Como comparar indicadores de venda

2021-08-17T15:36:08-03:0010 agosto, 2021|Capacitação no Varejo, Tecnologia no Varejo|

Após dois anos de dificuldades no varejo devido a pandemia, comparar indicadores de venda tornou-se ainda mais necessário para uma perspectiva correta. Por isso, confira como fazer essa comparação. Continue a leitura.

Tivemos mudanças significativas no ano de 2020. Com isso, 2021 seguiu com incertezas decorrentes do covid-19 e suas consequências nos indicadores do comércio.

Foi possível ver um aumento significativo do e-commerce no Brasil, muito mais rápido do que o previsto. Ou seja, mudanças importantes na forma do cliente comprar, dando prioridade para o online devido a restrições no método presencial, afetaram a todos.

Em março e abril de 2020, por exemplo, tivemos quedas enormes nas vendas em todo o comércio. Porém, quando olhamos os dados de maio conseguimos ver uma recuperação nas vendas. Clientes esses que vieram com novos padrões de compra, utilizando o meio online, priorizando bens e diminuindo os serviços.

Vemos aqui então a importância de comparar os indicadores de venda pois eles podem mudar significativamente de um período para o outro ou até de um mês para o outro. Outra questão que influenciou essas alterações bruscas no consumo foi o auxílio emergencial, que ajudou as famílias a continuarem consumindo mesmo diante da pandemia.

Com isso podemos entender que as empresas que estavam comparando e analisando o movimento do mercado, migraram rapidamente para o e-commerce transformando as dificuldades em ideias incríveis.

Confira a seguir algumas dicas de como comparar indicadores de venda nos cenários pré, pós e durante pandemia.

Fique atento ao crescimento do varejo

O varejo está crescendo e de forma diferenciada. Não vemos mais os mesmos níveis de antes. Ou seja, o gráfico não vai mais apenas para cima ou para baixo, mas sim vários meios diferentes onde encontramos variáveis importantes.

Como dissemos anteriormente, a pandemia acelerou o crescimento do mercado digital com dados incríveis. Em 2020 por exemplo, o crescimento foi de 12,29% nas compras por e-commerce no varejo.

Ficar atento a esses dados é essencial para o seu negócio. Por isso, acompanhe os dados do mercado de antes do vírus Covid-19, durante e após a pandemia, para entender como você deve seguir diante dessas mudanças.

Se você trabalha com o setor de serviços pode ter percebido uma mudança ainda maior no seu negócio. Novas restrições, novos horários de funcionamento de lojas e até visitas em condomínios foram evitadas. Em janeiro desse ano, por exemplo, ainda estávamos 5% abaixo no volume de serviços se comparado a períodos pré pandemia.

Isso tende a mudar com a chegada da vacina e a volta ao novo normal. Por isso é importante comparar indicadores para verificar todos os dados possível e fazer sua estratégia para continuar vendendo da melhor forma.

Esteja no digital

Comparar indicadores vem de estar atento aos dados e analisá-los para vender mais e melhor. E, com empresários atentos a toda essa mudança, muitos fizeram exatamente isso. Criaram estratégias de vendas para continuar faturando mesmo em meio as restrições e impedimentos.

O mobile por exemplo, apresentou um crescimento exponencial. Os acessos em e-commerce que antes as pessoas entravam mais por Desktop, agora os celulares são responsáveis por 67% desses acessos.

Ou seja, através desses dados podemos ver um indicador de tendência surgindo com compras sendo feitas através de aparelhos smartphones. E, através dessa comparação você poderá se programar para estar preparado e conseguir atender esses clientes.

Sua empresa já possui um e-commerce? Podemos observar muitas empresas entrando no mundo digital exatamente por comparar indicadores e visualizar essa mudança no comportamento do consumidor.

A compra online que antes poderia trazer insegurança para os clientes acabou se tornando exatamente o contrário. Muitos consumidores reclamavam que comprar pela internet era incômodo e arriscado. Agora, por costume ou tendência, podemos observar que o jogo mudou completamente.

Hoje se fala em segurança por comprar online, no conforto de sua casa e sem risco de contaminação. Ouvimos também clientes que agora são fiéis a marcas, mas que só conheceram através do online.

Mídias sociais se tornaram mais do que relacionamentos pessoais. O WhatsApp por exemplo se tornou uma ótima alternativa para as lojas venderem e fazer um ótimo pós-compra com seus clientes.

Ou seja, ao comparar indicadores de venda de antes da pandemia para agora, analisando todos os dados, vemos o crescimento acelerado do consumo online. E toda essa mudança pode se converter em novas ideias para aumentar as suas vendas.

Analise os dados

Para comparar indicadores é necessário coletar e analisar dados importantes para o seu negócio. Visualizar por exemplo as vendas de janeiro de 2020 e de janeiro de 2021 podem expressar mudanças significativas decorrentes dos últimos acontecimentos mundiais.

Por isso, estar atento ao novo mercado e aos novos consumidores é essencial para manter seu negócio ativo.

Porém, guardar e procurar esses dados nem sempre é fácil. Por isso muitas empresas estão contando com a ajuda de aplicativos para auxiliar no armazenamento e organização dos dados da empresa.

Com essa facilidade é possível comparar indicadores com facilidade e sem perda de tempo. O registro dos funcionários, das vendas, das metas que foram conquistadas e das que não foram batidas, entre outas informações importantes podem ser salvas na ferramenta.

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Conheça suas metas

Saber onde você quer chegar é muito importante. Por isso, analise suas metas, veja se elas estão coerentes com o mercado atual e com a realidade da sua empresa.

Além disso é importante entender cada membro do seu time de vendas para encaixar metas reais para cada um deles. Incentive-os a terem suas metas pessoais, que não sejam fáceis mas também que sejam possíveis de serem realizadas.

Com isso será mais fácil comparar indicadores e analisar o que fará mais sentido dentro da sua estratégia de vendas.
O mercado muda constantemente e por isso é importante estar atento as suas mudanças e inovações, seguindo o ritmo dos consumidores e, consequentemente, aumentando sempre as suas vendas.

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