Descubra como criar uma cultura de feedback

2020-07-03T13:57:44-03:003 julho, 2020|Sales Performance Management|

Para o desenvolvimento e o sucesso de toda empresa, é extremamente essencial que seus colaboradores tenham a certeza de que suas ações e seu desempenho estejam alinhados com os objetivos da empresa e de seus gestores.

A comunicação entre a equipe de vendas e o gestor precisa fazer parte da cultura da empresa. Neste artigo vamos orientar você sobre como construir uma cultura de feedback.

O que é cultura de feedback?

A cultura de feedback nada mais é do que a disciplina constante de dar o devido retorno das ações de seus colaboradores.

A comunicação entre equipe de vendas e o gestor precisa ir muito além de apenas cumprir com um compromisso, com a agenda.

A cultura de feedback permite mostrar ao colaborador como o seu trabalho tem sido relevante e como seus talentos estão sendo desenvolvidos através de suas funções, mas também cria um ambiente propício para o diálogo, de forma saudável, podendo apontar quais áreas precisam melhorar.

Quando um colaborador encontra um ambiente saudável no trabalho em seu dia a dia, ele estará à vontade para conversar sobre suas experiências. Através da cultura de feedback o colaborador aprende a conhecer seus pontos fortes, suas qualidades e seus talentos podendo evoluir dentro da empresa.

Assim como os pontos positivos, o colaborador se torna mais engajado com os valores e a missão da empresa porque começa a identificar as áreas que precisam melhorar e se mantém motivado em busca de melhores resultados na área profissional e pessoal.

Por que é essencial criar uma cultura de feedback?

Quando a empresa entende a importância de uma correta comunicação entre o colaborador e seu líder, consequentemente encontrará bons resultados.

Ao criar a cultura de feedback, os colaboradores são estimulados a corrigirem possíveis falhas em suas funções e se torna uma poderosa estratégia para o gestor.

A responsabilidade é do líder em realizar o feedback com seus funcionários e não o contrário. Alguns gestores ficam desmotivados em realizar o feedback por desconhecerem a forma correta de praticar e desenvolver essa cultura.

É importante que o gestor saiba se comunicar com seus colaboradores de uma maneira assertiva, sendo claro e objetivo e não tendo receio em fazer o feedback negativo.

Quais são os benefícios para a empresa e os colaboradores?

Dentro do varejo é essencial manter a cultura de feedback, pois permite que o colaborador entenda onde está sendo suas falhas e como pode melhorar suas vendas, tendo uma postura vencedora diante dos obstáculos.

Quando a equipe de vendas está sendo constantemente desafiada e encontra uma boa comunicação com seu líder, isso facilita na tomada de decisão até chegar na meta estipulada.

CTA ebook feedbackPowered by Rock Convert

Outro benefício é a melhoria do relacionamento entre os colaboradores e o gestor, pois todos sabem que a comunicação está aberta não apenas para apontar erros, mas para incentivar o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. A cultura de feedback gera segurança e confiança para o trabalho tanto individual como em equipe, criando um ambiente colaborativo.

 7 dicas para implementar a cultura de feedback

1. Crie um ambiente colaborativo

Em primeiro lugar, tenha a sensibilidade de saber qual o melhor momento para fazer um feedback com toda a equipe de vendas ou individualmente. Lembre-se da importância de sempre elogiar em público, mas corrigir um erro ou possíveis falhas sempre em particular. Valorize as ideias e as mudanças que ocorreram após o feedback.

2. Tenha uma rotina

Quando um gestor acompanha continuamente o progresso de seus colaboradores, é possível rever as estratégias para o alcance das metas. As reuniões constantes são fundamentais para alinhar as expectativas, criar novas estratégias e desenvolver uma melhora contínua juntamente com a equipe de vendas. Por isso, não espere um intervalo muito grande entre um feedback e outro.

3. Forneça canais diferentes para o feedback

Para criar essa cultura é importante também a diversidade de opções para que sugestões anônimas possam ser expressadas e ouvidas. Você pode diversificar os canais de feedback utilizando um correio eletrônico exclusivo para sugestões, também pode ser feita uma caixa para sugestões anônimas.

4. Alinhe expectativas

Para implementar essa cultura, é essencial o alinhamento de expectativas. Tanto o gestor como a equipe de vendas, precisam saber o que esperar de uma maneira clara. As estratégias para o alcance das metas precisam ser bem definidas e estar bem nítido na mente de todos.

5. Faça um bom planejamento

Muitas pessoas não alcançam o sucesso através do feedback exatamente por falta de planejamento. Você precisa saber o que quer conversar, faça um esboço dos pontos que serão abordados. Tenha anotado os pontos fortes do colaborador, para que a conversa inicie com um feedback positivo. Em seguida converse, de uma maneira clara e tranquila sobre os pontos que precisam melhorar.

6. Não faça comparações

Em uma reunião de feedback, é sempre motivador quando o líder compartilha sobre histórias de superação e sucesso. O gestor tem a liberdade de falar sobre suas próprias experiências, mas nunca deve comparar seus colaboradores. Compartilhe histórias de homens e mulheres que se tornaram personalidades através de seus feitos, mas que eram pessoas que fracassaram antes de chegar ao sucesso.

7. Conclua o feedback

Da mesma maneira que um bom feedback deve iniciar ressaltando os pontos positivos, é importante concluir encorajando seu colaborador a continuar desenvolvendo suas habilidades em um processo de melhoria contínua.

Por fim, como você pode observar a cultura do feedback é uma ferramenta que vai muito além de algumas conversas. Seu principal objetivo é criar ações estratégicas para o desenvolvimento profissional de cada colaborador e orientar sobre as próximas ações que deverão ser tomadas para o alcance das metas.

Agora que você sabe sobre a importância de estabelecer a cultura de feedback dentro do varejo, conheça a Solução Casting. Ideal para você implementar a Gestão de Feedback, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Um Comentário

  1. […] aqueles com performance abaixo do requerido, podendo, assim, realizar ações de melhoria como o feedback, montar o plano de desenvolvimento individual e propor programas de treinamento dos […]

Deixar Um Comentário