Veja aqui algumas dicas de como dar um feedback negativo

2020-06-26T13:45:11-03:0026 junho, 2020|Sales Performance Management|

Diante de um mercado competitivo, manter a motivação dos colaboradores é essencial para o alcance das metas de vendas. Quando uma empresa compreende a importância de investir no fator humano, o turnover diminui significativamente. Neste artigo preparamos dicas práticas que o ajudarão a dar feedback negativo para um vendedor, levando em conta seus pontos de desenvolvimento profissional.

Entendendo a cultura do feedback

A cultura de feedback tem sido adotada dentro da maioria das corporações. Quando o feedback é utilizado da maneira correta, se torna mais fácil a reestruturação e o desenvolvimento das equipes.

As empresas que mantém essa cultura de comunicação honesta com seus colaboradores aumentam significativamente os índices de produtividade, inovação e satisfação dos funcionários.

Feedbacks bem elaborados no varejo, tornam os relacionamentos mais assertivos, permitindo que o colaborador reconheça onde errou e tenha outra postura diante dos desafios.

A importância de saber ouvir

É importante deixar seus colaboradores à vontade para falar e ouvir. Quando isso não acontece, opiniões e grandes ideias ficam guardadas dentro de cada colaborador por medo de serem criticados e até mesmo prejudicados dentro do ambiente de trabalho.

Isso acontece porque a grande maioria das pessoas veem o feedback apenas como críticas, gerando um turbilhão de sentimentos trazendo ansiedade, tristeza, medo ou raiva.

Esse é o principal motivo por que muitos não gostam de feedback, temem criticar ou ser criticado. Alguns confundem esse momento, tornando a hora mais desagradável do dia porque pensam: “Chegou a hora de levar ‘aquela’ bronca do chefe”.

Como resultado a pressão e a rejeição aumentam de tal maneira, que emocionalmente muitos ficam ‘travados’, paralisados e, por isso, não conseguem aproveitar os benefícios que o feedback pode proporcionar.

Quando o líder de vendas consegue desenvolver o hábito de escutar seus colaboradores, automaticamente ele fará observações fundamentadas. Não basta apenas falar, é preciso ouvir a opinião de cada colaborador.

Entendendo a importância do feedback negativo

O bom preparo dos líderes, é fundamental para realizar um bom feedback, pois permite que os colaboradores amadureçam emocionalmente e também em suas habilidades pessoais e profissionais contribuindo melhor com toda a equipe para o alcance de metas.

Através do feedback, cada colaborador passa a compreender melhor seus pontos fortes e as áreas em que precisa melhorar, desenvolvendo habilidades e otimizando sua performance gerando mais resultados.

É importante ser sincero e verdadeiro com seus colaboradores, principalmente no momento de fazer um feedback negativo.

Leve sua equipe a compreender que esse tipo de atitude contribuirá não apenas para o crescimento individual, mas para sua carreira profissional.

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O feedback negativo vai muito além de ser aprovado ou reprovado, pois é uma maneira de dar a oportunidade de melhoria e fortalecimento em áreas que estavam desgastadas e enfraquecidas que poderiam prejudicar toda a equipe de vendas.

Alguns gestores não gostam de dar um feedback negativo, porque querem ficar bem com todos, mas essa atitude leva toda a equipe a produzir resultados ruins e com isso acabam não alcançando as metas.

5 dicas de como dar feedback negativo

Seja claro e objetivo

Inicie com um feedback positivo, em seguida passe para o negativo. Não tenha medo de falar abertamente sobre um determinado problema.

Comece seu feedback negativo demonstrando que seu colaborador é importante para a empresa e, por isso, você realmente se importa com seu crescimento pessoal e profissional.

Deixe claro que esse feedback negativo é uma maneira do seu colaborador amadurecer, evoluir e se conhecer melhor.

Foque no problema

Primeiro fale rapidamente sobre o que se trata a conversa, para que seu colaborador não fique ansioso e nervoso. Em seguida, ouça atentamente, sem interromper. Depois auxilie seu colaborador a focar no problema.

Quando você coloca o foco no problema, estará auxiliando seu colaborador a entender como esse problema pode ser resolvido de uma maneira assertiva. Procure, junto com ele, traçar um plano de ação com atividades definidas. Também faça um cronograma de ação.

Não exponha seu colaborador

Existe uma célebre frase que diz: “Elogie em público, mas critique em particular.” Quando um gestor ou líder de vendas expõe as falhas de um colaborador na frente de todos, estará prejudicando ainda mais toda a equipe. Pois, além do colaborador não melhorar as áreas que não estavam bem, ainda pode se tornar um funcionário amargurado e ressentido não apenas com seu líder, mas com toda a empresa.

Também é importante não fazer comentários com outras pessoas da equipe, a respeito do feedback negativo que você deu. Esse assunto deve ser particular, apenas entre você e seu colaborador.

Ofereça feedbacks regularmente

Mesmo que não seja algo fácil apontar os pontos fracos de uma pessoa, isso é extremamente necessário. Por isso ofereça feedbacks regularmente, reconheça as habilidades de seus colaboradores e deixe claro que os feedbacks negativos servirão para fortalecer a relação de trabalho.

 Use exemplos reais

 Não faça um feedback negativo sem estar preparado, utilize exemplos reais e dados concretos. Agindo assim, fará com que o colaborador perceba que você se importa com ele e que está sendo observado de perto.

Mostre porque você está considerando esses pontos fracos do seu colaborador. Utilize exemplos de superação, de pessoas de sucesso que também demonstraram fraquezas, mas utilizaram o feedback negativo para fortalecer as debilidades e se tornarem uma pessoa melhor.

Apesar de usar exemplos reais, tome o cuidado de não fazer comparações com outras pessoas da equipe.

 A importância de bons treinamentos

Para que um gestor deixe uma determinada postura e comece a praticar outro estilo de liderança, é necessário passar por um treinamento. Pois o gestor também terá que receber um feedback a respeito de sua liderança.

Da mesma maneira que temos que aprender a dizer não, o gestor ou o líder de vendas precisa aprender a dar um feedback negativo a seus colaboradores.

Concluímos que o feedback negativo produz um grande aprendizado, importante para o desenvolvimento de todos.

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Um Comentário

  1. […] um gestor que motive e encoraje na hora de dar o feedback mesmo que seja negativo. Não traga medo ou apreensão em sua equipe, mas os impulsione a terem […]

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