Bata as metas: Black Friday e Natal

2021-11-19T09:03:55-03:0019 novembro, 2021|Produtividade de Vendas|

Final de ano é uma época muito importante para as vendas no comercio em geral. Por isso, veja como bater as metas na Black Friday e Natal. Acompanhe o texto.

Ao planejar as vendas das lojas de fim de ano alguns ficam preocupados que a Black Friday possa acabar com as vendas do Natal. Devido as datas serem próximas, deve ser feito sim avaliações das estratégias para que isso não aconteça. Ou seja, cada uma dessas datas apresenta diferenças importantes nos hábitos dos consumidores que devem ser levadas em consideração.

Black Friday e Natal

A maior diferença nessas duas datas está na conectividade. Por exemplo, as compras da Black Friday ocorrem na maioria de forma online, enquanto que nas compras natalinas a maioria são presenciais.

Outro ponto a observar é que muitas pessoas saem às compras de Natal na última hora, comprando seus presentes nos shoppings ou no comércio de rua.

No Natal as pessoas estão atentas na celebração. Com isso percebemos que são comprados mais presentes para familiares e amigos. Por outro lado, nas compras da Black Friday, os consumidores compram objetos mais pessoais.

Podemos observar, portanto, que poucas pessoas vão na Black Friday para comprar presentes natalinos.

Outra diferença entre as compras de Black Friday e Natal é o tempo. Na Black Friday, os produtos são pesquisados por semanas ou até meses, antes do consumidor tomar uma decisão. Contudo, na época do Natal essa procura dura menos tempo.

Para uma estratégia de vendas eficiente é indispensável avaliar os produtos mais vendidos nas duas datas. Uma vende mais eletrônicos enquanto a outra é campeã em venda de brinquedos.

Por isso vemos que a Black Friday e Natal possuem características específicas e que devem ser levadas em conta na hora de treinar seu time de vendas. Ou seja, para bater metas é necessário planejamento!

Motivando seus vendedores

Quando pensamos em bater metas precisamos relacionar com vendedores motivados. Por isso, esse é o momento ideal para oferecer aos seus colaboradores prêmios para retribuir a colaboração feita no ano.

Essa ação faz com que esses funcionários se sintam valorizados ajudando na integração da equipe. A falta de incentivo, portanto, é um fator desmotivador para todo vendedor. Ou seja, a época de final de ano é um bom momento para um reconhecimento que desperte no funcionário que seu trabalho está sendo notado.

Uma ideia utilizada por muitas empresas são as tradicionais festas de final de ano. Essas reuniões de confraternização podem ser oportunidades para os colaboradores e líderes relaxarem depois de muito trabalho. São realizadas em forma de almoço, happy hours ou um churrasco, por exemplo.

Vemos também que, promover ações que tenham o intuito de reunir os membros da equipe, é uma forma de gerar um ambiente equilibrado e saudável de trabalho. Outra ideia é presentear seu time com brindes como panettones, cestas de Natal, ou cartões motivacionais.

Olhar atento do vendedor

Duas datas, duas oportunidades de bater suas metas de final de ano. Sendo assim, os momentos da Black Friday e Natal são importantes para planejamento de suas vendas.

Cada data de varejo precisa do olhar atento do vendedor, para não perder a oportunidade de contato com o público. Sendo assim, para que as vendas tenham sucesso é preciso estar por perto e na hora certa.

Uma dica é antecipar os desejos de seus consumidores e entregar o que eles querem de forma personalizada. Por isso, você pode investir em meios alternativos de comunicação como uma assistência personalizada por exemplo. Agindo assim a sua marca se destacará e terá chances daquele cliente ser fidelizado.

Planejamento

Para começar a aplicar qualquer estratégia de vendas, o importante é investir em um planejamento eficiente. Ele é fundamental para que os resultados aconteçam. Por isso é importante contar com o auxílio das tecnologias disponíveis.

Fazer um vídeo no Youtube, por exemplo, pode ser uma estratégia eficiente para as vendas de Black Friday e Natal. Considerando, portanto, os consumidores que pesquisam antes de efetuar a compra.

Por isso, a otimização em sites, e um bom relacionamento com o cliente irão contribuir para aumentar o engajamento do público-alvo.

Confira esse artigo que preparamos para você com 3 dicas de sucesso para vender pelo WhatsApp.

Um planejamento para Black Friday e Natal pode incluir, por exemplo, as vendas através do e-commerce da sua loja. Porém, é necessário ficar atento ao suporte e aos processos que essa estratégia precisa. Esse pode ser um diferencial para captar e reter mais clientes nessas datas.

Lembre-se de que os consumidores são atraídos por preços baixos e descontos. Por isso as promoções podem ser decisivas para a escolha dos consumidores, ajudando a atrair e fidelizar novos clientes.

Um dos principais requisitos que consumidores analisam para decidir uma compra é o prazo da entrega dos produtos adquiridos. Por isso é importante cumprir esses prazos.

Metas acessíveis

Fazer as metas de fim de ano pode ser muito animador. Porém, se elas não forem realistas podem prejudicar o desenvolvimento ao invés de ajudar.

Por isso, para seguir com a motivação da sua equipe, trabalhe com o planejamento dessas metas com antecedência. Lembre-se de que cada vendedor é único e por isso precisam de metas individuais também além das coletivas.

Ter uma estratégia individual também possibilita verificar o desenvolvimento com mais detalhes. Sendo assim, feedbacks são muito bem-vindos e podem servir para dar aquele impulso que seu time precisa.

Na Black Friday e Natal o fluxo de vendas é mais alto e volume de trabalho também. Por isso, esteja sempre motivando sua equipe de vendas. Lembre-se de que, ao final de tudo isso, premiações são ótimas oportunidades de manter o companheirismo para o próximo ano.

Quer saber mais sobre metas? Então clique aqui e confira dicas para fazer suas metas.

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