6 dicas ideais para você aumentar o diferencial competitivo em 2022

2021-12-07T08:56:16-03:0028 janeiro, 2020|Sem categoria|

Para se diferenciar da concorrência, é preciso contar com boas estratégias. Não adianta fazer mais do mesmo e chegar a um meio-termo. No post de hoje, falamos sobre diferencial competitivo. Veja!

A ideia de diferencial competitivo tem origem na teoria da estratégia. Em suma, refere-se à capacidade da empresa de se diferenciar da concorrência, oferecendo produtos (isto é, bens ou serviços) com atributos singulares e que geram valor ao seu respectivo público-alvo.

Felizmente, mesmo nos mercados mais competitivos, toda loja pode se diferenciar. É possível ter destaque pela excelência no atendimento, prestígio da marca ou agilidade na entrega — entre outras coisas. Contudo, desenvolver ou potencializar seu diferencial não é uma tarefa fácil. Além de um objetivo claro, é necessário ter consistência e dedicação diária.

Esse diferencial é um dos atributos que contribuem para que a empresa seja única e acima dos seus concorrentes. Ao fazer uso desses diferenciais competitivos sua empresa vai se beneficiar com as vantagens oferecidas aos clientes. Possivelmente as demais empresas não serão capazes de oferecer esses benefícios. O ponto principal desse processo é o reflexo nas vendas.

Atuando através dele sua empresa vai se destacar no mercado, ganhando reconhecimento e credibilidade. Portanto irá atrair mais clientes, mantendo-os ativos ao seu negócio. Ou seja, tendo fidelidade.

Nos tópicos seguintes, explicamos os benefícios de desenvolver um diferencial competitivo, como fazer isso e qual o papel da alta tecnologia. Então, continue a leitura com atenção.

Afinal, por que falar em diferencial competitivo?

Há muitas razões. Em primeiro lugar, o diferencial competitivo coloca sua empresa em uma posição de proeminência sobre seus rivais, tornando-a singular. Ou seja, seu negócio não será “mais do mesmo”, como muitos dos outros competidores parecem ser.

Outra vantagem é que, ao aumentar seu diferencial, também estará valorizando a sua marca, tornando-a mais prestigiada. Algumas das lojas mais conceituadas do mundo contam com uma forte estratégia de diferenciação, o que impacta seu prestígio e valor.

Além de tudo, um diferencial competitivo contribui para que a sua marca tenha um lugar único na mente e no coração dos clientes. Eles conseguirão recordar certos atributos da sua loja — e não da concorrência —, o que influenciará na decisão de consumo.

Para que sua empresa possa conquistar um diferencial competitivo deverá ter a certeza de que conhece seu cliente. Ou seja, é necessário ter uma equipe qualificada nesse atendimento de forma diferenciada. Com isso, é possível utilizar dados sobre sua previsão nas vendas e a tecnologia para criar um produto melhor.

Lembrando que, agindo dessa maneira, você irá fazer com que o consumidor se lembre da sua marca na hora da compra. Mesmo que seu preço não seja o mais baixo junto aos encontrados.

Além disso, há outras vantagens que tornam o assunto crucial. Por exemplo, o diferencial melhora as margens financeiras do exercício, aumenta sua longevidade no mercado e sua estabilidade diante de cenários negativos, como crises. Veja, adiante, como otimizar seu diferencial.

Como aumentar seu diferencial competitivo em 2022?

Se diferenciar da concorrência não é um processo rápido e fácil. É preciso muito mais do que frases motivacionais e jogadas de publicidade, já que envolve mudanças estruturais e culturais.

Ser diferente dos demais é o que atrairá novos clientes e tornará aqueles que já existem fiéis a sua loja. Isso porque, quando uma marca é diferenciada das demais, ela ganha mais visibilidade e confiança.

Além de, como algumas lojas hoje em dia, se tornar um nível de sucesso e orgulho. Você já viu aqueles clientes que inclusive fazendo tatuagens com o logo da loja que gostam? Isso é ser apaixonado por um lugar. Por isso, adiante, oferecemos 6 dicas para aumentar seu diferencial competitivo. Veja!

1- Tenha cuidado com o meio-termo

Ter um diferencial competitivo significa que a sua empresa é única de alguma forma. Pode estar relacionado ao atendimento ao consumidor, ao produto que ela oferece, às estratégias de relacionamento ou à capacidade de entrega dos produtos.

O desafio está em identificar as oportunidades para criar essa diferenciação. Muitos gestores tentam superar seus concorrentes em vários aspectos — preço, qualidade, agilidade, mix de produtos, e assim por diante. É um erro, por vários motivos. Ninguém consegue ser o melhor em tudo e esse esforço costuma envolver muitos gastos.

Ao tentar fazer isso, o mais provável é que a empresa chegue a um meio-termo, no qual é razoavelmente boa em várias coisas. O problema é que quase ninguém recorda ou entende o meio-termo, o que afeta a estratégia competitiva do empreendimento.

Quando os clientes pensarem em preço baixo, não vão procurar a sua loja. Também não vão buscar se quiserem agilidade, qualidade, inovação ou durabilidade — afinal, você pode até ser razoavelmente bom, mas não é o melhor. Sua concorrência é.

CTA Motivação no Trabalho

2- Seja o melhor no que realmente importa

Já que o meio-termo é um lugar perigoso e comumente esquecido, o ideal é buscar ser o melhor em algo específico. Ao fazer isso, poderá se destacar da concorrência e cativar um lugar na mente e no coração dos clientes. Mas afinal, ser o melhor em quê?

Para responder essa questão, é preciso questionar sobre o que mais importa para os seus clientes. Pode ser a agilidade na entrega, a qualidade dos produtos ou o preço final, entre vários outros atributos. Para ter clareza, ouça seus clientes e crie grupos focais.

É claro que ser o melhor envolve dedicação e tempo, além de publicidade para comunicar isso ao público-alvo. É preciso alinhar todos que estão dentro da empresa, desde os parceiros estratégicos até alguns fornecedores. Assim, terá mais chances de êxito.

Antes de definir estratégias, é preciso conhecer a sua empresa. Esse diferencial é uma vantagem junto ao cliente para ajudar a consolidá-lo. Sendo assim, isso garantirá a sua preferência de compra.

Isso porque o cliente sempre se lembrará de você por todos esses atributos. Ou seja, esse diferencial pode direcionar seus esforços de marketing a fim de que sua loja seja associada a tal atributo.

Tão importante quanto criar diferenciais é continuar fazendo o reforço deles e, encontrando novos. Esse processo precisa fazer parte da rotina e da cultura de sua empresa. A diferença começa de dentro para fora.

3- Alinhe e treine sua equipe de trabalho

Para cumprir tudo o que foi dito até aqui, você precisará de um time alinhado e treinado. Não adianta dizer “sou o melhor nisso ou naquilo” se a sua própria equipe não compra essa afirmação, não está preparada ou não conta com recursos para entregar bons resultados.

Portanto, para aumentar seu diferencial competitivo, também é importante focar na equipe. Reúna-se com mais frequência para discutir a estratégia competitiva da empresa, mostre o que está sendo feito e qual visão de futuro deve ser perseguida por todos.

Além disso, invista na qualificação dos times. Crie programas de treinamento, bem como de desenvolvimento de líderes, com foco em competências específicas. Ofereça feedbacks para que os talentos reconheçam seus pontos fracos e trabalhem neles com determinação.

A equipe precisa estar alinhada à cultura da empresa conhecendo amplamente os diferenciais competitivos, para que garantam o resultado esperado no mercado.

Se eles não tiverem esse interesse em fazer a diferença, provavelmente farão apenas o básico. Portanto, uma estratégia que ajuda a criar um time vencedor é a promoção de uma cultura de resultados e bonificações quando a empresa supera as suas metas.

Aproveite e veja esse artigo que separamos para você sobre a importância do plano sucessório na gestão do negócio.

4- Crie uma experiência de compra

O cliente sempre está à procura de um produto de qualidade. Ou seja, ele quer encontrar uma experiência de compra inesquecível.

Sendo assim, se os clientes perceberem que são importantes, acolhidos e tratados de forma personalizada, você deixa de apenas vender produtos e passa a fornecer experiências especiais. Momentos únicos que não serão encontradas na concorrência. Por isso esse é um diferencial competitivo importantíssimo no mercado hoje em dia.

Essa é uma das vantagens que fazem da sua empresa única, e que os clientes a valorizem. Trace a sua estratégia para gerar um diferencial para a sua loja.

5- Esteja atento aos dados

Se a empresa acompanha os índices de vendas, poderá gerenciar melhor o estoque e ter agilidade na entrega. Isso é um diferencial competitivo, pois os consumidores não querem esperar demais por uma mercadoria.

Uma dica é utilizar softwares que proporcionem mais credibilidade para os dados. Com isso você verá o reflexo em todo o processo de vendas da empresa.

No mundo dos negócios, acompanhar as tendências se torna uma exigência para todo gestor. Então, se o gestor fizer uso desses diferenciais competitivos sua empresa terá um destaque promissor nas vendas em relação aos seus concorrentes.

Sua empresa precisa estar à frente do tempo e com um olhar no futuro sempre. Com o uso de ferramentas que auxiliem a análise dos dados, seus gestores terão mais tempo para planejamentos. Sendo assim, haverá um aumento na produtividade e melhoria nos fluxos de trabalho. E é sobre isso que vamos falar no próximo ponto, acompanhe.

CTA ebook performance e desempenho

6- Conte com a ajuda da tecnologia

Por fim, é necessário destacar o papel da tecnologia. Modernos softwares podem fazer com que o trabalho diário seja executado com mais rapidez e qualidade, reduzindo eventuais erros e aumentando a produtividade. Isso, claro, é de grande vantagem para a empresa e seus clientes.

Com a tecnologia certa, fica mais fácil se comunicar com os talentos, realizar avaliações de desempenho, enviar feedbacks (positivos ou não) e monitorar o progresso do time. Logo, a estratégia de diferenciação da loja pode ser facilmente incorporada ao dia a dia.

Ao fazer uso do gerenciamento de dados, por exemplo, sua empresa poderá acompanhar os resultados promovendo mudanças significativas para se destacar no mercado.

Vemos, portanto, que para ter um diferencial competitivo, é necessário conhecer o perfil de seus consumidores. Lembrando que você pode ter mais de um perfil de consumidor.

Uma vitrine digital, por exemplo, pode ser a ferramenta usada para indicar os produtos para o cliente conforme as suas características. É o uso da inteligência artificial e pode parecer ficção científica, mas já é uma realidade no mercado brasileiro.

Essa tecnologia possibilita a identificação do cliente no momento em que ele entra no estabelecimento para realizar suas compras. Incrível! Existem muitas novidades no mercado de tecnologia para o varejo, por isso é importante estar sempre atento a elas.

Quais soluções tecnológicas podem ser usadas?

Selecionar uma tecnologia é um desafio, pois tudo depende essencialmente do que você quer melhorar. No caso de aumentar seu diferencial competitivo, é sempre importante ter um software dedicado ao monitoramento da performance e ao alinhamento da equipe.

O motivo é simples: se o time não trabalha bem e não está alinhado, a empresa nunca terá um verdadeiro diferencial competitivo. Por outro lado, ao contar com gente talentosa, toda a loja é beneficiada e, sem qualquer dúvida, pode ser a melhor em algo.

Para escolher uma tecnologia de alinhamento da equipe, pense em três coisas:

  • se suas funções atendem ao que é necessário à empresa;
  • no caso em que os atuais clientes da tecnologia estão satisfeitos e recomendam o produto;
  • se a relação entre custo-benefício é satisfatória.

Desse modo, os profissionais podem compartilhar informações, encaminhar promoções personalizadas e aproximar o cliente ainda mais do negócio.

Agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que diferencial competitivo está ligado à capacidade de se destacar da concorrência, conquistando um lugar único na mente e no coração do seu público-alvo. Para tanto, não basta ser meio-termo, razoavelmente bom. É preciso ser o melhor em algo, comunicar isso ao time e contar com boas tecnologias.

Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite para aprender muito mais conosco. É só seguir nossas redes sociais — estamos no FacebookInstagram LinkedIn. Vamos lá!

Compartilhar este Artigo

6 Comentários

  1. […] seu capital humano, definir a força de trabalho necessária para alcançar as metas, aumentar sua competitividade e se destacar perante o mercado de […]

  2. […] pode ser a solução que você procurava para potencializar os resultados do negócio e garantir um diferencial competitivo para a sua […]

  3. […] qual a situação atual do mercado (se está aquecido ou em recessão, por exemplo) e quais são os diferenciais que você é capaz de oferecer aos […]

  4. […] práticas e tecnologias alinhadas ao que está sendo feito no mercado. Isso ajuda a manter a competitividade da empresa, reforçando a relevância da marca e evitando a […]

  5. […] pode ser a solução que você procurava para potencializar os resultados do negócio e garantir um diferencial competitivo para a sua […]

  6. […] a empresa onde você trabalha quanto para a sua carreira. Tal prática também permite criar um diferencial competitivo para si mesmo e, com isso, se destacar no mercado de […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo