Saiba como acompanhar indicadores de vendas na sua empresa

2020-05-22T16:29:33-03:0022 maio, 2020|Sales Performance Management|

Acompanhar indicadores de vendas é essencial para a sua empresa, mas a visão da maioria dos vendedores é pensar que tudo o que precisam saber sobre o assunto é o quanto vendem. Antes de mais nada, é necessário formas de medir os principais indicadores de vendas e o seu desempenho geral. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Primeiramente, para alcançar o sucesso em sua empresa, é necessário entender o que são indicadores e o que eles significam. Indicadores são métricas que mostram quais são os pontos principais para analisar a evolução de um determinado processo, indicando quais são as lacunas que seu time precisa melhorar.

Assim como, é importante não esquecer de analisar importantes indicadores que estão além dos indicadores principais, como os indicadores de vendas. O gestor comercial deve estar focado em como gerar clientes e fazer o processo de vendas.

Quais são os objetivos ao implementar indicadores de vendas?

Ter na equipe de vendas, profissionais que pensem mais em medir seu próprio desempenho do que aumentar a comissão é o que leva sua empresa ao sucesso. O segredo de um vendedor de alta performance é estar preocupado em medir seu desempenho através de indicadores comerciais.

A natureza humana sempre busca parâmetros de comparação para melhorar. Os indicadores de vendas são importantes para superar limites. Quando o gestor implementa indicadores de vendas, está colaborando com sua equipe para construir um ambiente que possibilitará o desenvolvimento de seus colaboradores, porque os ajudará a reconhecer suas capacidades.

Toda boa gestão de negócios é feita com números e para ter o resultado esperado é importante saber o que controlar. Para isso é necessário que os gestores saibam como visualizar corretamente os dados, que por sua vez precisam estar no tempo e no formato certo.

Existem vários tipos de indicadores de vendas, como: quantidade de clientes alcançados, quantidade de vendas realizadas, ciclo de vendas, relatório de atendimento ao cliente, demonstrativo de resultado de exercício, números de erros e problemas diários, entre outros.

Quando você consegue mensurar e interpretar esses indicadores, se tornará mais eficaz para focar nas melhores oportunidades de vendas dentro de todo o processo comercial.

Como acompanhar os indicadores de vendas de uma equipe?

Muitas pessoas pensam que o sucesso só acontece para aquelas pessoas que trabalham muito, mas esse trabalho precisa estar alinhado com a avaliação de desempenho. Por isso, acompanhar os indicadores de vendas da sua equipe é essencial para o sucesso.

Powered by Rock Convert

Quando você entende a importância de investir em indicadores e métricas de vendas específicos para o setor, dentro do varejo, será possível analisar de uma maneira mais objetiva, trazendo grandes resultados.

Alguns indicadores de vendas que são os mais importantes para as empresas:

1- Faça um planejamento preciso.

O planejamento torna o vendedor disciplinado. Quando ele tem indicadores que o guie dentro de um planejamento, dificilmente ficará desmotivado. O plano de carreira deve ser feito pelo próprio vendedor, dessa maneira ele se tornará mais eficiente e disciplinado.

2- Analise o cenário

Quando o gestor conhece os pontos fortes e as debilidades não apenas de sua empresa, mas de cada pessoa que faz parte de sua equipe de vendas, estrategicamente estará ajudando-os no alcance das metas estabelecidas, ou seja, seus indicadores de vendas, levando-os ao sucesso.

3- Estabeleça metas

Muitos vendedores são otimistas, acreditam no produto, mas erram por não estabelecer metas. Quando um vendedor tem suas próprias metas, seus indicadores tanto pessoais, como profissionais, dificilmente se frustrará com as situações difíceis do dia a dia.

4- Determine o prazo

Tudo o que tem começo, meio e fim facilita o processo da caminhada. Quando o prazo é determinado, cada pequena realização diária se torna importante porque irá somar para chegar ao resultado final.

5- Defina os indicadores mais importantes para o negócio

Quando os indicadores mais importantes são definidos, todos os dias, ao observar essas métricas, será possível saber se a equipe de vendas está caminhando no ritmo certo para que a meta seja alcançada. Alguns indicadores podem ser: a análise do dia anterior, do mês, do trimestre, do semestre ou até mesmo do ano anterior; qual a margem; o orçamento diário; o ticket médio etc.

6- Engaje a equipe

Dentro do varejo, sem dúvida a falta de engajamento é um dos principais problemas. Para um bom desempenho, é importante que seu time de vendas esteja motivado, porque isso afetará diretamente o desempenho das vendas. Quando a equipe está motivada e engajada, irá desenvolver um bom relacionamento com os clientes.

6- Utilize as ferramentas mais adequadas

É importante utilizar indicadores estratégicos, quando se faz necessário reportar números e planos de ação diante de uma reunião de gestão. Para a equipe de vendas, é necessário usar indicadores táticos, que seriam o número de fechamentos e faturamentos. Também se faz necessário um indicador operacional, que seriam as métricas específicas para que tanto a equipe de vendas, como os gestores estejam cientes do andamento dos negócios e não foquem apenas no momento pré-venda e na captação de novos clientes, mas que possam dar a devida importância para fidelizar a carteira de clientes que já possui.

Conheça a solução da Casting focada na Gestão de Performance de Vendas

Através da Casting, acompanhar indicadores de vendas na sua empresa será algo muito fácil. Será possível coletar os dados do PDV e coloca-los de forma inteligente, direto no celular onde o gestor e a equipe de vendas terão acesso a qualquer momento em qualquer lugar.

Também será possível realizar treinamentos em pílulas, direto no celular para os vendedores e de forma bem específica para cada necessidade. Os treinamentos também poderão ser em diversos formatos, desde games, até vídeos, apresentações etc. A gestão sobre os treinamentos (quem fez, aplicação de teste de conhecimento, como se saiu, quais as dificuldades etc.) podem ser monitorados pelos gestores para tomada de decisão na gestão. Isso aumentará a gestão sobre as pessoas, aumentará o engajamento e diminuirá custos de deslocamento e cursos caros.

Por fim, a solução da Casting é focada na Gestão de Performance de Vendas e pode ajudar de que forma pode ser implementada na empresa. Não perca mais tempo e fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

Deixar Um Comentário