Como identificar os Clientes Potenciais

2021-07-08T09:49:02-03:0025 junho, 2021|Produtividade de Vendas|

Ganhe compradores fiéis para a sua marca com uma boa análise de seus clientes potenciais. Saiba como identificá-los e torná-los ativos para aumentar suas vendas.

Os clientes potenciais são uma ótima alternativa na hora de elaborar estratégias para aumentar as vendas. É necessário, portanto, identificá-los e descobrir quais são essas pessoas que possuem o perfil de comprador, mas ainda não se tornaram clientes ativos, ou seja, tem interesse pelo seu produto, mas ainda não finalizaram a compra.

Identificar esses clientes pode ser uma tarefa árdua, ou seja, ela exige uma estratégia, uma análise e um planejamento para atrair esses novos clientes potenciais. Além disso é necessário analisar o que a sua empresa fará para que eles deixem de ser potenciais e se tornem ativos, concretizem suas vendas e se tornem clientes fiéis.

Por isso, fazer um bom planejamento estratégico é a chave para você não perder o foco e conseguir encontrar de fato os reais clientes potenciais do seu negócio. Sem esse planejamento não é possível identificá-los e pode ser que tudo seja em vão.

Agora você pode estar se perguntando, mas como eu posso identificar esses clientes e atraí-los à minha empresa para que eles possam sair de potenciais e se tornar clientes fiéis? Acompanhe o texto e descubra dicas que poderão ser colocadas em práticas hoje no seu negócio.

Identificar

Como vimos anteriormente, identificar os clientes potenciais exige boas análises e pesquisas. Por isso, o mais importante para começar a busca por esses clientes é saber que nem todas as pessoas são potenciais clientes para o seu negócio.

Os clientes potenciais são aquelas pessoas que possuem, além do desejo de comprar seu produto, as condições para efetivar a compra. Ou seja, se encaixam no grupo de público-alvo e tem características parecidas com aqueles seus clientes já assíduos. A diferença básica que temos aqui entre os clientes ativos e os potenciais é que, o cliente potencial ainda não decidiu pela compra.

A busca por esses clientes deve ser feita através de pesquisas que identificarão suas dores, seus gostos, suas motivações etc. Em momentos de crise como o que estamos vivendo novas portas se abrem e é possível identificar novos clientes potenciais com base nas dores atuais do mercado. 

Podemos citar como exemplo uma loja com serviços presenciais e online. Com esses segmentos ela pode apresentar dois tipos de clientes potenciais, os presenciais e os da loja online. 

Nem sempre as pessoas que entram no e-commerce estão ali para efetivar a compra, alguma coisa pode acontecer para não permitir que sejam clientes efetivos. Seja problemas com valor, insegurança no pagamento ou falta de estoque, algo aconteceu que o impediu de se tornar um cliente ativo.

Existem ainda aqueles clientes potenciais que nem sabem que sua loja existe e, por isso, outras estratégias devem ser feitas para atraí-los. Por tanto é muito importante a estratégia do negócio. Saber onde está indo e como está o mundo afora é importantíssimo para identificar esse público e ter resultados positivos de conversão.

CTA ebook reduzir custos

Atrair

Se você quer aumentar o lucro da empresa e o número de clientes fiéis, estudar os clientes potenciais que seu negócio tem pode auxiliar nessa meta.

Além disso, o estudo de clientes potenciais permite analisar o mercado constantemente e não apenas os clientes ativos da empresa. Com isso é possível identificar as dores e necessidades do público, ou seja, saber o porquê eles não estão comprando. Pode ser, por exemplo, a necessidade de um novo produto ou serviço que você venha a identificar fazendo essa análise mais complexa de seus clientes potenciais.

Outro ponto que você pode observar nessa etapa é a necessidade de adicionar mais um meio de pagamento para atrair de vez aquele público que só paga por aproximação ou pix por exemplo.

Com isso vemos que estudar os clientes potenciais da sua empresa vai muito além de uma simples pesquisa. É uma estratégia que deve ser feita para aumentar o lucro e clientes fiéis da empresa com calma e planejamento.

Não há uma regra pronta do que deve se fazer para atrair esse tipo de público, devemos adaptar a estratégia à realidade de cada loja. Para algumas lojas físicas por exemplo, é possível fazer a identificação dos clientes potenciais analisando aqueles que foram até o local, se interessaram pelo produto, mas não efetivaram a compra.

Quando você encontrar a melhor forma de identificar esses clientes potenciais é preciso entender as suas necessidades para saber como agir nas etapas seguintes. Com isso é possível montar um planejamento para fidelizar e atrair esses possíveis compradores.

Analisar a concorrência

A análise dos concorrentes é conveniente para identificar corretamente o seu tipo de cliente potencial pois, essa concorrência normalmente tem algumas características diferentes de sua empresa. Podemos citar como exemplo o tamanho, local, preços etc. O que torna essa pesquisa interessante para sua loja são informações que podem auxiliar a atrair os clientes que ainda não efetivaram a compra.

A partir dessa análise apurada é possível identificar a persona, ou seja, um perfil que será um resumo do seu consumidor, um personagem criado para melhorar o planejamento e a criar um conteúdo mais eficiente. O objetivo dessa análise é atrair esses clientes potenciais.

Tornando sua estratégia personalizada é possível ter uma maior atenção desse público, tratando-os com cuidado e individualidade. Com isso você terá uma vantagem em cima de seus concorrentes, tendo assim a atração e conquistando clientes fiéis.

Como é bom se sentir bem naquela loja que amamos não é mesmo?! Aqueles vendedores que até já conhecem seu nome e sabem qual tipo de produto você gosta. Sim, você se tornou um cliente fiel e é clientes como você que as empresas precisam.

Porém, para isso, é necessário lojas com esse tipo de tratamento, personalizado e que conheça seu cliente. Por isso identificar seus clientes potenciais é conhecer os Josés e Marias que compram em sua loja. Essas personas são mais facilmente atraídas quando as conhecemos e sabemos como agradá-las.

Gostou desse texto? Então confira esse artigo sobre erros de comunicação que podem afastar seus clientes.

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. […] implantar a cultura do feedback, a empresa obterá maior nível de satisfação e fidelização dos clientes, e colaboradores. Ocorrendo isso a empresa terá mais resultados […]

  2. […] Black Friday é necessário ter boas ofertas. Ou seja, além de vender, é necessário encantar os clientes. Fazendo, com isso, que se tornem compradores recorrentes de sua […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo