3 dicas para melhorar a comunicação da equipe de vendas

2021-05-25T08:44:54-03:0025 maio, 2021|Capacitação no Varejo|

Melhorar a comunicação da equipe de vendas é sempre um desafio na maioria das empresas. Cada um acaba tratando o cliente de forma diferente, o que não contribui para um bom desempenho da equipe.

Para seu time conseguir crescer junto e conquistar um bom resultado é preciso que a comunicação da equipe de vendas esteja alinhada. Lembrando que, o time de vendas é responsável pelos resultados na sua loja. Cada vendedor transmite as informações do produto aos clientes e tem esse contato direto.

Imagine então vendedores que passam informações diferenciadas a seus clientes. Esse é um problema que pode trazer resultados negativos na hora da venda.

Se você entra em uma loja de calçados por exemplo, e um vendedor apresenta para você uma promoção: “Comprando a vista você terá um desconto de 10%”, diz o vendedor que te atende. Mas, quando você se direciona ao caixa, descobre que na verdade esse desconto é válido apenas para compras realizadas pela internet.

Nesse caso acima podemos perceber uma falha de comunicação entre a equipe, o que pode fazer com que a venda seja perdida. E, em algumas vezes até mais do que isso, o prejuízo pode ser ainda maior como perder um cliente e ter uma má reputação.

Por isso podemos ver que, uma boa comunicação da equipe de vendas poderia ter feito uma venda mais efetiva e agradável ao cliente. Além de fidelização por ele se sentir bem e confiar na loja.

Além do benefício apresentado no modelo, uma eficiente comunicação de equipe de vendas pode unir seu time, trazer atenção a todas as atividades, facilidade de feedback, entre outros.

Mas como melhorar a comunicação da equipe de vendas da sua loja de forma eficiente? Vamos te apresentar 3 dicas para você começar hoje a melhorar o seu time.

1- Invista no feedback

Investir no feedback tanto no do gerente com a equipe quanto individualmente é importante para uma comunicação bem-sucedida. Cada vendedor precisa ter a liberdade para chegar no seu superior e expressar suas dúvidas, medos e metas.

Isso é necessário porque, no dia a dia, algumas coisas podem acontecer que interfiram nas relações entre o time. Além disso, alguns erros podem ser cometidos ao longo do processo de venda que precisam ser corrigidos.

O que não pode acontecer é o time guardar para si suas preocupações e dúvidas. Com isso, em uma somatória de erros e intercorrências, a situação pode se agravar.

É nesse momento que surgem as disputas entre vendedores, discórdias e erros graves. Ou seja, utilizando essa primeira dica e aplicando o feedback na sua equipe de forma contínua e individual, você verá uma melhora no seu time. O feedback ajudará a proteger sua equipe, seus vendedores e desenvolverá uma melhor prática para eles.

Um gestor deve saber escutar seus vendedores. Ou seja, motivar e cobrar metas sem ouvir seu time não faz parte de uma gestão comunicativa. É preciso saber se comunicar e entender as preocupações e necessidades do seu time.

Por isso tenha como meta ajudar seus vendedores, não apenas cobrar metas e resultados. Sendo assim, mostre para eles como fazer e não apenas o que fazer. Dê sugestão de melhorias e inovações, tenha reuniões onde promova o diálogo, a motivação.

Lembrando também que os feedbacks positivos são tão importantes quanto os negativos. Mostre a todos as conquistas de cada um, recompense os resultados e exalte o bom trabalho.

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2- Treine seu time

Investir em treinamentos, mesmo quando não está parecendo necessário e tudo está indo bem, é importantíssimo para manter o bom resultado e melhorar a comunicação da equipe de vendas.

Uma ótima dica é utilizar de jogos em equipe para ensinar e motivar sua equipe de vendas. Isso criará uma competitividade saudável entre o time e estimular a colaboração de todos.

É importante ser autêntico e criar novas alternativas de ensino pois o ensino deverá ser constante. Um vendedor que não conhece seu produto não conseguirá vende-lo. Por isso é preciso treinar seu time nos requisitos técnicos também.

Crie treinamentos que seu time goste de participar. Ou seja, envolva-os com conversas, exercícios, vídeos, entre outros. O interessante é que esses treinamentos nem sempre precisam ser presenciais. É possível buscar alternativas eficientes mesmo online.

Melhorar a comunicação da equipe de vendas requer conversas e planejamento.  Por isso o ensino deve vir também com o exemplo do dia a dia e não apenas com falas ensaiadas.

Além disso é importante estimular seu time de vendas a buscarem sobre a área, estudar sobre a empresa e seus produtos individualmente. Pessoas bem capacitadas e que estudam durante o dia chegarão aos treinamentos mais preparadas.

Um gestor que capacita bem a sua equipe, mesmo que ela seja pequena, terá mais sucesso do que uma equipe grande sem preparo. Por isso o atendimento e a preocupação com o cliente contam muito.

3- Incentive a comunicação

Incentivar um time de vendas nem sempre é uma tarefa fácil. Nós estamos passando diariamente por problemas que podem nos desmotivar e tirar o foco. Temos a pandemia por exemplo, crises econômicas, problemas pessoais. Por isso é importante o gestor estar atento e sempre pronto a incentivar sua equipe.

Para uma comunicação da equipe de vendas eficiente é preciso persistência. O exemplo deve começar de cima. Ou seja, um gestor que conversa, motiva e incentiva sua equipe tem bons resultados.

Invista em ferramentas que ajudem a comunicação da equipe de vendas. Trabalhar com boas tecnologias e aplicativos que unifique os sistemas para que a equipe haja da mesma maneira nos atendimentos, é um exemplo de incentivo a comunicação.

Além disso você pode montar estratégias em sua loja para que a comunicação esteja clara como placas informativas por exemplo.

Como vimos, o importante é incentivar essa comunicação e procurar melhorias para que ela ocorra de maneira eficiente. Fazendo um feedback eficiente, treinando seu time e incentivando a comunicação você terá uma melhora significativa na comunicação da equipe de vendas.

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Um comentário

  1. […] a equipe de vendas deve estar sempre atenta, mesmo após vender o produto com sucesso. O time de vendas deve continuar […]

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