5 Ferramentas para vendedores que vão te ajudar durante a pandemia

2020-08-28T13:58:38-03:0028 agosto, 2020|Sem categoria|

Um momento que ninguém estava esperando chegou em 2020. A pandemia surpreendeu a todos e trouxe novos desafios, novas formas de reinventar. Para os vendedores vieram muitas dúvidas, como por exemplo vender de portas fechadas durante a quarentena. Muitos aderiram também ao home office, ou trabalho em casa, e precisaram encontrar soluções para continuar seu trabalho remotamente.

Diante desse cenário decidimos ajudar a você, vendedor, a superar esses desafios que o mundo todo está enfrentando. Vamos te dar hoje 5 ferramentas para vendedores que facilitarão a sua vida e aumentarão a sua produtividade.

Seu time de vendas não está trabalhando de casa? Não se preocupe, tenho certeza de que essas ferramentas para vendedores ajudarão você também a alavancar as vendas e modernizar sua equipe. Elas podem ser utilizadas de qualquer lugar e, muitas delas, são aplicativos que podem ser coordenadas pelo seu smartphone.

5 ferramentas para vendedores

1.   Armazenamento em nuvem (Google Drive / Dropbox)

Armazenar tantos documentos, fotos, vídeos, apresentações e planilhas não é para qualquer computador. Com o armazenamento em nuvem você não utiliza o espaço do seu computador para os seus arquivos e ainda tem a facilidade de abri-los no seu celular ou tablet de modo organizado.

No Google Drive é possível compartilhar seus documentos de maneira fácil e rápida para outras pessoas do seu time de vendas ou até mesmo para seus clientes. E eles podem não apenas visualizar os arquivos enviados como também edita-los junto com você em tempo real, simultaneamente.

Já pensou que prático poder elaborar uma planilha com o seu time de vendas simultaneamente, mas a distância? Uma ferramenta super útil nesse momento de pandemia e o melhor, gratuita. Basta criar uma conta no Gmail e começar usar.

O Dropbox é outra ferramenta excelente para armazenar seus documentos na nuvem. Ele tem um ótimo espaço de armazenamento e você pode compartilhar pastas para que outros visualizem e editem. É bem prática de usar e tem um layout bem organizado.

2.   Organizador de tarefas (Trello)

Com a pandemia e o fato de muitos estarem em home office, aquele quadro do seu escritório onde você organizava suas tarefas ou da sua equipe deixou de ser eficiente. O modo digital dessa gestão de atividades é a ferramenta chamada Trello.

Ele é gratuita e possui uma ótima dinâmica e praticidade no uso. Não precisa ser um perito em computadores para conseguir utilizá-lo.

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Possui funções que podem ajudar muito na sua organização como marcação de prazos, criação de cartões para cada atividade com a possibilidade de inserir imagens, comentários, checklists e, em caso de time de vendas, indicar quem é o responsável por cada atividade.

É uma ótima ferramenta para te auxiliar com as demandas e organizar suas vendas enquanto vivemos nesse tempo de pandemia. Também está disponível em formato de aplicativo e pode ser utilizada pelo computador ou smartphone.

3.   Videoconferência (Zoom / Google Meet)

Como fazer as suas vendas e fazer aquela reunião estratégica com seus clientes se não é possível se reunir pessoalmente? Ou como fazer um bom treinamento com seu time de vendas de forma com que evite aglomerações?

Uma ótima ferramenta que irá solucionar essas questões é a videoconferência onde é possível conversar com várias pessoas ao mesmo tempo por câmera, fazer apresentações e compartilhamento de tela.

Tanto o Zoom quanto o Google Meet são programas que tem suas versões gratuitas onde é possível fazer curtas reuniões. Já a versão paga pode ser usada para reuniões longas e sem interrupções do programa. São duas plataformas bem profissionais e sólidas que podem ser assistidas por muitos internautas ao mesmo tempo.

O ponto importante aqui é verificar sempre a velocidade da conexão de cada pessoa que está participando dessa videoconferência. Principalmente a conexão do apresentador que deve ser estável para que não haja problemas durante a reunião.

Existem também outras ferramentas que possuem essa mesma funcionalidade, mas com pequenos aspectos que diferem uma da outra. Vale testá-las para descobrir qual se encaixa melhor na sua necessidade do dia a dia. Algumas dessas ferramentas são: Whereby, Skype, Whatsapp, Viber e Microsoft Teams.

4.   E-mail marketing

Uma ferramenta muito utilizada principalmente no funil de vendas é o e-mail marketing. Ele pode te ajudar na conversão de vendas a distância além de produzir dados ótimos para estratégias em comunicação.

O e-mail marketing pode ser utilizado no pré-venda e pós-venda, mantendo seus clientes sempre atualizados e em contato com a sua empresa. Ele produz relatórios de conversão o que possibilita monitorar o efeito de cada mensagem, ou seja, verificar quantas pessoas abriram, clicaram ou rejeitaram seu e-mail.

5.   Gestão de tempo (Todoist)

Desde um gestor que precisa organizar as tarefas do seu time de vendas até o vendedor que precisa organizar o seu dia a dia, todos eles podem utilizar dessa ferramenta para planejar suas demandas de forma organizada e sem esquecimento.

Por fim, o Todoist é um aplicativo para gestão de tempo e pode ser utilizado em celulares, tablets ou também pelo computador. É fácil de usar e você pode adicionar pessoas para cumprir cada tipo de tarefa com dias específicos e detalhes de cada atividade. Uma ferramenta ótima para aumentar a produtividade e coordenar como sua equipe de vendas está evoluindo.

Essas ferramentas para vendedores citadas podem te ajudar e ajudar a sua equipe de vendas a passar por esse momento de pandemia de forma mais leve e aprendendo com recursos novos o que já era elaborado anteriormente.

Mantenha-se motivado, produtivo e com uma equipe de vendas engajada. Avalie quais dessas ferramentas vai facilitar seu trabalho e comece a utilizá-las. Estamos vivendo momentos difíceis, mas unidos, podemos aprender mais e alavancar as vendas.

Agora que você conheceu 5 ferramentas para vendedores que vão ajudar durante a pandemia, conheça a Solução Casting.

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