Qual o perfil do consumidor 4.0 e como atrai-lo?

2020-09-25T14:53:47-03:009 junho, 2020|Sales Performance Management|

O consumidor se transformou, e as maneiras de comprar também. Mas quais são os hábitos do consumidor atualmente e como deixá-lo mais engajado no momento da compra? Para que você consiga adaptar o seu negócio, é essencial aplicar estratégias omnichannel.

Os hábitos de consumo vêm sofrendo grandes mudanças, provocadas principalmente pela grande adesão à tecnologia e pela facilidade de acesso às informações. Com isso, surge a figura do consumidor 4.0, que tem necessidades e exigências maiores a serem atendidas pelas empresas que pretendem manter a relevância.

Como se comporta esse consumidor, como ele se diferencia dos demais e como atraí-lo? Abordaremos todos esses tópicos aqui no artigo. Se você quer entender mais sobre o assunto, continue a leitura!

Qual o perfil do consumidor 4.0?

O consumidor 4.0 tem à sua disposição um enorme volume de ofertas e uma exigência muito maior quanto à qualidade dos produtos e do atendimento. Ele personifica a evolução dos clientes em relação às estratégias de marketing, que podemos encontrar em 4 estágios:

  • consumidor 1.0: tinha como principal preocupação o que o produto trazia como solução;
  • consumidor 2.0: aumento do nível de exigência, com o crescimento da concorrência entre empresas;
  • consumidor 3.0: busca pela sensação de pertencimento, com pontos de identificação com a personalidade da marca;
  • consumidor 4.0: exige personalidade e proximidade com os valores da marca, alicerçado por uma comunicação intensa e digital.

Para que você consiga entender melhor como esse consumidor 4.0 se comporta e consiga atender às suas expectativas, destacamos suas principais características.

Valorizam a experiência

O foco de um consumidor 4.0 não é apenas o nível de solução que o produto apresenta. Esse cliente considera toda a jornada com a marca, valorizando a experiência e desejando o envolvimento em um processo mais completo, que tenha como principal objetivo proporcionar satisfação.

Com o fácil acesso à informação, o cliente faz antes uma pesquisa aprofundada e busca referências de outros atendimentos e resenhas sobre o produto que deseja comprar. Outros fatores avaliados são a integração entre o varejo e o online, e o tratamento destinado ao consumidor, considerando-o parte importante do negócio.

Consomem conteúdos da internet

As pesquisas sobre os produtos e serviços são feitas principalmente pela internet. Em buscas pelas redes sociais e sites como o Reclame Aqui, esse cliente consegue checar o índice de satisfação dos outros consumidores e se a marca é confiável.

Além disso, as pessoas consomem conteúdos ligados ao problema que estão enfrentando, em busca de soluções. É importante então que a sua marca esteja vinculada a esse tipo de conteúdo, apresentando-se como resposta para as demandas.

Querem ver o valor agregado dos produtos

Não basta oferecer um produto de alta qualidade. O valor agregado é considerado pelos clientes durante a decisão de compra, considerando aspectos como a eficiência do atendimento, a qualidade do relacionamento pós-venda, o cuidado com a embalagem e com o design, entre outros fatores.

Mais do que um simples produto, o comprador considera muito o custo-benefício. Ele não hesitará em pagar um pouco mais para fechar negócio com um lugar que oferece todo o suporte e o trata de maneira personalizada.

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O que é estratégia omnichannel e qual a sua importância?

Lembra que comentamos no começo do texto sobre a importância da tecnologia nas relações de consumo atuais? A riqueza de recursos abriu as portas para o surgimento de diversos canais de comunicação, que ajudam a fundamentar uma estratégia omnichannel.

Essa estratégia integra todos os pontos de contato com a empresa, valorizando a experiência e oferecendo uma conexão entre esses pontos, sejam simultâneos ou não, integrando online e offline. Por exemplo, um cliente pode conhecer o produto pela internet e decidir fazer a compra na loja física.

Para que essa abordagem seja bem sucedida, é importante ter uma integração completa entre os diversos canais e a loja física, fazendo com que eles atuem de maneira coerente e proporcionem uma experiência positiva ao consumidor.

O conceito de omnichannel é extremamente importante para alinhar o negócio às necessidades do cliente 4.0, usando a conectividade para otimizar os processos. São diversas ferramentas, muitas delas gratuitas e de fácil acesso, que podem mudar completamente os rumos do seu negócio.

Como atrair o consumidor 4.0 com essa estratégia?

Com uma clareza maior sobre os conceitos de consumidor 4.0 e omnichannel, como estruturar uma estratégia que possa atrair mais clientes para a sua empresa com a ajuda desses recursos? Destacamos aqui alguns pontos principais.

Treine seus funcionários

O atendimento aos clientes pelo omnichannel é diferenciado e sua equipe deve estar preparada para isso. Promova treinamentos para seus funcionários mostrando como essa dinâmica acontece e como lidar com o público por diferentes canais, promovendo uma linearidade nos processos.

Ao inserir um chatbot, iniciar a atualização de uma rede social ou até mesmo criar um canal de conversa com o cliente por telefone, é preciso que toda a equipe esteja alinhada para que não haja “rachaduras” na comunicação e o consumidor tenha clareza ao receber a mensagem.

Ofereça serviços personalizados

Uma das características importantes do consumidor 4.0 é a busca por itens que realmente atendam às suas necessidades. Isso significa que dificilmente ele comprará por impulso ― ele provavelmente comparará com as outras opções do mercado e buscará as características do item e as condições de compra ideais.

Por isso, procure personalizar os serviços e entender o que o seu cliente precisa, apresentando uma solução realmente eficiente. Avalie condições de pagamento e de entrega para que ele fique totalmente satisfeito.

Use multicanais para atendimento

Um cliente pode tirar dúvidas pelo telefone, e-mail, mensagem direta no Instagram ou qualquer outro canal que a sua empresa disponibilize para contato.

Mais do que oferecer um atendimento rápido e eficaz em cada canal, é importante que haja uma continuidade nas informações. Ou seja, se o consumidor apresentou o problema pelo Facebook, deve receber uma resposta coerente, mesmo que por outro meio de comunicação.

Por fim, não esqueça que essa conexão também deve ocorrer entre loja física e online, com a empresa atuando como um organismo único e não como estabelecimentos distintos.

Neste post, apresentamos o perfil do consumidor 4.0 e como você pode usar o omnichannel para atrair e fidelizar esse cliente. Trata-se de uma estratégia essencial para manter a concorrência da sua empresa, afinal, quem atua apenas no offline ou não consegue proporcionar uma experiência coesa, tende a ficar para trás.

E pra você, como é essa experiência de omnichannel? Já consegue oferecer um atendimento de qualidade aos seus consumidores? Se ainda há dificuldades para entender como tudo isso funciona, aproveite para conferir este artigo com a definição de empresa omnichannel e como ela funciona!

Um Comentário

  1. […] a história e a evolução do varejo no Brasil ajuda a compreender um pouco do comportamento do consumidor, como ocorreu a sua estruturação ao longo dos anos e quais são as tendências para o […]

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