Veja aqui algumas dicas de como dar um feedback negativo

2021-08-27T09:26:37-03:0026 junho, 2020|Sales Performance Management|

Diante de um mercado competitivo, manter a motivação dos colaboradores é essencial para o alcance das metas de vendas. Quando uma empresa compreende a importância de investir no fator humano, o turnover diminui significativamente. Neste artigo preparamos dicas práticas que o ajudarão a dar feedback negativo para um vendedor, levando em conta seus pontos de desenvolvimento profissional.

Sabemos que nós, enquanto indivíduos, normalmente não vemos críticas como algo positivo, mesmo que dado de maneira a contribuir. Sendo assim, a visão de construção normalmente está apenas no crítico e não no receptor.

Agora, quando falamos sobre elogio, nos sentimos satisfeitos, reconhecidos, e é algo bom de ser ouvido. O feedback positivo dá aquele efeito que importância e trabalho bem-feito para quem o recebe.

Porém, quando ocorre o feedback negativo, pode haver uma resistência dos dois lados, de quem recebe e de quem está comunicando.

Sendo assim, como facilitar esse trabalho e tornar o feedback negativo um bom caminho de comunicação? Continue a leitura e veja algumas dicas.

Entendendo a cultura do feedback

A cultura de feedback tem sido adotada dentro da maioria das corporações. Quando o feedback é utilizado da maneira correta, se torna mais fácil a reestruturação e o desenvolvimento das equipes.

As empresas que mantém essa cultura de comunicação honesta com seus colaboradores aumentam significativamente os índices de produtividade, inovação e satisfação dos funcionários.

Feedbacks bem elaborados no varejo, tornam os relacionamentos mais assertivos, permitindo que o colaborador reconheça onde errou e tenha outra postura diante dos desafios.

Para um gestor é muito fácil apenas fazer a sua parte do trabalho e não se atentar a equipe nem expressar sua opinião referente aos seus colaboradores. Muitos tem receio de falar algo que magoe ou não sabem como expressar e acabam não se impondo.

Deixar de dar feedback para sua equipe não é uma opção válida além disso pode prejudicar e muito o desempenho do time. Sendo assim o objetivo é saber como comunicar o feedback positivo e o feedback negativo.

Ser sincero é algo a ser valorizado, porém devemos cuidar com a maneira que falamos. Ou seja, tanto o tratamento do funcionário com o gestor quanto o contrário precisa ser com sinceridade e transparência.

Algo importante é entender que o feedback está contribuindo para o crescimento individual daquele funcionário e influencia diretamente em sua carreira.

CTA ebook feedback

A importância de saber ouvir

É importante deixar seus colaboradores à vontade para falar e ouvir. Quando isso não acontece, opiniões e grandes ideias ficam guardadas dentro de cada colaborador por medo de serem criticados e até mesmo prejudicados dentro do ambiente de trabalho.

Isso acontece porque a grande maioria das pessoas veem o feedback apenas como críticas, gerando um turbilhão de sentimentos trazendo ansiedade, tristeza, medo ou raiva.

Esse é o principal motivo por que muitos não gostam de feedback, temem criticar ou ser criticado. Alguns confundem esse momento, tornando a hora mais desagradável do dia porque pensam: “Chegou a hora de levar ‘aquela’ bronca do chefe”.

Como resultado a pressão e a rejeição aumentam de tal maneira, que emocionalmente muitos ficam ‘travados’, paralisados e, por isso, não conseguem aproveitar os benefícios que o feedback pode proporcionar.

Quando o líder de vendas consegue desenvolver o hábito de escutar seus colaboradores, automaticamente ele fará observações fundamentadas. Não basta apenas falar, é preciso ouvir a opinião de cada colaborador.

Para colocar isso em prática tente mudar regularmente os locais de reunião para que não seja sempre naquela mesma sala e aquele mesmo ar de seriedade. Saia para tomar um lanche com o funcionário e converse com ele de maneira leve. Isso é uma das boas práticas que você pode fazer para ter uma conversa mais séria, mas com leveza.

Ouça o que ele tem a dizer, não fique falando por horas, fale um pouco e ouça mais. As vezes o seu feedback mudará totalmente ouvindo o que o seu funcionário tem a dizer. Seja mais humano, respeite e seja cordial.

Entendendo a importância do feedback negativo

O bom preparo dos líderes, é fundamental para realizar um bom feedback, pois permite que os colaboradores amadureçam emocionalmente e também em suas habilidades pessoais e profissionais contribuindo melhor com toda a equipe para o alcance de metas.

Através do feedback, cada colaborador passa a compreender melhor seus pontos fortes e as áreas em que precisa melhorar, desenvolvendo habilidades e otimizando sua performance gerando mais resultados.

É importante ser sincero e verdadeiro com seus colaboradores, principalmente no momento de fazer um feedback negativo.

Leve sua equipe a compreender que esse tipo de atitude contribuirá não apenas para o crescimento individual, mas para sua carreira profissional.

O feedback negativo vai muito além de ser aprovado ou reprovado, pois é uma maneira de dar a oportunidade de melhoria e fortalecimento em áreas que estavam desgastadas e enfraquecidas que poderiam prejudicar toda a equipe de vendas.

Alguns gestores não gostam de dar um feedback negativo, porque querem ficar bem com todos, mas essa atitude leva toda a equipe a produzir resultados ruins e com isso acabam não alcançando as metas.

Esse é um dos principais motivos que o gestor não quer dar um feedback negativo. Prefere o mal resultado para “ficar bem” com seu time e tem medo de ser negativado perante todos.

Sendo assim, esse tipo de gestor está precisando ouvir um feedback negativo para mudar seu estilo e começar a expressar suas opiniões.

Todos os gestores devem aprender a como dar um feedback negativo ao seu time. Da mesma forma que o saber como dizer é importante na nossa vida pessoal, essa comunicação trará confiança e transparência.

CTA ebook desmotivar

5 dicas de como dar feedback negativo

Seja claro e objetivo

Inicie com um feedback positivo, em seguida passe para o negativo. Não tenha medo de falar abertamente sobre um determinado problema.

Comece seu feedback negativo demonstrando que seu colaborador é importante para a empresa e, por isso, você realmente se importa com seu crescimento pessoal e profissional.

Deixe claro que esse feedback negativo é uma maneira do seu colaborador amadurecer, evoluir e se conhecer melhor.

Seja sempre objetivo e claro em suas informações. Principalmente com relação ao feedback negativo é muito importante o gestor ser claro durante a reunião para melhorar seus resultados.

Algo que algumas pessoas fazem antes de dar o feedback negativo é encher o funcionário de elogios, porém isso pode ser confuso e prejudicial.

Não tente disfarçar e mudar de assunto, seja direto, fale o assunto com sabedoria e mencione os pontos de melhoria. Além disso é importante sempre enfatizar o real objetivo do feedback que é aprimorar o profissional. Por isso mostre o quanto ele é importante para a organização.

Foque no problema

Primeiro fale rapidamente sobre o que se trata a conversa, para que seu colaborador não fique ansioso e nervoso. Em seguida, ouça atentamente, sem interromper. Depois auxilie seu colaborador a focar no problema.

Quando você coloca o foco no problema, estará auxiliando seu colaborador a entender como pode solucionar o problema de uma maneira assertiva. Procure, junto com ele, traçar um plano de ação com atividades definidas. Também faça um cronograma de ação. Evite críticas pessoais, julgamentos ou falar de maneira rude ou grosseira.

Deixe claro que não é nada pessoal, que não é um ataque a pessoa. Deixe claro o problema. Para isso sua mensagem deve ser totalmente profissional.

Uma boa ideia é apresentar exemplos de como o profissional pode melhorar. Além disso tenha a mão as métricas e objetivos de produtividade para incentivá-lo a melhorar e alcançar suas metas.

Por exemplo, se o problema for o atraso constante que esse funcionário está tendo, fale de você, de como foi sua rotina para chegar no cargo de gestão. Fale sobre o problema mas também de soluções para que o funcionário saiba o que fazer.

Não exponha seu colaborador

Existe uma célebre frase que diz: “Elogie em público, mas critique em particular.” Quando um gestor ou líder de vendas expõe as falhas de um colaborador na frente de todos, estará prejudicando ainda mais toda a equipe. Pois, além do colaborador não melhorar as áreas que não estavam bem, ainda pode se tornar um funcionário amargurado e ressentido não apenas com seu líder, mas com toda a empresa.

Também é importante não fazer comentários com outras pessoas da equipe, a respeito do feedback negativo que você deu. Esse assunto deve ser particular, apenas entre você e seu colaborador.

É importante não tratar de forma diferente aqueles com pontos de melhoria excluindo ou exibindo seus fracassos. Pelo contrário, exponha seus pontos fortes e de o feedback negativo em particular, dessa forma você estará incentivando e apoiando em suas conquistas.

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] um gestor que motive e encoraje na hora de dar o feedback mesmo que seja negativo. Não traga medo ou apreensão em sua equipe, mas os impulsione a terem […]

  2. […] sentido estar naquela função se ele estiver feliz. Dependendo da forma que ele for abordado, o feedback pode fazer o efeito […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo