Veja como fazer uma boa gestão de treinamento

A produtividade de uma organização resulta de um conjunto de práticas. Faz parte, sobretudo, da atuação dos grupos de colaboradores, pois eles são considerados o alicerce da instituição. Nesse sentido, a gestão de treinamento é essencial para que a organização alcance bons resultados.

A oferta contínua de treinamentos a esses membros ajuda a mantê-los sempre motivados. Dessa forma, é indispensável uma otimização da gestão, visto que uma capacitação bem-organizada resulta em uma excelente inter-relação e produtividade dentro da organização.

A partir dos treinamentos e desenvolvimentos dos colaboradores podemos ver o crescimento de cada profissional. Através disso cada um tem a oportunidade de trazer soluções e inovação ao seu ambiente de trabalho.

Quando você precisa de profissionais qualificados em seu ambiente de trabalho o RH possui duas opções. A primeira é fazer um recrutamento e ir em busca de profissionais qualificados para aquele objetivo.

A outra opção é fazer uma boa gestão de treinamento. Com isso será possível aproveitar os colaboradores e qualificá-los. Quando você decide pelo treinamento a primeira coisa a fazer é observar os cargos, ou seja, fazer um programa de treinamento. Em seguida, o RH deverá elaborar um plano de desenvolvimento para aquele profissional.

Com essa gestão de treinamento o colaborador terá um nível individual de aprendizagem. Essa parece ser uma ótima opção não é mesmo? Trazer para aquele profissional uma nova oportunidade de carreira demonstra que a empresa se preocupa.

Quer saber como fazer uma gestão de treinamento que possa alavancar a sua empresa? Acompanhe algumas práticas neste artigo!

Levantamento das necessidades

A primeira coisa a se fazer para criar uma boa gestão de treinamento é levantar as necessidades do time. Ou seja, o que deve ser feito para que os resultados sejam alcançados. Os gestores devem ser os responsáveis por esse levantamento para seguir a cultura organizacional e estipular as técnicas que serão utilizadas.

Porém, como fazer esse levantamento? E mais, como fazer um levantamento efetivo? Realizar pesquisas pode ser uma boa estratégia. Por meio de pesquisas é possível identificar os objetivos a atingir e projetos.

Quando você pesquisa e analisa dados é possível direcionar as estratégias de acordo com as metas antes estipuladas.

 Planejamento

Após fazer o levantamento das informações, é o momento de planejar sua gestão de treinamento. Por isso essa etapa é aquela onde o gestor avaliará o conteúdo, a forma como será ministrada, o material e os dias que serão ministrados os treinamentos.

É nesse momento que serão avaliados quais treinamentos serão realizados dentro da empresa, presenciais ou online. Além disso, deverá ser avaliado os conteúdos para que seu time tenha a habilidade desejada para conquistar as metas.

É no planejamento que avaliamos o orçamento disponível e quais ferramentas vão utilizar. Além disso é preciso escolher os métodos de avaliação para acompanhar o desenvolvimento de cada profissional.

Use a comunicação interna

Para executar a estratégia de gestão de treinamentos de forma eficiente, é necessário tomar medidas que despertem nos colaboradores o senso de compromisso com a instituição. Eles também devem adquirir os conhecimentos essenciais para serem produtivos no dia a dia.

O setor de Recursos Humanos, dentro da sua autonomia de gerenciar os treinamentos de seus colaboradores, requer do seu grupo de líderes uma comunicação interna intensiva. Dessa maneira, todos os parâmetros da capacitação são pensados e planejados de forma estruturada.

Sobre a comunicação interna, vale ressaltar que ela não é a mesma coisa que informação. O significado de comunicação dentro de uma organização tem um sentido abrangente: representa o relacionamento institucional, os processos de trocas de informações, a interação entre pessoas e setores, e outros aspectos.

A comunicação interna é uma forma estratégica de os gestores comunicarem informações, com o objetivo de motivar seus grupos de trabalho de maneira colaborativa. Sendo assim, esse tipo de comunicação é um dos recursos essenciais para uma gestão de treinamentos eficaz.

Escolha o tipo de treinamento

Saber escolher um tipo de treinamento inovador, interativo e que possa despertar o interesse dos seus colaboradores vai fazer toda diferença na hora da participação e na absorção dos conteúdos. Conheça duas maneiras de aplicar o treinamento:

  • Presencial – Essa forma de capacitar seus funcionários ainda é muito utilizada porque envolve a presença humana, olho no olho, bate-papo sobre o assunto, feedbacks imediatos e alguns recursos, como textos;

 

  • A distância – A Tecnologia da Informação oferece recursos inovadores para que seus colaboradores sintam-se inseridos no mundo digital. Por isso, os treinamentos pode-se, atualmente, aplicar a distância e acessados por meio de smartphones, tablets e outros aparelhos móveis. São métodos de recursos motivacionais e interativos que proporcionam interesse por parte dos funcionários.

Utilize uma plataforma de treinamento

Escolher o recurso certo para oferecer treinamentos à equipe de funcionários pode causar um impacto positivo e despertar o interesse de participação. A Solução Casting é uma plataforma digital especialista na aplicação de treinamentos a distância.

Os programas ocorrem por meio de um aplicativo que pode ser instalado no aparelho do seu funcionário e, dessa forma, o aprendizado passa a ser praticado a qualquer horário e em qualquer lugar.

A Solução Casting realiza seus treinamentos por meio do Mobile Learning, que aplica a capacitação aos grupos de venda utilizando metodologias modernas, lúdicas e interativas por meio de um processo muito ágil. Dispõe de métodos dinâmicos, como apresentações, vídeos, textos, e outros.

Os treinamentos podem-se apresentar, também, por meio de Campanha. São capacitações realizadas pelo processo de ranking e games, que realiza disputas e oferece prêmios aos ganhadores do seu grupo de trabalho. É um modo divertido de formar os colaboradores, além de proporcionar momentos de descontração e estreitar o relacionamento entre os membros da sua empresa.

Essa maneira de ensinar desperta, nos profissionais, formas estratégicas de decisões. Assim como nos jogos, ajuda eles a cumprirem suas metas por estarem constantemente motivados. Com todos esses benefícios, você vai perceber a diminuição significativa do turnorver na sua empresa.

Defina quais treinamentos oferecerá

Elaborar um planejamento organizado é ponto primordial para que o treinamento tenha um feedback positivo. Para isso, é necessário avaliar o desempenho dos setores para detectar, de maneira ampla, quais pontos merecem atenção.

Diante das problemáticas identificadas em toda a organização, deve-se definir a tipologia do treinamento e, em seguida, a metodologia abordada. Observe algumas opções que vão transformar a sua empresa.

Incentivo à autogestão

A autogestão é uma forma estratégica que já é tendência nas empresas de grande porte. Os treinamentos devem incentivar os colaboradores a tomar decisões sozinhos, de maneira segura e correta, para a resolução de algumas problemáticas que ocorrem no cotidiano.

Atuando de forma autônoma, os funcionários se tornam independentes em suas resoluções e, assim, não precisam da autorização de seus superiores para realizar determinadas práticas.

Engajamento

O envolvimento entre os colaboradores é uma ação diferenciada dentro de toda empresa que tem como meta o cumprimento da cultura organizacional e a conquista de melhores resultados para a equipe e os negócios.

O engajamento pode ser adquirido por meio da comunicação interna entre os membros superiores e os colaboradores, pois a integração favorece a troca de informações e a aceleração de feedbacks. Estes, inclusive, são práticas que vêm sendo muito usadas nas startups.

Programas de mentoria

Essa forma de treinamento está tornando os empreendimentos mais atualizados por conta da colaboração de funcionários no que se refere à socialização de conhecimentos práticos de estratégias aplicadas no dia a dia.

Nesse programa, os colaboradores são os mentores e mentorados. Ou seja, os funcionários instruem seus colegas utilizando um método de compartilhamento de seus conhecimentos, tomadas de decisão estratégicas que têm impactos positivos no atendimento aos clientes, e outras atividades.

Normalmente, entre a equipe de funcionários, existem aqueles que têm um destaque maior em suas atividades diárias. Logo, são esses os escolhidos como mentores.

A importância da gestão de treinamento

Um projeto de treinamento quando bem estruturado traz benefícios não apenas para a empresa, mas também para seus colaboradores. Seja para aquele profissional mais antigo como para aquele que acabou de chegar, todos saem ganhando. Por isso, destacamos agora alguns desses benefícios.

  1. Aumento da produtividade

Quando temos uma boa gestão de treinamento, os profissionais tem mais capacidade para desenvolver suas atividades do dia a dia. Sendo assim, sua qualidade de trabalho aumenta e seus erros, consequentemente, diminuem. Dessa maneira, vemos o aumento da produtividade dos colaboradores.

  1. Satisfação com o trabalho

O clima organizacional faz toda a diferença não é mesmo? Por isso, com a oportunidade de ter um crescimento cada profissional ganha também fatores essenciais para a satisfação com seu trabalho.

É importante destacar que, nas pesquisas organizacionais, treinamento e desenvolvimento aparecem como um dos itens mais importantes. Veja como a gestão de treinamento é um dos fatores essenciais para a felicidade de um colaborador em seu trabalho.

  1. Diminuição da rotatividade

Quando o profissional recebe capacitação, como consequência ele se sente mais motivado em seu trabalho. Sendo assim, um colaborador que está conectado com a empresa em que trabalha, recebendo uma boa gestão de treinamento, tem menos chances de pedir um desligamento. Por isso vemos uma diminuição na rotatividade.

  1. Produtos e Serviços mais qualificados

A gestão de treinamento tem como um de seus principais objetivos melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Sendo assim, um projeto sólido e bem estruturado traz recompensas que podem refletir no aumento de suas vendas e conquistar novos clientes.

Isso porque uma empresa que tem um bom atendimento ganha fidelidade de seus clientes. Uma equipe de vendas que está treinada e pronta para o atendimento também fecha mais vendas.

  1. Reduzir o retrabalho

Quando não executa-se uma tarefa com qualidade ela terá que ser refeita. E, esse processo de refazer é uma das principais causas de desmotivação e improdutividade.

Por isso, reduzir o retrabalho é essencial para diminuir os custos extras e aumentar a qualidade da entrega.

A gestão de treinamento permite identificar e solucionar os pontos problemáticos que estão afetando a qualidade e o clima organizacional.

Além disso os gestores podem ter treinamentos que o auxiliem a fazer esse acompanhamento de processos. Ou seja, melhorar em delegar tarefas e transmitir as ordens com clareza.

  1. Capacitar a equipe para o uso de novas ferramentas

A tecnologia está cada dia mais presente nas organizações. Por isso, trabalhar em uma gestão de treinamento que inclua o de novos produtos e serviços é essencial para o desenvolvimento tecnológico dos profissionais.

Algumas ferramentas precisam de atualizações constantes e que devem-se ensinar em tempo em tempos. Isso aumentará a produtividade e a agilidade do time.

Por exemplo, uma novidade chega à loja, agora os clientes conseguem fazer seus pagamentos direto pelo aplicativo e não necessitam ir até o caixa. Porém, como é algo novo, os vendedores precisam conhecer tão bem essa nova forma de pagamento que possa ensinar aos clientes de forma efetiva e eficiente.

  1. Atender as necessidades pontuais da empresa

Todas as empresas passam por algum momento de necessidades pontuais, as quais impactam seus resultados.

Como por exemplo a pandemia que, quando chegou em 2020 provocou mudanças que refletem ainda nos dias de hoje. Quantas empresas estavam preparadas para essas mudanças?

Tenho certeza de que eram poucas as que já tinham um sistema tecnológico o bastante para não sentir o fechamento e a diminuição de clientes presenciais.

Em momentos como esse, a gestão de treinamento pode ajudar a resolver pontos específicos e suprir as necessidades que surgem na empresa.

Sendo assim, essa gestão, feito da maneira correta auxilia em coisas simples como um novo produto que surge, como algo mais complexo como mudanças de metodologias.

Percebeu como tomar boas decisões pode capacitar seu time de sucesso utilizando métodos diferenciados, interativos e estimulantes? Definir a gestão de treinamento segundo as necessidades da sua organização e escolher uma plataforma dinâmica e confiável é fundamental. Dessa forma, os colaboradores investem em crescimento profissional e no desenvolvimento da empresa.

Gostou de entender como realizar uma gestão de treinamento bem elaborada? Então, conheça a nossa forma tecnológica e inovadora de realizar treinamentos corporativos!

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