Employee Experience: entenda o que é e qual sua importância

2020-09-08T12:09:13-03:008 setembro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Um desafio de todo varejista é garantir o engajamento e a motivação dos vendedores, de modo a diminuir a rotatividade e aumentar as vendas. Continue a leitura e descubra como o employee experience pode ajudar na melhoria dos resultados de sua loja.

Há algum tempo, a experiência do consumidor é uma grande preocupação de muitos gestores e empresários, justamente por estar diretamente associada ao sucesso do negócio, sobretudo daqueles que atuam no setor varejista. No entanto, muito se engana quem ainda pensa que a satisfação do consumidor é o único segredo para o sucesso.

Atualmente, além de garantir a satisfação do cliente, é preciso prestar atenção também à experiência dos colaboradores. Afinal, é inquestionável que eles exercem papel importante na consolidação e no crescimento da sua loja. Por isso, o employee experience é um tema cada vez mais recorrente.

Por falar nisso, você sabe o que essa expressão significa e qual a sua importância para o aumento de vendas e crescimento do negócio? Descubra tudo isso e muito mais sobre o assunto, neste post!

O que é employee experience?

Atualmente, no geral, as pessoas são um pouco mais criteriosas quando vão escolher o local para trabalhar. Aquela visão de que o trabalho é necessário apenas para auferir uma remuneração ao fim do mês, definitivamente, ficou no passado.

A nova geração de trabalhadores busca a satisfação e a realização no emprego. Por isso, opta por trabalhar em locais em que o empregador se preocupa com a satisfação do colaborador. É justamente disso que trata o employee experience — em português, experiência do funcionário.

De forma sucinta, o employee experience pode ser definido como um conjunto de medidas implementadas pelo empregador com o intuito de promover uma melhora gradativa no clima organizacional. O foco dessas ações é a construção de experiências que contribuam para o bem-estar no trabalho e, consequentemente, para a motivação e o crescimento de cada colaborador.


Como você pode perceber, a satisfação dos profissionais não está associada a um mero happy hour, mas sim, à implementação de práticas aptas a promover o seu engajamento e o seu desenvolvimento. Desse modo, o employee experience envolve a capacidade de escutar e analisar as opiniões dos funcionários, a fim de identificar quais medidas podem ser adotadas para melhorar a satisfação e o comprometimento deles.

Agora que você já sabe o que significa employee experience, certamente, deve estar se perguntando por que garantir a satisfação dos colaboradores é importante para aumentar as suas vendas e a rentabilidade de seu negócio. Continue a leitura e descubra!

Qual a importância do employee experience?

Não restam dúvidas de que um clima organizacional ruim e a insatisfação dos colaboradores são fatores que refletem negativamente em qualquer negócio. Eles aumentam o índice de turnover, afetam a produtividade, as vendas e, consequentemente, a rentabilidade da loja.

Por isso, o employee experience é tão importante, afinal, ele contribui para a melhoria dos resultados. Para entender melhor como ele influencia as vendas, confira a seguir alguns dos benefícios de se investir no desenvolvimento de sua equipe!

Diminuição da rotatividade

A alta rotatividade de funcionários é um problema em qualquer empresa, pois implica em maiores custos e diminuição dos resultados. No setor varejista, por exemplo, a rotatividade de vendedores gera custos operacionais (contratação, treinamentos e capacitação) e ocasiona também a redução de vendas.

Isso porque se leva cerca de 90 a 120 dias entre a contratação e capacitação do novo vendedor até o atingimento dos níveis de venda anteriores. Nesse cenário, a redução do índice de turnover, ou seja, da rotatividade dos funcionários, é essencial para a melhoria dos resultados de qualquer loja.

Ela diminui os custos com treinamentos e capacitações, aumenta a retenção de talentos e, claro, evita eventuais perdas em vendas decorrentes da troca de funcionários.

Quando o empregador investe em práticas aptas a garantir um bom ambiente de trabalho, a identificação do funcionário com a cultura da loja e, claro, seu engajamento e motivação, e a queda da rotatividade ocorrerão de forma natural. Afinal, os colaboradores não sentirão a necessidade de procurar melhores condições de trabalho na concorrência.

Aumento da produtividade

Em qualquer setor, funcionários desmotivados e estressados impactam a produção. No varejo não é diferente, uma vez que o desengajamento e insatisfação dos vendedores reflete nos índices de vendas das lojas e, consequentemente, na rentabilidade de seu negócio.

Quando se investe em práticas que visam a garantir a satisfação do colaborador, é inevitável o comprometimento dele nos desafios e no cumprimento de novas metas. Com isso, a produtividade do funcionário aumenta de forma natural, pois as pessoas tendem a ser muito mais produtivas quando estão motivadas pelo que fazem.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns benefícios do employee experience. Além deles, existem outros, como a maior integração da equipe, troca de conhecimentos e desenvolvimento das habilidades dos colaboradores. É bom lembrar que todos eles refletem positivamente em seus resultados.

Como implementar o employee experience?

É possível implementar práticas que garantam a satisfação e o engajamento dos colaboradores, mesmo que a sua loja não tenha um setor de Recursos Humanos, desde que se invista em boas práticas de gestão de pessoas.

Nesse cenário, o primeiro passo para implementar o employee experience no varejo é conhecer os seus colaboradores, uma vez que cada um deles tem anseios e motivações diferentes. Por isso, escute-os e tente identificar o que os incentiva. A partir disso, tente investir em práticas que sejam capazes de motivá-los e torná-los mais satisfeitos no trabalho.

Outro fator muito importante na experiência do funcionário é a existência de uma cultura organizacional clara e o alinhamento do comportamento e crenças dos funcionários a ela. Isso é essencial para que eles se sintam mais comprometidos. Por isso, deixe claro aos seus funcionários quais são os princípios, valores, objetivos e metas de seu negócio.

Além disso, é importante estabelecer um bom clima de trabalho, capaz de estimular a aprendizagem, o crescimento e a valorização. Ou seja, um ambiente que desperte no colaborador a vontade de dar o melhor de si no desempenho de suas atividades, que contribua para seu crescimento pessoal e profissional.

Seguindo essas dicas, certamente, você vai garantir a satisfação de seus colaboradores. Vale lembrar que apostar em employee experience não é sinônimo de investir apenas no bem-estar de seus funcionários, mas também, no fortalecimento e no crescimento de seu negócio. Afinal, a diminuição da rotatividade, a redução de custos e a melhoria dos índices de vendas são fatores indispensáveis ao sucesso de qualquer loja.

Quer saber mais sobre como aumentar o engajamento e motivação do seu time de vendas? Entre em contato conosco! Será um prazer ajudar você.

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