Descubra agora como acompanhar o time por meio da gestão de feedback

2020-02-14T16:30:26-02:0014 fevereiro, 2020|Sales Performance Management|

Poderíamos passar semanas conversando sobre a importância do feedback e nunca seria o suficiente. O feedback está ligado à estrutura de vida e influencia nosso crescimento desde a educação infantil, faz sentido? Vejamos: Recordando a metodologia usada quando a criança enfiava o dedo na tomada, descobrimos que essa metodologia evoluiu, com o tempo, as tampas protetoras e novas práticas pedagógicas, não é verdade? 🙂

Outros pontos de reflexão:

. Na juventude, quem nos “chamou à responsabilidade”? Apontou um caminho, traçou uma rota?

. No lar, nossos erros eram corrigidos de imediato? O bom desempenho escolar era valorizado?

. Professor que conhece cada aluno pelo nome, influencia nosso crescimento?

. Acompanhavam nossa evolução? Havia uma rotina de avaliação escolar?

. Que professores marcaram nossas vidas positivamente?

A formação que começa no lar e se estende à curricular, chegando até o mercado de trabalho, é repleta de feedbacks! Já tinha notado?

Ah, que ótimo! Então, agora ficou mais fácil acompanhar o time realizando a gestão de feedback, confere?

Hum… não é bem assim, não é mesmo? Perfeito! Tem toda razão!

Acompanhar o time realizando a gestão de feedback é tão importante e levanta tantas dúvidas que foi pauta de pesquisadores e cientistas de Harvard recentemente, na avaliação de feedback que aliado ao avanço tecnológico influencia o crescimento do time.

Gostaria de acompanhar o time por realizando a gestão de feedback, tornando essa tarefa mais dinâmica, confortável e proveitosa? Então, continue lendo esse artigo 😉

Quem disse que o feedback é importante?!

Pesquisadores de Harvard avaliaram a importância do feedback nas empresas.

Eis dois pontos que se destacam e que a comunidade de cientistas concorda:

. ajuda as pessoas a prosperar e a se destacar no ambiente profissional;

. o feedback positivo é fundamental ao aprendizado.

Em decorrência desses resultados, podemos concluir a importância da gestão do feedback nas empresas:

Promovendo o desenvolvimento individual, influencia o crescimento do time.

A fórmula do feedback

Uma vez que o feedback é realizado a partir de uma perspectiva humana, nunca é puramente objetivo. Em razão disso, foram criadas metodologias — não são fórmulas prontas, mas ajudam o líder a conduzir com mais segurança o processo de feedback. E assim, garantindo sua eficácia e eficiência, influencia o crescimento do time.

Outro fator que vem trazendo um avanço tecnológico na gestão de feedback e apesar de causar a impressão, não se trata de fórmula pronta — é o uso de aplicativos, forte aliado à metodologia de gestão de feedback.

Powered by Rock Convert

Em consequência disso, já é possível identificar o crescimento dos times que adotam essas metodologias por meio do uso dos aplicativos. Pois estudos mostram que críticas efetivas precisam ser realizadas com respeito e cuidado. E que comentários frequentes ou exclusivamente negativos podem desencadear reações defensivas, diminuindo a motivação. Já pelo uso do aplicativo, essa etapa se transforma em autoavaliação. Vamos a um exemplo prático:

Ao acompanhar o próprio desempenho por meio do aplicativo, um time de vendas tem a oportunidade de se autoavaliar individualmente. Bem como, corrigir o curso das vendas naturalmente, uma vez que rapidamente percebemos o que está errado. Além disso, evita atritos entre gestor e o time, à medida que todos tem a mesma informação. E aumenta a motivação de melhorar os resultados individuais, influencia assim o crescimento do time.

No próximo ponto, destacamos outras práticas de realizar o feedback, independente da metodologia ou tecnologia utilizada. Vamos em frente?

Feedback na prática

Na gestão do feedabck, é imprescindível que o gestor seja claro e crie uma cultura de feedbacks eficiente. Veja como:

determine os objetivos do feedback, vamos exemplificar no time de vendas de uma loja do varejo:

. estimular a meta coletiva da loja reforçando os pontos positivos de vendas bem sucedidas — que impactaram o resultado da rede;

. relatar ao vendedor — em particular — o impacto que seu comportamento teve sobre um cliente que registrou insatisfação;

. apoiar o vendedor que deseja se candidatar a uma vaga de gerente de loja, indicando cursos direcionados.

ofereça um feedback construtivo, aqui o quesito empatia é fundamental. Observe que muitas vezes, mesmo no papel de liderança, somos julgados quanto à autoridade que temos em determinado assunto, ao emitir uma “opinião” a respeito, ainda que profissional, na vida de alguém. Então, estudos mostram que tanto no elogio, quanto na crítica, devemos falar do nosso sentimento, do impacto que tivemos quanto ao comportamento do outro.

Dessa forma, evitamos a impressão de que estamos julgando e sim apresentamos a nossa verdade, o quanto fomos impactados positiva ou negativamente. Veja exemplos que causam maior empatia, fazendo pequenas adaptações na linguagem oral e escrita.

. No lugar de Bom trabalho! —-> Experimente dizer Aqui estão três coisas que realmente funcionaram comigo. O que estava passando em sua mente quando você os fez?

Observe o caso em que mesmo sendo um feedback positivo, é possível se posicionar com a sua verdade, sem julgamento. E ainda promover a aprendizagem pelo método da reflexão, com perguntas. Além disso, podemos vir a descobrir que o nosso ouvinte não tinha se dado conta do quê fez e do resultado que gerou. E assim, reforçamos uma atitude positiva, porém, sem nos colocarmos numa posição de superioridade que poderia causar a impressão de arrogância.

Outros exemplos de No lugar de…. Experimente dizer:

O que você deve fazer é…. —-> Bem, eu faria desse modo, o que acha?

Você precisa melhorar… —-> O quê funcionou melhor comigo foi… por que…

Precisa melhorar suas habilidades de comunicação. —-> Nesse ponto, é exatamente onde comecei a me perder. Poderia repetir de outra forma?

Você não tem pensamento estratégico. —-> Estou me esforçando e tentando entender seu plano de ação em vendas, podemos tentar estruturar num gráfico?

Você é do ramo do Varejo?

Então, recomendamos Como dar um feedback na área de vendas produtivo e motivador?

Com o uso da tecnologia, aplicada na gestão de feedback, é possível otimizar os resultados. Pelo próprio celular, o vendedor, por exemplo, adota a metodologia de acompanhamento dos seus indicadores, verificando seus resultados em comparação com as metas traçadas. E tem a oportunidade de receber feedbacks construtivos, como esses que listamos acima, já que os indicadores são claros sinais do que precisa melhorar.

Um Comentário

  1. […] é quem toma a decisão final, porém todos os membros da equipe têm liberdade para dar opinião, feedback e, inclusive, […]

Deixar Um Comentário