Veja a importância da diversidade cultural nas empresas e como promovê-la!

2022-01-11T10:21:01-03:004 setembro, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Vivemos em um país com grande diversidade cultural. É só saímos de nossas casas para encontrarmos pessoas de todos os jeitos e de diferentes culturas. Diferentes religiões, costumes e opiniões políticas são encontradas também nas empresas em que trabalhamos e, promover essa diversidade pode trazer muitos benefícios em seu ambiente de trabalho.

Um ecossistema por exemplo, é formado por diversos tipos de seres. Onde um colabora com o outro para se tornarem completos. Da mesma maneira a diversidade cultural pode trazer grandes benefícios dentro da sua empresa. Por isso, conheça um pouco mais sobre esse tema e como promovê-la no seu negócio.

O que é Diversidade Cultural?

Diversidade cultural são as várias culturas que podem ser encontradas em cada pessoa no mundo. São particularidades que as diferem, grupos de um lugar determinado. Podem ser diferentes linguagens, organização familiar, entre outros.

Uma empresa com diversidade cultural tem muitos benefícios em seus negócios. Ter pessoas de diferentes culturas, raças, personalidades e status social contribui para o ambiente da empresa e, quando as pessoas aprendem a valorizar essa diversidade, acontece o aprendizado. Como consequência bons resultados são alcançados e muita informação compartilhada.

O ambiente da empresa também é beneficiado com a diversidade cultural. Uma empresa com vários grupos deixa seus colaboradores mais motivados. As pessoas têm um sentimento de pertencer, se sentem valorizadas e apreciadas.

Empresas que promovem a diversidade cultural são conhecidas por suas inovações e por terem um ambiente com muita criatividade. Pois, mentes diferentes em um mesmo ambiente compartilham ideias e opiniões diferentes.

É importante que as empresas valorizem as pessoas por seus talentos e por sua criatividade. Pessoas que pensam de maneira distinta em um mesmo ambiente é saudável e motivador.

O trabalho remoto e a diversidade cultural

Com a pandemia, diversas empresas aderiram ao home office como forma de trabalho para seus funcionários. E, após esse cenário, pesquisas revelam que a maior parte dessas pessoas gostaria de continuar com esse modelo de trabalho.

Sendo assim, empresas que seguirem com o trabalho remoto tem a oportunidade de contratar pessoas de diferentes cidades. Ou até mesmo de diferentes países. Por isso, investir na diversidade cultural da sua empresa é tão importante.

Incluir pessoas de qualquer lugar do mundo pode estimular a criatividade, reduzir os conflitos e melhorar os resultados do negócio. Veja, portanto, os benefícios da diversidade cultural.

Benefícios da Diversidade Cultural nas empresas

Estudos apontam que empresas que tem diversidade cultural contam com 14% mais chances de superar a performance de seus concorrentes. Além disso, é 93% mais possível que essa empresa tenha um retorno financeiro maior segundo McKinsey em artigo publicado na Harvard Business Review.

Sendo assim, vamos citar alguns benefícios de promover a diversidade cultural na sua empresa. Esses são só alguns pontos de milhares que você pode promover a diversidade e a inclusão.

Colaboradores mais motivados

Uma empresa que possui pessoas de culturas diferentes em um mesmo grupo, passa o sentimento de acolhimento aos funcionários. Como resultado vemos pessoas trabalhando com mais motivação.

Podemos perceber também a diminuição de rotatividade na empresa pois os colaboradores não querem e não precisam procurar outro emprego pois estão em um ambiente saudável e favorável ao crescimento.

Boa imagem da empresa

Empresas que cumprem o papel social e prezam pela diversidade cultural tem uma boa imagem diante do mercado. Além disso ganham um ótimo diferencial competitivo em relação a concorrência.

As pessoas gostam de trabalhar em uma empresa inclusiva e que valorize seus funcionários, isso a torna bem reconhecida.

Maior conhecimento

Um grupo diversificado aprende um com os outros e tem muito a compartilhar. O conhecimento será repartido entre o time aumentando assim a criatividade e as ideias, trazendo como consequência um alto ganho de resultados.

Depois de alguns benefícios que citamos você deve estar se perguntando, mas como promover essa diversidade cultural na minha empresa? Por isso vamos te dar algumas dicas de como implementar e manter como benefício essa diversidade.

Aumento da criatividade organizacional

Ao proporcionar um espaço onde as diferenças são valorizadas, os times de vendas terão maior liberdade para se expressar. Ou seja, veremos a genuinidade e autenticidade de cada pessoa.

Sendo assim, o aumento da criatividade organizacional se dá, pois, a diversidade cultural contribui para a originalidade das performances. Com isso o ambiente diversificado da empresa dá espaço para o desenvolvimento de novos conceitos e ideias entre os colaboradores.

Por isso podemos dizer que o incentivo da diversidade nas empresas traz um enorme potencial criativo para os negócios. Isso ocorre porque as nossas experiências nos levam à maneira como percebemos os problemas e como os resolvemos.

Ou seja, quanto mais diversificada for a equipe, maior será o número de ideias apresentadas e maior será a chance que a organização terá de alcançar os resultados desejados.

Melhores resultados

Com a diversidade cultural foi possível ver alguns dos grandes benefícios que ela traz para empresa. Sendo assim, como consequência não poderia ser outra coisa senão a obtenção de melhores resultados gerais.

Isso porque, em um espaço onde a diversidade é promovida, a empresa oferece um ambiente amigável, colaborativo e estimulante.

Seus funcionários se sentem motivados, ou seja, tem mais envolvimento com suas tarefas. E, quando aumentamos a qualidade de vida dos colaboradores, não há dúvidas de que as tarefas serão realizadas da melhor forma possível.

Por isso sabemos que em um ambiente de negócios onde as diferenças são respeitadas, haverá automaticamente menos conflito e maior envolvimento dos funcionários.

Diminuição da discriminação

Infelizmente nós temos um viés inconsciente que muitas vezes tende a criar um certo estereótipo sobre os demais que afeta as tomadas de decisões.

Por isso, quando compreendemos e reconhecemos isso, podemos lidar melhor com as nossas escolhas e atitudes. Para diminuir essas atitudes, o departamento de recursos humanos pode trabalhar para que esse viés inconsciente seja diminuído da melhor maneira possível.

Você já ouviu falar de audição as cegas? Um programa de tv conhecido utiliza desse método para escolher os cantores. Isso ocorre porque os jurados ficam de costas enquanto os artistas se apresentam. Dessa forma eles escolhem seus candidatos descartando gênero, raça ou qualquer tipo de preconceito.

Algumas empresas começaram a utilizar desse recurso na hora de contratar seus funcionários. A Gap Jumpers aumentou em 60% a presença de minorias e em 125% o número de mulheres utilizando desse recurso.

Sendo assim, quando falamos em diversidade cultural também estamos falando de diminuir a discriminação e aceitar minorias. Por isso vamos descobrir agora como promover a diversidade cultural na sua empresa. Continue a leitura.

Como promover a diversidade cultural na sua empresa?

Dê espaço para a diversidade

Primeiramente é necessário estar por dentro dos números. Como você vai saber se precisa aumentar a diversidade cultura da sua empresa se você não conhece o quanto sua empresa é diversificada?

Por isso a mensuração é a primeira etapa desse processo. A inclusão dentro da empresa precisa de espaço e incentivo. Isso pode ser feito através de programas de inclusão onde pessoas que lutam por uma mesma causa se unem e podem compartilhar suas ideias.

Também é possível promover a diversidade cultural na sua empresa através de treinamentos e palestras motivacionais para inclusão e contra o preconceito. Quando você abre espaço para as diferenças na sua empresa você promove a inclusão.

Crie programas de inclusão, abra espaço ao diálogo, realize mostras culturais e incentive os colaboradores a compartilharem sobre sua cultura e seus costumes. Abra espaço para as pessoas se sentirem motivadas, que elas sintam que podem ser elas mesmas, sem pré-julgamentos. Isso traz motivação e um ambiente saudável ao trabalho.

Processos seletivos justos

É importante que a estrutura da empresa reflita também no processo seletivo e que as novas contratações sejam justas. Recrutadores que valorizem os talentos e não se prendam nas individualidades de cada um. Isso é importante em uma empresa onde se promove a diversidade cultural.

Como falamos anteriormente, um bom estilo de recrutamento e que promove a diversidade é a Seleção Às Cegas onde os aspectos profissionais são priorizados. Isso torna o processo justo e inclusivo.

Além disso, expandir o alcance geográfico do seu recrutamento pode ser eficiente. Quando você faz isso, o resultado será alcançar mais candidatos potenciais com maior chance de ter um perfil diversificado.

Sendo assim, mesmo achando que os processos são justos dentro da sua empresa, o que acontece é que a cultura segue homogênea. Isso acontece porque a taxa de rotatividade é maior para alguns grupos e não para outros.

Para combater esse dilema o essencial é diminuir o turnover e acrescentar funcionários pensando em mantê-lo por um tempo. Aproveite e confira nosso artigo sobre 7 dicas para diminuir o turnover e aumentar a retenção de talentos.

Incentive os gestores

Os gestores são o cartão de visita da empresa. Eles devem estar preparados e treinados para agir com inclusão. Os líderes estão em contato diariamente com os colaboradores e, por isso devem ser os principais promovedores da diversidade.

Eles também devem perceber quando há necessidade de treinar os funcionários assim como palestras de incentivo a diversidade e a inclusão. Os gestores precisam ser exemplo e incentivar os talentos sem considerar as diferenças culturais.

Lembre que, a diversidade cultural começa já nos níveis superiores. Pois, se isso não acontecer, há uma menor chance de ter essa diversidade a nível geral da empresa.

Por isso, esse não é um problema que seja de responsabilidade apenas do RH. Todos são responsáveis pela diversidade cultural da empresa e precisam se esforçar para aumentá-la sempre que possível. Essa falta pode trazer riscos para o seu negócio.

CTA ebook feedback

Monitorar o ambiente de trabalho

Com a pandemia vimos que o isolamento físico pode nos privar do mundo ao nosso redor. Sendo assim, com o isolamento de ideias e opiniões podemos perder o acesso às mudanças que o mundo nos oferece. Ou seja, a alienação tomaria conta.

Por isso, mesmo com treinamentos constantes é importante monitorar o ambiente de trabalho para observar se as práticas estão sendo realizadas da maneira correta.

Em um mercado cada dia mais global, a diversidade cultural pode trazer o sucesso que a empresa precisa.

Feedbacks constantes

Tenha uma política de feedback constante na sua empresa. Incentive a liberdade de seus funcionários para se expressarem caso estejam passando por algum problema. Faça pesquisas constantes para perceber o clima da empresa.

A diversidade cultural da sua empresa precisa ser algo natural e saudável. Escutar o feedback constantemente traz segurança pois os gestores sabem o que está acontecendo. Qualquer caso de discriminação por exemplo precisa ser resolvido no momento para que não se espalhe e cause um retrocesso no processo de diversidade.

Por isso é importante que o gestor esteja atento ao seu time. Alguns aplicativos podem ser utilizados para facilitar o acesso do gestor aos dados e ter mais contato com a sua equipe. O aplicativo da Casting é um deles e você pode conhecer seus benefícios clicando aqui.

Programas de voluntariado

Envolva sua equipe em programas voluntários. Assim eles terão contato com pessoas de diferentes características e desenvolverão a aceitação da diversidade em um ambiente externo, fora da empresa.

Programas voluntários também trazem benefícios no relacionamento da equipe, trazendo união e melhorando a comunicação entre o time.

Sua empresa pode promover a diversidade cultural e incentivar o respeito e a compreensão. Conscientize seu time sobre o assunto e pratique fazer o bem na sua empresa. Você verá como a criatividade e o conhecimento crescerão em seus colaboradores e o compartilhamento de ideias e opiniões fará com que eles sejam pessoas mais inclusivas.

Agora que você já sabe como promover a diversidade cultural na sua empresa, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone 019 99102 1785 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br
Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

 

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo