Como o seu negócio decolar, mesmo com juros altos

2022-05-03T10:20:49-03:0029 abril, 2022|Gestão de Pessoas no Varejo|

Muitos empreendedores têm enfrentado uma batalha muito grande contra os juros altos para fazer com que o seu negócio se mantenha funcionando. Você é um deles? Então continue a leitura.

Segundo o SEBRAE, no Estado de São Paulo, a cada 10 negócios existentes, 6 possuem pendências financeiras com credores e 3 estão com essas dívidas em atraso. Ou seja, se considerarmos o aumento do juros e da inflação, fica mais evidente que o lojista aprenda a negociar para sair dessa situação.

Sabemos que lidar com os juros altos é algo muito preocupante, apesar disso, nós estamos aqui para te ajudar a vencer essa situação.

Portanto, para entender como fazer a sua loja vender mais e começar a ter lucro, apesar dos altos juros, continue lendo este artigo!

Entenda o porquê dos juros estarem altos

Antes de mais nada, vamos entender a origem desse problema dos juros para que possamos lidar com ele de forma mais adequada.

O Banco Central utiliza uma taxa básica para controlar a inflação chamada Selic, ela é responsável por mudar a rotina de pessoas físicas e jurídicas.

Isso acontece porque os bancos têm a prática de pegar empréstimos de 1 dia quando há necessidade, e devolver o valor com uma diferença, ou seja, os juros. Nesse sentido, como a Selic é alterada pelo Banco Central, todas as outras taxas são influenciadas de alguma maneira, principalmente, as taxas de juros cobradas nas operações de crédito.

Logo, quando existe um aumento de Selic, o financiamento do crédito concedido pelos bancos fica mais caro e, por isso, eles repassam este aumento ao cliente final. Ou seja, quando isso ocorre, as taxas de juros no capital de giro e de empréstimos contratados pelo empreendedor também aumentam.

Por outro lado, você pode pensar no porquê a taxa Selic está baixa, mas os juros não, isso ocorre devido à crise econômica que estamos vivendo. Atualmente, o alto índice de desemprego no Brasil aumenta as chances de inadimplência, por isso, os bancos ficam receosos de emprestar dinheiro, apesar dos baixos custos.

Logo, os bancos possuem duas opções nesse cenário: ou não emprestam dinheiro ou estipulam taxas de juros maiores. Porém, mesmo que essa situação possa te desanimar, é interessante que você  acompanhe os noticiários e o cenário econômico para se planejar melhor contra essa situação.

O que fazer para sair do vermelho?

Para vencer a batalha contra os juros e alcançar o crescimento desejado da sua loja, é preciso mudar a maneira como o seu negócio era gerido até agora!

Em outras palavras, você precisa analisar a sua realidade com bastante cuidado e realizar os seguintes passos:

Analise os custos

Primeiramente, analisar todos os custos da sua loja é muito importante, muitos lojistas acabam pagando taxas de juros muito altas por não se atentarem a isso.

Analise quais os custos são dispensáveis ou como você pode reduzi-los, assim como é interessante verificar o contrato com os negócios de maquininhas.

Verifique se o aumento de preços é viável

Sabemos que é natural ocorrer um ajuste nos preços anualmente, contudo, é importante entender a justificativa daquele aumento.

Ao negociar os ajustes, precisamos lembrar que o impacto da pandemia levará um tempo até ser contornado, portanto, o ajuste não pode prejudicar seu negócio.

Os melhores reajustes podem ser feitos por fornecedores parceiros, principalmente aqueles cuja parceria já tem muito tempo. Porém, caso você ainda não possua um fornecedor de longa data, você pode buscar parceria com pessoas em uma situação parecida com a sua.

Busque novas alternativas

Se você não conseguiu negociar um ajuste que caiba no seu orçamento, é interessante buscar novas parcerias, novos fornecedores, existem muitas pessoas no mercado.

Todavia, é importante buscar fornecedores que busquem por parcerias de longo prazo, pois elas oferecem melhores condições de pagamento e preço.

Procure alternativas de capital de giro mais viáveis

Esse ponto é importante, pois muitos lojistas não entendem a real importância do capital de giro e isso os leva à falência.

Portanto, busque por novas alternativas de capital de giro, como as fintechs que oferecem taxas de juros mais acessíveis.

Reinvente o seu processo de vendas

Nos últimos anos, o setor de varejo teve que se reinventar para se manter na ativa. Isso significa que as lojas precisam treinar os “vendedores do futuro.

Antes de tudo, mesmo que não houvesse a pandemia, com o surgimento das novas gerações, existem novos hábitos de compra e você precisa estar atento a isso.

Então, é importante buscar por novas formas de vender o seu produto, seja através do Whatsapp, redes sociais ou até o omnichannel, que é muito utilizado por grandes marcas.

Conhecendo bem a sua persona, você pode criar a estratégia de vendas mais adequada para atrai-la e fideliza-la!

Busque parceiros que te ajude a crescer

Sabemos que ninguém cresce sozinho, toda loja precisa de uma equipe competente para alcançar os seus objetivos. Por isso, a Solução Casting  conta com um método completo e um aplicativo móvel para ajudar você a gerir sua loja da melhor forma.

Esse método é utilizado por muitas “love marcas” como Óticas Carol, Quem disse Berenice?, Tommy Hilfinger e muitas outras!

Se você deseja aprender as melhores estratégias para que a sua loja cresça, apesar dos altos juros, venha fazer parte do nosso time de empreendedores de sucesso!!

Conclusão

Em conclusão, para manter a saúde financeira da sua loja, mesmo que os juros estejam altos é preciso ter 2 coisas:

  • Criatividade para se reinventar no meio de crises e;
  • Um time de especialistas que podem te orientar para que o seu negócio possa crescer de forma exponencial.

Com a Solução Casting, você irá experimentar um crescimento extraordinário através de um método simples, rápido e fácil, que já transformou muitos negócios.

Portanto, entre em contato com o nosso time de especialistas pelo telefone (11) 3024-0482 ou pelo e-mail contato@solucaocasting.com.br.

Por último, caso você deseje aprender mais ainda sobre como transformar sua loja em um grande sucesso do seu nicho, acesse o nosso blog!

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo