BYOD – Saiba o que é e conheça os benefícios

2022-01-21T11:03:06-03:0021 janeiro, 2022|Tecnologia no Varejo|

Ter agilidade no processo, ser assertivo nas informações de B.I, podendo, no entanto, usar plataformas e equipamentos modernos e ágeis. É o que todos os colaboradores da sua empresa desejam e o seu time de T.I. quer, não é mesmo? E é isso que o BYOD pode proporcionar. Acompanhe o texto.

Qual é o grande desafio para conquistar? A resposta está em fazer a “conta” fechar. Inclusive, com o aumento do dólar, o custo da gestão de T.I. cresceu também, fazendo que as empresas no momento de escolher os seus equipamentos, procurem o melhor custo-benefício. Ao invés dos dispositivos mais potentes, porém, muito mais caros.

Somando a essa conta, observamos. Custo das licenças exorbitantes altos e complexos investimentos em softwares. Logicamente não podemos esquecer que o aumento de custos para conseguir equipamentos modernos que possam dar conforto a todos os colaboradores, faz com que o nível de investimento tenha que ser muito alto. Comparado ao possível no orçamento da maioria das empresas.

Por outro lado, temos profissionais que investiram e que também possuem equipamentos confiáveis e com alta performance. Quando eles iniciam um novo projeto dentro de uma empresa, normalmente acabam recebendo equipamentos corporativos menos modernos e eficientes do que aqueles que eles já possuem. O que causa uma certa frustação.

O que podemos perceber é que isso se torna uma desvantagem para os dois lados. Ou seja, o colaborador sabe que poderia produzir melhor com sua própria ferramenta, se pudesse utilizá-la. E a própria empresa tem o conhecimento que teria que investir muito mais para conseguir atender essa demanda. Tudo isso para propor uma solução e resolver essa deficiência tecnológica.

Sendo assim, a implantação do sistema BYOD chegou para resolver esse problema e servir como opção para essa demanda tecnológica.

Significado de BYOD

BYOD é um conceito utilizado pela T.I. que permite que os profissionais de uma empresa possam usar aparelhos próprios para desempenhar seu trabalho e cumprir suas tarefas.

Saiba o que é, e conheça quais são os benefícios da implantação da BYOD no seu negócio. Não perca tempo e conheça também como a Casting potencializa o BYOD, trazendo agilidade e redução de custos para a sua empresa!

A sigla BYOD “Bring Your Own Device”, que em português significa “traga seu próprio dispositivo”, é uma tendência que está crescendo muito no cenário atual. Com isso trazendo conforto para o colaborador e reduzindo custos internos para as empresas com a sua implantação.

Formas de implantar

Conheça algumas formas de implantar o BYOD. A forma mais conhecida é a híbrida. Funciona da seguinte forma. A empresa fornece o aparelho móvel corporativo, mas o profissional tem também a liberdade de usar o seu aparelho pessoal se achar mais conveniente e mais produtivo.

Ou a segunda maneira, a forma que tem mais crescido, é a utilização do aparelho pessoal do colaborador integralmente. Nesse formato, porém, para que os dados sensíveis não fiquem desprotegidos, a empresa controla o uso de dados remotamente. Fazendo assim que o profissional tenha acesso apenas aos dados necessários no seu próprio aparelho, trazendo segurança para os dois lados.

Para que essa decisão seja tomada, é importante saber os benefícios e desvantagens na implantação do BYOD no seu negócio. Observe conosco.

Conheça os benefícios

O modelo BYOD permite a redução de custos de gestão de T.I. Além disso, diminuição de despesas com compra de dispositivos novos e troca de equipamentos.

No modelo home office, o custo de conexão de internet fica com o colaborador. Sendo assim, a empresa consegue melhorar a produtividade e a satisfação do profissional que usa o seu próprio equipamento. Ou seja, de acordo com o seu gosto pessoal e suas necessidades.

Outro benefício é a facilidade que o colaborador encontra em trabalhar de qualquer local. Ou seja, home office, na empresa, no cliente ou até mesmo em viagem. O profissional estará sempre tendo acesso aos seus dados para execução de tarefas, precisando apenas estar conectado na internet.

BYOD – Pontos de atenção

1- Segurança

Para melhorar o controle na estrutura da T.I. e ter segurança relacionado a dados, a equipe de T.I. tem que ter muita atenção nos processos. Além disso manter os colaboradores atentos e treinados, para evitar ataques e problemas cibernéticos.

Para arquivar dados, é importante usar plataformas em nuvem, protegendo assim as informações e as mantendo em segurança.

Com isso, o time de T.I. deve ter uma estratégia de implantação que traga segurança para os dois lados. Essa equipe deve estar pronta e disponível para acompanhar os processos.

2- Foco

Conseguir dividir o tempo naquilo que é pessoal ou profissional também é um ponto de atenção. Ou seja, no mesmo celular por exemplo que ele está utilizando para o trabalho, ele recebe mensagens pessoais. Isso pode dividir a atenção e fazer o colaborador perder o foco.

No entanto, a questão também pode ser vista de outra forma. O profissional que utiliza o mesmo equipamento, não se desconecta do trabalho, nem nos momentos de folga. Isso no decorrer do tempo causa desgastes emocionais.

Outro ponto de atenção aqui é uma possível reclamação trabalhista nesse caso.

Conhecendo os benefícios e os pontos de atenção para implantação do BYOD você pode tomar a decisão com sua equipe de T.I. da forma correta de implantar esse conceito.

3- Tecnologia x benefícios

Quando o assunto está relacionado com dispositivos móveis, você deve ter em consideração que nem todos os colaboradores se interessam, ou até mesmo investem, em aparelhos modernos e sofisticados. Alguns esperam de um smartphone alta tecnologia, mas outros querem mesmo apenas fazer ligações e trocar mensagens.

Para poder dar equilíbrio nesses casos, toda a infraestrutura da T.I. tem que fazer planejamento correto na implantação da BYOD. Ou seja, as plataformas e aplicativos tem que ser coerentes com os níveis de equipamentos disponíveis no mercado. E se caso o equipamento pessoal do colaborador não estiver apto ou tenha incompatibilidade, o ideal é ter uma alternativa para que ele esteja equipado da mesma forma que seus pares.

A Casting sempre está buscando soluções para que sua gestão T.I. seja muito mais eficaz e produtiva. Por isso, conheça as soluções que a Casting tem para a implantação da BYOD. Com essa agilidade e rapidez, seu time vai trabalhar muito satisfeito, sem perder a segurança.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo