Conheça as características do Consumidor 5.0

Novos tempos surgiram e, junto com ele também vieram consumidores com opções de compra diferenciadas. São também clientes que pesquisam mais, tem acesso fácil a internet e desejam ter o que quiserem e quando quiserem. Com isso, veio o surgimento do consumidor 5.0.

Na era do consumidor 5.0 as pessoas podem ter e se conectar com experiências, oportunidades e produtos. Compras são feitas de forma emocional e o relacionamento entre vendedor e cliente é muito importante para a efetivação da compra.

Como é o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 é mais conectado e tem um mundo digital na palma de suas mãos. Ele procura lojas que tenham o mesmo pensamento e propósito que ele tem. Pensa no bem-estar próprio e deseja produtos de alta qualidade com um baixo preço, mas prioriza um excelente atendimento.

Sua loja precisa estar preparara para esse novo perfil de consumidor. Alguns anos atrás as vendas eram diferentes do que são hoje em dia. Elas eram feitas por telefone, porta a porta ou até mesmo pela televisão. A concorrência era menor e o cliente não tinha tanta voz como tem hoje. O consumidor 5.0 tem muitos canais para pesquisar sobre o produto, não é influenciado facilmente por propagandas e comerciais e se impõe quando é necessário.

Essa nova era de consumidores é chamada de era da experiência. Eles estão inseridos em um contexto cercado por tecnologia. A maior parte desses consumidores são da geração Y e Z que já nasceram em um meio digital e estão familiarizados em utilizar a tecnologia para suas compras e pesquisas.

Características do consumidor 5.0.

O consumidor 5.0 tem altas expectativas e quer se comunicar com as marcas. Para que você entenda melhor sobre esse novo perfil de cliente vamos listar algumas de suas características. Dessa forma você poderá criar estratégias mais assertivas e conquistar seus clientes.

1.   São consumidores ativos

O consumidor 5.0 é pesquisador, muito bem informado e não deixa o vendedor influenciá-lo como antigamente. Atualmente existem sites de pesquisa para que as pessoas possam colocar a sua opinião sobre determinada loja ou marca.

Os influenciadores digitais também têm uma parcela de atuação nesse estilo de compra. Eles direcionam o consumidor para marcas específicas além de serem uma fonte de propaganda para as lojas.

Por isso é importante agradar esse novo perfil de cliente com um ótimo pós-venda. São consumidores que transmitem de forma rápida suas opiniões e influenciam a decisão de outros consumidores.

2.   São livres para comprar e pesquisar

Ler blogs, procurar vídeos no Youtube, procurar avaliações e relatos de outros consumidores, tudo isso virou algo normal para esses consumidores. Essa é a nova rotina feita antes de efetivarem uma compra. Eles têm força, são ativos e influentes. Podem tanto promover a marca quanto denegri-la.

Eles têm liberdade para comprar quando e onde quiserem com apenas um clique. Não dependem de horário ou local, mas quando estão no local para consumir, querem ser bem atendidos e ter uma boa experiência de compra.

3.   Tem relação emocional com a compra

A relação entre loja e consumidor deixou de ser apenas burocrática e de compra e venda. O consumidor 5.0 gosta de ter um relacionamento com a marca pessoal e, algumas vezes informal. Se trata de um consumo muito ligado as emoções, muita comunicação, quase como seria com um amigo.

Você precisa estar preparado para falar de igual para igual com esse tipo de consumidor, falar com a linguagem dele e tornar aquele processo de compra uma experiência, deixando de lado o modelo antigo e engessado.

4.   São clientes fiéis

Esse perfil deseja muito esse relacionamento, tanto que lutará pela marca que gosta e terá seus produtos independente do custo envolvido. Lojas, marcas e produtos passam a ser essenciais na vida daquele consumidor.

Por esse motivo e pelo fato de ter uma relação emocional entre cliente e marca, o consumidor 5.0 é fiel, é parceiro da empresa.

5.   Usa a tecnologia a seu favor

O consumidor 5.0 utiliza a tecnologia para todas as fases da compra. Desde a pesquisa até o comentário dizendo o que achou do produto/serviço adquirido.

O comércio eletrônico está cada vez mais ativo e ganhando a confiança dos consumidores. Sendo assim, é importante você também, como vendedor, usar a tecnologia para se conectar com esse cliente.

Uma nova fase de consumidores chegou e agora é preciso estratégias assertivas para conquistar e fidelizar esses clientes. Eles são mais exigentes do que nunca e buscam por uma ótima experiência.

Em uma era de consumidores 5.0 vemos então a necessidade de entender as pessoas cada dia melhor, focar em experiências feitas para esses clientes. Ter uma boa base, uma excelente pré venda, é fundamental para que todo o processo seja efetivo.

O relacionamento com o consumidor é contínuo e deve ser verdadeiro e fiel até a pós venda. Por isso, invista em treinamentos para que seu time esteja apto a atender esse público. Reveja o propósito da empresa para que ele esteja conectado ao seu público alvo e transmita, através do seu time, e em sua linguagem de venda.

Entenda o consumidor 5.0 para que você tenha um ótimo relacionamento com ele. São clientes fiéis que podem fazer a diferença em suas vendas. Você irá perceber que seus concorrentes podem até ter um preço melhor do que o seu, mas o consumidor dessa era da experiência preferirá comprar na sua loja pela experiência, relacionamento e fidelidade.

Um consumo com uma nova essência surgiu e por isso é importante saber como elaborar uma estratégia que atinja com sucesso esses novos consumidores.

Solução Casting

Por fim, agora que você já conhece as características do consumidor 5.0, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.