Quais as consequências de ter um funcionário desmotivado? Saiba aqui!

2020-06-19T12:02:57-03:0019 junho, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

O fator humano é o que existe de mais importante dentro de qualquer empresa, independente do seu segmento. Quando um funcionário está desmotivado, pode comprometer toda a equipe de vendas. Continue lendo e saiba como aumentar a motivação de seus colaboradores.

A realidade é que o mercado de trabalho mudou e as pessoas não são mais vistas apenas como parte dos recursos. Por mais que a ciência e a tecnologia tenham tido um grande avanço, nada substitui o ser humano. Cada pessoa é um ser único, com suas qualidades e suas fraquezas.

Quando uma empresa e seus gestores conseguem compreender a importância de investir em bons treinamentos, o sucesso se torna garantido, pois os pontos fracos passam a se tornar fortalezas, evidenciando o talento de cada colaborador.

Henry Ford, sabia muito bem sobre a importância de seus colaboradores quando disse a célebre frase: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.”

Consequências em ter um funcionário desmotivado

Os custos podem se tornam altíssimos para uma empresa que tem funcionário desmotivado. Listamos para você, os principais problemas de uma equipe de vendas desmotivada:

  1. queda na qualidade do serviço/ produto;
  2. baixa produtividade;
  3. conflitos dentro da empresa;
  4. insatisfação e cansaço aparente, até mesmo para os clientes;
  5. grandes talentos ficam escondidos;
  6. alto índice de turnover;
  7. procrastinação;
  8. falta de inovação.

Como aumentar a motivação dos funcionários?

Cuide do clima organizacional

Em primeiro lugar é importante criar um ambiente saudável entre os funcionários. Isso deve ser prioridade em sua gestão. Quando o clima não está agradável, com problemas de relacionamento entre a equipe a desmotivação irá atrapalhar as vendas.

Observe as dificuldades e também como aplicar as melhorias, como proporcionar uma estrutura de qualidade para que todos se sintam motivados em ver como a empresa investe no material humano.

Cuidar do clima organizacional também significa oferecer acesso à informação. Tanto líderes e gestores, como a equipe de vendas precisam ter acesso a dados e indicadores referentes ao funcionamento interno e sobre seus clientes.

Essa informação ajudará a melhorar a performance do negócio como um todo, inclusive o desempenho de vendas. Quer saber mais como isso funciona? Então leia o artigo: Como o acesso à informação pode ajudar no desempenho de vendas?

Determine metas claras e objetivas

Quando você estabelece metas de uma maneira clara e objetiva, elas funcionarão como uma bússola dentro da empresa.

Uma excelente ideia, seria criar pelo menos 50% das metas em parceria com o time, onde o gestor atuaria como um facilitador para garantir que as metas adequadas sejam criadas. Veja 5 dicas de como treinar e motivar a equipe para bater metas, clicando aqui.

Reconheça os talentos

O feedback dentro do varejo é essencial para o alcance das metas, porque melhoram o rendimento, tanto individual como coletivo.

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Lembre-se do conselho do filósofo e mestre, Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”

Quando você corrige, apontando algum erro, a melhor maneira de fazer isso é em particular. Isso o ajudará a ganhar a confiança do seu colaborador e será mais fácil apontar qual seria a melhor direção a seguir em uma próxima ocasião.

Sempre faça elogios em reconhecimento ao esforço tanto individual, como coletivo. Saiba valorizar seus talentos, dê um bônus, surpreenda sua equipe de vendas. Envie um e-mail coletivo parabenizando a todos pelas conquistas.

Ofereça oportunidades para liderar e assumir responsabilidade

Na grande maioria das vezes, o gestor pode ter uma visão da empresa diferente dos demais funcionários. Mas isso não significa que os vendedores não tenham boas ideias para compartilhar.

Ofereça oportunidades para que cada um demonstre seus talentos no que diz respeito à liderança e, assim, possam assumir uma maior responsabilidade.

Ofereça dias de home office

O mundo mudou e com isso estamos vivendo o novo normal. Muitas empresas aumentaram significativamente suas vendas, mesmo em época de isolamento social.

Qual o segredo? Funcionários que não precisam passar horas no trânsito, porque estão trabalhando home office.

Para isso, é importante que você veja a realidade de cada colaborador, mas negociar pelo menos um dia para que cada um da equipe trabalhe home office pode ser uma ótima maneira para estabelecer confiança e alcançar as metas de vendas.

Creche na empresa

Separar vida pessoal e trabalho gera um grande estresse. Já está comprovado cientificamente que as pessoas mais felizes, são aquelas que tem o mesmo comportamento saudável com seus colegas de trabalho e com seus familiares.

Quando o colaborador pode ver seu filho com mais frequência no ambiente de trabalho, a vida dele se torna mais tranquila e com maior motivação para produzir e gerar resultados.

Flexibilize o horário de trabalho

Não é nenhuma novidade que, dentro do local de trabalho, nem todas as horas recebem o máximo de aproveitamento.

Quando você oferece uma flexibilidade de horário, a motivação aumenta e, com isso, as vendas também aumentam.

Nunca force um colaborador a ficar no local de trabalho, quando ele estiver passando por problemas de saúde ou tenha algum problema familiar mais sério.

Ofereça treinamentos

Invista em treinamentos que ofereçam um mix diversificado, pois através disso seus colaboradores estarão sempre atualizados sobre as principais tendências referente a seus produtos.

A SER Casting é o que há de mais revolucionário, para as soluções de otimização de gestão de pessoas no varejo. Através de dispositivos móveis, como smatphone ou tablet, seus gestores manterão a equipe atualizada.

Os treinamentos são flexíveis por meio de vídeos curtos, jogos, testes ou materiais educativos, assim não terá nenhum funcionário desmotivado pois serão constantemente aprimorados e motivados para levar a equipe de vendas ao sucesso.

A Solução Casting, traz um método completo e um aplicativo móvel para melhor aderir e perenizar o método no dia a dia de sua gestão. O método é composto pelos seguintes pilares: Gerenciando Indicadores, Gerenciando Pessoas, Desenvolvendo Pessoas e Motivando Pessoas.

Por fim, quando você investe no seu capital humano, seus colaboradores estarão mais engajados. Como consequência, trabalharão com mais comprometimento, alinhando os objetivos profissionais e pessoais com os da empresa.

Sendo assim, não perca mais tempo e comece a treinar sua equipe de vendas para alcançar o sucesso tão esperado. Procure agora mesmo a Solução Casting. Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br

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