Ferramentas B2B e B2C

2021-10-15T08:59:50-03:0015 outubro, 2021|Sem categoria|

Existem variadas ferramentas B2B e B2C. Elas podem ser softwares gratuitos ou pagos. Sendo que sua principal função é de otimizar o trabalho das empresas.

As ferramentas B2B e B2C normalmente reúnem variadas funcionalidades num único programa. Sendo assim, esse processo poderá agilizar as campanhas de marketing por exemplo, além de muitos outros benefícios.

Com isso, a equipe de vendas fica mais focada na interação com o público-alvo. Além disso todos ganham com a facilidade na organização da programação e planejamento.

Conhecendo as ferramentas certas

Conhecer as ferramentas B2B e B2C certas pode fazer toda a diferença para a empresa. Pois, entender as finalidades e recursos, são os primeiros passos para tomar as melhores decisões. Ou seja, saber as necessidades da empresa e o valor que tem disponível para fazer tais investimentos é essencial.

Por isso, é preciso conhecer as avaliações sobre cada ferramenta e como utilizar o período de teste gratuito. Agindo assim terá mais segurança para decidir as melhores ferramentas para a empresa.

Mas primeiro, para conhecer as ferramentas certas para a sua empresa, conheça mais sobre B2B e B2C.

Entendendo sobre B2B e B2C

As principais formas de fazer vendas, atualmente, são representadas pelas siglas B2B e B2C no mundo comercial. Com isso temos dois caminhos: vender para consumidores ou vender para empresas.

Sendo assim, cada um desses modelos exige uma abordagem única no ramo de marketing e vendas.

O objetivo é comercializar produtos e serviços que interessem outros empreendimentos. Por exemplo, se um fabricante de biscoitos vende seus produtos para uma rede de supermercados, é um tipo de negócio B2B. Isso porque nessa venda o mercado compra os itens para revendê-los. Sendo assim, a diferença importante é o público-alvo.

As empresas B2B, também conhecido como Business to Business, vendem para outras empresas. Por outro lado, as empresas B2C, chamadas de Business to Consumer vendem para o consumidor final. Então vemos que B2B corresponde a “de empresa para empresa” e B2C “de empresa para consumidor”, representando os principais modelos de vendas.

Saber a diferença dessas siglas ajuda a entender a dinâmica do mercado e as transações entre pessoas jurídicas e físicas. Agora, existem três tipos de operação B2B. A primeira é a operação de Revenda, quando a indústria ou distribuidor vende seus produtos para revendas. Já a operação de Transformação acontece quando a indústria vende seus produtos e insumos para outras indústrias. E por fim a operação de Consumo, quando a indústria vende para o consumidor final por meio de um distribuidor ou atacado, denominado de venda B2B2C.

Ferramentas b2c que funcionam no mercado B2B

As ferramentas B2B e B2C são muito importantes dentro do mercado. Mas, você sabia que existem ferramentas B2C que funcionam no mercado B2B?

A técnica tem início no marketing e na inteligência comercial, mapeando as personas do negócio, as tendências do mercado, e listas de prospects para a equipe de vendas.

Sendo assim, os profissionais de vendas C2C realizam na prospecção o primeiro contato com os leads avaliando seu potencial, partindo para a fase de qualificação. Esses os leads qualificados são os consumidores que têm o perfil ideal para se tornar clientes da empresa.

Por isso, utilizar ferramentas abrangentes é ideal. Conheça agora algumas ferramentas B2B e B2C que podem ajudar a sua empresa a ir mais longe.

1- Solução Casting

Uma diferença que faz sucesso no marketing digital da empresa de conteúdo B2B é valorizar a criatividade. Por isso o App da Casting é muito indicado.

Através da ferramenta a equipe encontra todos os recursos necessários, partindo do zero, para construir sua estratégia de vendas.

Por exemplo, a ferramenta Account-Based Marketing (ABM), ou Marketing Baseado em Contas, é uma estratégia bastante utilizada. Por possuir vários recursos para a inserção de dados dos clientes, ele vem facilitando na elaboração do perfil do cliente ideal.

Outra ferramenta usada para aplicativos de mensagens é o de CRMA. Sendo assim, para que ocorra sucesso nas vendas será possível criar uma sequência de e-mails marketing, bem como enviar mensagens personalizadas, revendo toda a lista de contatos da empresa.

Além disso, a equipe de vendas pode criar páginas fáceis e rápidas e que não exijam a atuação de designers ou dos programadores para esse serviço. Ao programar suas vendas deve haver a certeza de que está sendo enviada a mensagem certa, direcionada para as pessoas certas, agilizada no momento certo. Com isso suas vendas estarão sendo efetivadas da maneira mais simples e crescendo sem aumentar os custos.

Um aplicativo incrível e que ainda disponibiliza uma demonstração. Peça a sua clicando aqui.

2- HubSpot

Outra ferramenta usada é o HubSpot que possui softwares de CRM, gestão de conteúdo, de operações, de e-mails e formulários. Esses softwares possuem integração com outras ferramentas, extensões e aplicativos, para atender às necessidades de cada equipe de marketing.

Um ponto interessante é que a HubSpot oferece versões gratuitas de seus softwares.

3- Ubersuggest

Já a ferramenta Ubersuggest traz recursos de SEO como pesquisas de palavras-chave e ideias de conteúdo.

Sendo assim, a versão paga do Ubersuggest pode ser testada gratuitamente por 7 dias.

4- Google Analytics

Uma ferramenta gratuita é o Google Analytics, o website analytics. A sua análise de dados é uma parte essencial.

Essa ferramenta é excelente opção gratuita de coleta de dados de acesso e navegação em sites, em desktops ou dispositivos móveis. Oferece informações sobre páginas mais acessadas, número de visitantes, fonte de tráfego, comportamento do cliente durante o acesso à página.

O Google Search Console mostra o desempenho do site da empresa dentro do Google. Ou seja, é possível identificar como o Google vê os títulos e usos de palavras-chave e entende que tipo de pesquisa as pessoas estão fazendo quando encontram ou não o seu site.

5- Bing Webmaster Tools

O Bing Webmaster Tools é a ferramenta do Bing, o motor de busca da Microsoft. Pode ser comparado ao Google Search Console, por se ater em performance e otimização de SEO.

6- Canva

Com a filosofia “design para todos”, a ferramenta Canva auxilia pequenos negócios e criadores de conteúdo a criarem designs para suas campanhas. Com isso, permite que qualquer pessoa, com formação ao não em design gráfico, possa usá-la.

Todas essas ferramentas são de fácil acesso e podem ser utilizadas tanto para empresas B2B quanto B2C. Gostou e quer conhecer mais? Então veja o nosso artigo sobre Vendas B2B.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] Com isso vemos que a prática de atividades de team building é um caminho que muitas empresas têm seguido. Ou seja, sua empresa também pode conseguir mais comunicação com os clientes usando essa ferramenta. […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo