Afinal, como lidar com erros da equipe de vendas? Descubra aqui!

2020-07-24T13:56:13-03:0024 julho, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Nesse texto você vai encontrar algumas dicas de como lidar com os erros da sua equipe, mas antes precisamos lembrar de algo muito importante e que merece destaque. Todos erramos, seja no trabalho ou na vida pessoal, pessoas cometem erros e isso nos faz humanos. Por isso, é necessário saber como lidar com erros da equipe.

Errar é humano

O fato disso acontecer não é ruim, o negativo é quando esses erros se repetem uma e outra vez. Quando a pessoa que cometeu o erro aprende com a situação, e isso não acontece de novo, isso se torna um grande aprendizado, uma chance de acertar. Acaba sendo um nível mais perto de conquistar o objetivo.

Pessoas que são corajosas e determinadas tem mais chances de errar porque, para conquistar e passar por um obstáculo, muitas vezes acontecem erros no meio do caminho. Esses obstáculos servem de aprendizado e crescimento pessoal e profissional.

Mas como lidar quando os erros acontecem com colaboradores ou com a equipe na área de vendas? Como agir sem ser um líder muito autoritário, mas ao mesmo tempo não ser condescendente com esse tipo de atitude? Abaixo vamos listar 7 dicas que são práticas e muito úteis para você usar no dia a dia da sua loja e com sua equipe.

7 dicas para lidar com os erros da sua equipe de vendas

1.   Chamar a atenção o mais rápido possível

Corrija sua equipe ou seu colaborador logo que ver o erro, não deixe passar despercebido para que ele não se acondicione com aquilo. Seja firme às regras e justo. Fazendo isso, o que se espera é que a pessoa prontamente perceba a falha e siga de maneira diferente. Você vai perceber que a equipe pode estar cometendo esse erro unicamente porque acreditava estar fazendo o certo.

2.    Identificar a origem do erro

Será que aquele erro foi totalmente resultado de uma má conduta do colaborador? Ou será que a equipe, a estratégia ou até mesmo algum imprevisto teve algo a ver com isso? Para responder a essas perguntas é preciso procurar a raiz do problema, investigar a origem do erro. Sua atitude em relação a equipe ou ao colaborar deve estar interligada ao motivo desse erro. Faça perguntas, investigue.

3.   Não tenha medo dos erros

Como já falamos no início desse texto, errar faz parte de nós humanos e um erro pode ser uma fonte de aprendizado. Por isso, não tenha medo deles e não deixe que sua equipe de vendas tenha medo de errar. Uma equipe com medo de errar é uma equipe que não avança. Dê liberdade para seu time tentar, conquistar e veja o erro como uma oportunidade, não deixe o medo atrapalhar suas vendas.

4.   Evitar que os erros se repitam

Saber identificar os erros irá te ajudar na hora de corrigi-los e nas consequências diante de cada situação. Os erros que nunca aconteceram por exemplo são aqueles que você se prepara e os corrige antes que aconteça. São muito comuns em lojas novas ou equipes novas de venda onde você como líder já tem uma experiência e adverte seus colaboradores. Essa é uma boa maneira de evitar erros repetitivos. Além disso é interessante orientar frequentemente sua equipe de vendas dando feedbacks positivos e negativos no decorrer e ao final de cada atividade.

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5.   Estimule o aprendizado

Torne o erro uma oportunidade de aprendizado para a sua equipe. Ao invés de dizer a eles o que fazer você pode, por exemplo, perguntar o que eles fariam de diferente. Isso muda uma situação que seria muito ruim para algo bom e de crescimento profissional.

6.   Avalie e lide com as consequências

Decidir qual consequência dar diante do erro não é uma tarefa fácil. Muitos líderes optam pela demissão por ser rápido, mas esquecem de algumas consequências que isso pode trazer. O colaborador que tem dificuldades e está errando por falta de conhecimento só terá a oportunidade de aprender se lhe for ensinado. Isso significa que, se ele for demitido, ele não terá chance de melhorar.

Outra coisa que precisa ser avaliada na hora de decidir a consequência do erro é o histórico daquele colaborador. Se foi uma falha pontual e ele tem um histórico positivo de muitos acertos e vendas na loja, não tem motivos para a demissão. Por isso são tão importantes as avaliações e os feedbacks constantes na equipe.

7.   Seja um líder justo

É importante tratar todos da mesma maneira. Não seria justo chamar a atenção de uma equipe se foram duas que cometeram erros. Da mesma forma não é certo elogiar apenas uma equipe se duas foram bem nas vendas do mês. Cabe ao líder dividir os elogios, as tarefas e chamar a atenção igualmente diante de todas as equipes. Isso traz motivação e um caminho com clareza e boa comunicação para a equipe de vendas e para a loja.

Quais são as melhores atitudes diante do erro?

Depois que você viu essas dicas para lidar com o erro na sua equipe de vendas você pode se perguntar, mas qual é a melhor atitude para o líder agir diante desses erros?

A resposta disso é simples, sendo um líder justo e que impõe regras. Quando você apresenta desde o início quais regras sua equipe deve seguir usando um exemplo de uma demissão por um erro grave, isso não será visto como uma punição, mas sim como um cumprimento das regras que já foram estabelecidas no início.

Suas atitudes como líder reflete totalmente na sua equipe de vendas e consequentemente em suas vendas. Se você é um líder que não tem medo dos erros, mas os vê como uma oportunidade, sua equipe também verá dessa forma e não terá medo de errar, pelo contrário. Eles aprenderão com os erros e seguirão em frente.

Seja um gestor que motive e encoraje na hora de dar o feedback mesmo que seja negativo. Não traga medo ou apreensão em sua equipe, mas os impulsione a terem determinação e baterem as metas. Valorize o esforço e veja cada erro como um degrau mais perto da conquista.

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