Como o fit cultural se relaciona com a retenção de talentos?

2020-04-24T10:32:12-03:0024 abril, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Encontrar pessoas que se identifiquem com a cultura de uma empresa vai muito além de experiência e conhecimento. Nesse artigo você vai entender como o fit cultural se relaciona com a retenção de talentos e porque é tão importante na área de vendas.

O que é fit cultural?

Fit cultural é o que forma a cultura organizacional de uma empresa, assim como os valores e características dos colaboradores. Pontos fundamentais fazem parte dessa cultura, como: missão, valores, ética, regras e política empresarial. Todo esse conjunto de características coordenam tanto internamente como externamente, as suas ações. O fit cultural é o alinhamento desses pontos da empresa e as características dos colaboradores.

Por que é importante avaliar o fit cultural no momento das contratações?

Um colaborador alinhado com a cultura da empresa fará questão de investir seus talentos para o sucesso das vendas, gerando produtividade e diminuindo o índice de turnover.

Não é de hoje que podemos observar que o varejo tem sido um setor de alta rotatividade, principalmente em lojas de shopping. Esse turnover pode chegar a um índice máximo de 100%, gerando um grande prejuízo aos lojistas e um dos principais motivos é a falta de mão de obra qualificada ou seja, falta do fit cultural.

Quando um colaborador não está engajado com a empresa, significa que também não está identificado com a missão e os valores e isso faz com que não tenha motivação para trabalhar e acabe saindo cedo da empresa.

Agora imagine alguém que esteja trabalhando para você com os valores alinhados e que se identifique com a empresa, com certeza esse profissional irá trabalhar com afinco e motivado para atingir as metas e consequentemente irá motivar toda a equipe de vendas, garantindo o sucesso em longo prazo para suas vendas.

No momento das contratações, não avalie apenas as habilidades e os conhecimentos dos candidatos. Contrate com base no fit cultural, identifique aqueles profissionais que possuam valores alinhados com os de sua empresa. Através de aplicação de testes de perfil comportamental, entrevista e dinâmica em grupo, você conseguirá identificar as crenças e valores do candidato.

Dentro do varejo é muito importante avaliar bem um profissional de vendas, para que haja um alinhamento cultural dentro do seu segmento, que nada mais é do que o fit cultural. O recém contratado que tenha esse perfil, entenderá melhor as prioridades do negócio como um todo e terá um ótimo relacionamento com outros líderes.

Como avaliar o fit cultural?

Durante o processo seletivo, é possível fazer a avaliação do fit cultural através de diversas técnicas. Aqui estão as principais:

Entrevistas

Um psicólogo especializado em recrutamento e seleção pode acompanhar as entrevistas, pois ajudarão em uma avaliação comportamental, além de conhecer as habilidades e competências de cada candidato.

As entrevistas permitirão uma avaliação de experiências anteriores, para conhecer o perfil comportamental desse futuro colaborador, perguntando sobre suas dificuldades em realizar tarefas ou na maneira como se relacionava com os companheiros de equipe.

Testes comportamentais

No mercado está disponível diversos testes que ajudarão a compreender as características dos candidatos, para entender melhor o comportamento de cada um. Pessoas comunicativas e extrovertidas fazem parte do perfil ideal para uma vaga de vendas, enquanto para um cargo de liderança é necessário um perfil mais arrojado.

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Faça dinâmicas

Para avaliar o comportamento profissional, as dinâmicas de grupo ajudam os recrutadores a perceberem como os candidatos atuam diante de situações de estresse e pressão.

Como o fit cultural se relaciona com a retenção de talentos em uma empresa?

Quando a equipe de vendas está conectada com a empresa, automaticamente é gerado um sentindo de pertencer a um propósito. Isso contribui para a maturidade das equipes, criando identificação e satisfação em cada colaborador. O fit cultural irá reduzir consideravelmente a rotatividade, o que ajudará a reduzir gastos com novos recrutamentos e seleção.

Veja a seguir a importância do fit cultural:

  • Ajuda a otimizar o processo;
  • identifica os melhores perfis;
  • facilita o envolvimento dos colaboradores;
  • reduz as possibilidades de desligamento;
  • observar aspectos comportamentais;
  • combina e alinha valores;
  • facilita a adaptação.

Como analisar o fit cultural?

É muito importante que os valores, a missão e os comportamentos de sua empresa estejam bem claros ou se precisam ser alterados. Faça algumas perguntas, como:

  • A equipe de vendas reflete nossos valores?
  • Os vendedores estão empoderados? Eles têm voz para a tomada de decisões?
  • O feedback tem permitido que a comunicação esteja mais aberta ou ela continua fechada?
  • Como minha loja tem estado aberta a mudanças e aliado novas ideias?
  • Como meus colaboradores têm lidado com desafios e riscos?
  • A equipe de vendas e os gestores têm buscado oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para adquirir novas habilidades?

Depois de responder a essas perguntas, com a ajuda de seus gestores e de sua equipe de vendas, faça uma pesquisa sobre as características que representam a cultura desejada e como atingir esse objetivo. Desenvolva uma apresentação que contenha a missão, os valores e crenças que descreva todas as práticas da cultura da sua organização.

Assim que os valores estiverem estabelecidos, é importante que seus gestores reforce-os com a equipe de vendas diariamente. Esse apoio da liderança é fundamental para o êxito nas vendas, porque toda a equipe estará engajada com a missão e os valores da sua empresa.

Por fim, é possível utilizar o fit cultural no processo de recrutamento para aumentar as chances de retenção de talentos. Através de aplicativos como o Casting, você poderá acompanhar em tempo real a performance dos seus colaboradores.

Agora que você sabe sobre a importância do fit cultural para a retenção de talentos e aplicando essas técnicas durante os processos seletivos, com certeza irá conseguir fazer contratações assertivas e encontrar essas pessoas talentosas que serão capazes de alavancar as vendas e ter esse alinhamento com seu negócio.

Saiba mais como reter os talentos, através desse artigo que preparamos especialmente para que você tenha sucesso em suas vendas: Aprenda de vez como atrair e criar talentos para o varejo.

2 Comments

  1. […] as empresas se mantenham relevantes no mercado, um fator que sem dúvida se torna determinante é a retenção de talentos no time de vendas. Quando uma loja consegue diminuir o turnover e tem excelentes profissionais, […]

  2. […] o respeito e a cordialidade devem ser enfatizados. Esses aspectos devem ser ressaltados pela cultura da empresa e partir das pessoas que ocupam as posições mais altas da […]

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