Quais as consequências de ter um funcionário desmotivado? Saiba aqui!

2021-11-26T09:11:35-03:0019 junho, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

O fator humano é o que existe de mais importante dentro de qualquer empresa, independente do seu segmento. Quando encontramos um funcionário desmotivado, isso pode comprometer toda a equipe de vendas. Continue lendo e saiba como aumentar a motivação de seus colaboradores.

A realidade é que o mercado de trabalho mudou e as pessoas não são mais vistas apenas como parte dos recursos. Por mais que a ciência e a tecnologia tenham tido um grande avanço, nada substitui o ser humano. Cada pessoa é um ser único, com suas qualidades e suas fraquezas.

Quando uma empresa e seus gestores conseguem compreender a importância de investir em bons treinamentos, o sucesso se torna garantido, pois os pontos fracos passam a se tornar fortalezas, evidenciando o talento de cada colaborador.

Devido a pandemia que assolou o mundo nesses três últimos anos e que está começando a se disseminar, as pessoas sentem-se frustradas com tudo a sua volta.

Sendo assim, elas se sentem desmotivadas de acordo com interesses e expectativas não realizadas. Pode ser causada pelo hábito, pela rotina sempre igual ou pela sensação de que não vai ter o crescimento merecido no trabalho. Dentre os mais variados motivos que levam as pessoas a se desmotivarem na vida profissional, principalmente, está o baixo salário assim como a não valorização por parte das chefias, ocasionando um clima negativo no trabalho.

Quando os funcionários se deparam com tratamentos diferentes por parte de seus gestores, por exemplo, também ocorre a desmotivação. Agora, se em uma empresa os funcionários são tratados desigualmente, uns exaltados e outros humilhados, diariamente há uma queda na produtividade. Essa queda causa além de prejuízo para as empresas, rixas entre chefia e funcionários gerando um clima inapropriado para a vivência em equipe.

Consequências em ter um funcionário desmotivado

Devido à situação atual, o ser humano tende a ficar desmotivado mais facilmente. Sendo assim, essa situação que as pessoas vivenciam acontece tanto na vida pessoal, quanto na vida sentimental e principalmente na profissional.

Se estiver ocorrendo uma desmotivação exacerbada na empresa, os gestores devem procurar entender quais os motivos que levaram a isso e traçar novos caminhos. Ou seja, será necessário planejar para não errar mais.

A maioria das pessoas já se sentiu desmotivada por alguma coisa durante suas vidas. Isso é completamente natural no ser humano ao longo de sua existência, quer na vida sentimental, familiar ou profissional.

Algumas fases na vida e muitos fatores originados durante essa passagem podem impactar o desempenho de um profissional. Isso se deve ou por não estar separando corretamente sua vida pessoal ou por alguns aspectos dentro da empresa.  Sendo assim, isso pode ocasionar nessa falta de interesse, desmotivando completamente.

Henry Ford, sabia muito bem sobre a importância de seus colaboradores quando disse a célebre frase: “Você poderia tirar de mim as minhas fábricas, queimar os meus prédios, mas se me der o meu pessoal, eu construirei outra vez todos os meus negócios.”

Os custos podem se tornam altíssimos para uma empresa que tem funcionário desmotivado. Listamos para você, os principais problemas de uma equipe de vendas desmotivada:

  1. queda na qualidade do serviço/ produto;
  2. baixa produtividade;
  3. conflitos dentro da empresa;
  4. insatisfação e cansaço aparente, até mesmo para os clientes;
  5. grandes talentos ficam escondidos;
  6. alto índice de turnover;
  7. procrastinação;
  8. falta de inovação.

O que pode causar a desmotivação?

Dentro da empresa, independente do cargo, área ou setor, os funcionários apresentam demandas e tarefas a serem cumpridas. Sendo assim, todos precisam exercer as funções propostas pelo empregador.

Assim como em tudo que há na vida, existem pessoas que são dedicadas pelo que fazem e outras que não se interessam muito. Ou seja, demonstram até pouco caso no serviço feito.

O funcionário desmotivado fica assim por qualquer coisa que surja diferente daquilo que ele espera. Mas existem outras pessoas que ainda estão se encontrando e acreditam que onde quer que estejam, tem em mente que é fundamental dar o seu melhor.

Dentro da empresa, o gestor pode identificar um funcionário desmotivado quando os horários não são cumpridos tanto na chegada quanto na saída em sua jornada diária, por exemplo. Também pode verificar se a qualidade no serviço de atendimento ao cliente tem uma queda observando que a pessoa não está no setor quando mais é necessário.

Cada pessoa pode manifestar a desmotivação de forma diferente. Sendo assim, o importante é que esteja sempre ligado e aberto para conversas.

Outro fator que causa a desmotivação é a falta de acesso a chefia imediata. Essa falha na comunicação interna da empresa com seus funcionários pode causar problemas que refletem diretamente na motivação do colaborador.

Tendo em vista essa falta de motivação, vemos que até os problemas que esse profissional está passando refletem na forma de tratamento com o cliente.

Sendo assim, é evidente que pelo comportamento do profissional, o gestor identifica a sua desmotivação logo no relacionamento. Mas um outro indicativo é a qualidade como esse funcionário atende seus clientes dentro ou fora da loja.

Como identificar um funcionário desmotivado

É importante saber como está o desempenho dos funcionários fora da empresa, ou seja, onde eles mais ficam pessoalmente com o cliente. Esse contato pode ser feito pelo smartphone, por exemplo, por meio de um aplicativo que tem essa ferramenta. Ele envia os resultados direto para o sistema acessado pelo gestor e pode ser muito útil.

Também pode ser observado, pelo gestor, qual o aproveitamento exato das horas trabalhadas dentro de cada setor. Para isso acontecer com a motivação adequada o gestor deverá proporcionar uma flexibilidade de horários, objetivando assim o aumento certo das vendas.

O gestor deve sempre ficar atento aos sinais do seu pessoal. Ou seja, quando os funcionários estiverem com problemas de saúde ou familiares, irão demonstrar na agilidade do seu trabalho ou nos contatos com os colegas.

Outro fator de desmotivação é a rotina. Isso pode se tornar algo cansativo, chegando até a frustrar o funcionário dependendo do tipo de trabalho que ele executa na empresa. Sendo assim, a rotina cansativa pode chegar ao ponto de o funcionário desmotivado achar que sua carreira parou no tempo.

Já a competitividade dentro de uma equipe pode ser saudável quando o assunto é bem desenvolvido e o grupo é maduro para lidar com isso. Mas, se há desavenças ou falta de respeito, podem se tornar fatores desmotivadores para todos da empresa.

Vamos, portanto, conhecer algumas dicas de como mudar essa situação e aumentar a motivação do seu time.

Como aumentar a motivação dos funcionários?

Cuide do clima organizacional

Em primeiro lugar é importante criar um ambiente saudável entre os funcionários. Isso deve ser prioridade em sua gestão. Quando o clima não está agradável, com problemas de relacionamento entre a equipe a desmotivação irá atrapalhar as vendas.

Observe as dificuldades e também como aplicar as melhorias, como proporcionar uma estrutura de qualidade para que todos se sintam motivados em ver como a empresa investe no material humano.

Cuidar do clima organizacional também significa oferecer acesso à informação. Tanto líderes e gestores, como a equipe de vendas precisam ter acesso a dados e indicadores referentes ao funcionamento interno e sobre seus clientes.

Essa informação ajudará a melhorar a performance do negócio como um todo, inclusive o desempenho de vendas. Quer saber mais como isso funciona? Então leia o artigo: Como o acesso à informação pode ajudar no desempenho de vendas?

Determine metas claras e objetivas

Quando você estabelece metas de uma maneira clara e objetiva, elas funcionarão como uma bússola dentro da empresa. Elas servirão para motivar o funcionário desmotivado e levar a empresa a maiores vendas.

Uma excelente ideia, seria criar pelo menos 50% das metas em parceria com o time, onde o gestor atuaria como um facilitador para garantir que as metas adequadas sejam criadas. Veja 5 dicas de como treinar e motivar a equipe para bater metas, clicando aqui.

Reconheça os talentos

O feedback dentro do varejo é essencial para o alcance das metas, porque melhoram o rendimento, tanto individual como coletivo.

Um feedback dado erroneamente chega a prejudicar uma equipe inteira. Assim sendo a maioria dos funcionários não terão iniciativas próprias.

Portanto quando não há o feedback adequado por parte do gestor ou liderança, o sentimento que fica é que o trabalho não está sendo valorizado pela empresa.

Lembre-se do conselho do filósofo e mestre, Mário Sérgio Cortella: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”

Quando você corrige, apontando algum erro, a melhor maneira de fazer isso é em particular. Isso o ajudará a ganhar a confiança do seu colaborador e será mais fácil apontar qual seria a melhor direção a seguir em uma próxima ocasião.

Sempre faça elogios em reconhecimento ao esforço tanto individual, como coletivo. Saiba valorizar seus talentos, dê um bônus, surpreenda sua equipe de vendas. Envie um e-mail coletivo parabenizando a todos pelas conquistas.

Um funcionário desmotivado, que não recebe feedbacks corretamente, pode prejudicar ele mesmo em sua carreira como também a própria empresa. Saiba a importância de formalizar e documentar feedback através desse artigo que separamos para você.

CTA ebook campanhas de motivação

Ofereça oportunidades para liderar e assumir responsabilidade

Na grande maioria das vezes, o gestor pode ter uma visão da empresa diferente dos demais funcionários. Mas isso não significa que os vendedores não tenham boas ideias para compartilhar.

Ofereça oportunidades para que cada um demonstre seus talentos no que diz respeito à liderança e, assim, possam assumir uma maior responsabilidade.

Ofereça dias de home office

O mundo mudou e com isso estamos vivendo o novo normal. Muitas empresas aumentaram significativamente suas vendas, mesmo em época de isolamento social.

Qual o segredo? Funcionários que não precisam passar horas no trânsito, porque estão trabalhando home office.

Para isso, é importante que você veja a realidade de cada colaborador, mas negociar pelo menos um dia para que cada um da equipe trabalhe home office pode ser uma ótima maneira para estabelecer confiança e alcançar as metas de vendas.

Creche na empresa

Separar vida pessoal e trabalho gera um grande estresse. Já está comprovado cientificamente que as pessoas mais felizes, são aquelas que tem o mesmo comportamento saudável com seus colegas de trabalho e com seus familiares.

Quando o colaborador pode ver seu filho com mais frequência no ambiente de trabalho, a vida dele se torna mais tranquila e com maior motivação para produzir e gerar resultados.

Flexibilize o horário de trabalho

Não é nenhuma novidade que, dentro do local de trabalho, nem todas as horas recebem o máximo de aproveitamento.

Quando você oferece uma flexibilidade de horário, a motivação aumenta e, com isso, as vendas também aumentam.

Nunca force um colaborador a ficar no local de trabalho, quando ele estiver passando por problemas de saúde ou tenha algum problema familiar mais sério.

Ofereça treinamentos

Invista em treinamentos que ofereçam um mix diversificado, pois através disso seus colaboradores estarão sempre atualizados sobre as principais tendências referente a seus produtos.

A SER Casting é o que há de mais revolucionário, para as soluções de otimização de gestão de pessoas no varejo. Através de dispositivos móveis, como smatphone ou tablet, seus gestores manterão a equipe atualizada.

Os treinamentos são flexíveis por meio de vídeos curtos, jogos, testes ou materiais educativos, assim não terá nenhum funcionário desmotivado pois serão constantemente aprimorados e motivados para levar a equipe de vendas ao sucesso.

Solução Casting, traz um método completo e um aplicativo móvel para melhor aderir e perenizar o método no dia a dia de sua gestão. O método é composto pelos seguintes pilares: Gerenciando Indicadores, Gerenciando Pessoas, Desenvolvendo Pessoas e Motivando Pessoas.

Por fim, quando você investe no seu capital humano, seus colaboradores estarão mais engajados. Como consequência, trabalharão com mais comprometimento, alinhando os objetivos profissionais e pessoais com os da empresa.

Sendo assim, não perca mais tempo e comece a treinar sua equipe de vendas para alcançar o sucesso tão esperado. Procure agora mesmo a Solução Casting. Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] E em época que home office está cada dia mais frequente, nada melhor do que um treinamento que possa ser acessado de forma rápida e fácil e, ao mesmo tempo, qualifique seu time e motive seus funcionários. […]

  2. […] Mais um ponto para a satisfação do colaborador, outro para o engajamento, um pontinho para a motivação e olha lá o clima organizacional […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo