a aceleração de feedbacks. Estes, inclusive, são práticas que vêm sendo muito usadas nas startups.

Programas de mentoria

Essa forma de treinamento está tornando os empreendimentos mais atualizados por conta da colaboração de funcionários no que se refere à socialização de conhecimentos práticos de estratégias aplicadas no dia a dia.

Nesse programa, os colaboradores são os mentores e mentorados. Ou seja, os funcionários instruem seus colegas utilizando um método de compartilhamento de seus conhecimentos, tomadas de decisão estratégicas que têm impactos positivos no atendimento aos clientes, e outras atividades.

Normalmente, entre a equipe de funcionários, existem aqueles que têm um destaque maior em suas atividades diárias. Logo, são esses os escolhidos como mentores.

Percebeu como tomar boas decisões pode capacitar seu time de sucesso utilizando métodos diferenciados, interativos e estimulantes? Definir a gestão de treinamento segundo as necessidades da sua organização e escolher uma plataforma dinâmica e confiável é fundamental. Dessa forma, os colaboradores investem em crescimento profissional e no desenvolvimento da empresa.

Gostou de entender como realizar uma gestão de treinamento bem elaborada? Então, conheça a nossa forma tecnológica e inovadora de realizar treinamentos corporativos! Faça um teste gratuito na nossa plataforma.

Deixar Um Comentário