Avaliação de desempenho: como ela pode ajudar o seu time de vendas

Construir um bom time de vendas exige atenção e feedbacks constantes. A avaliação de desempenho pode ajudar seus colaboradores e consequentemente melhorar as vendas na sua loja. Vamos entender então o que é a avaliação de desempenho e como ela pode contribuir com o seu time de vendas.

O que é Avaliação de Desempenho?

Mensurar o desempenho do seu time é muito importante para o sucesso de vendas por isso é importante utilizar do processo de avaliação de desempenho dos seus colaboradores e do seu time de vendas.

É um método que mensura o desempenho de cada colaborador. Pode ser feita várias vezes e, dessa forma, comparar os resultados de maneira que seja possível acompanhar quem está alcançando as metas e os objetivos e merece ser reconhecido e quem não está indo no caminho certo e precisam de um feedback mais construtivo.

Ela pode ser feita anualmente ou várias vezes ao ano, com a frequência que for melhor para acompanhar a evolução do seu time. O mais indicado é no mínimo duas vezes ao ano para ter resultados mais atuais.

A avaliação de desempenho tem um papel fundamental para construir um time comprometido e dedicado, que alcance as metas e alavanque as vendas. Fazendo esse processo no seu time você encontrará detalhes que antes não era possível ver, principalmente falando de características de cada colaborador.

Por que a Avaliação de Desempenho é importante?

Quando você avalia seu time constantemente é possível verificar os pontos que seus colaboradores podem melhorar, as qualidades e competências de cada um para que eles estejam inseridos no lugar certo e assim possa extrair o melhor do seu time de vendas.

Nesse processo também é possível prever e corrigir erros antes que eles aconteçam além de motivar e aumentar as vendas da sua loja como consequência. Colaboradores felizes é sinônimo de bons resultados e vendas efetivas.

É importante também traçar uma estratégia pós avaliação, onde será necessário organizar a melhor decisão a partir da conclusão da Avaliação de Desempenho. Será possível avaliar quais tipos de treinamentos utilizar para o time e como motivá-los.

Vamos agora mostrar 7 motivos para utilizar a Avaliação de Desempenho com seu time de vendas e que vão trazer o sucesso que você precisa.

7 motivos para utilizar a Avaliação de Desempenho

1.   Define estratégias para o seu negócio

Com a Avaliação de Desempenho é muito mais fácil definir as estratégias de vendas para cada time. O gestor pode acompanhar o volume de vendas de cada colaborador, ver se as metas estão sendo atingidas e estabelecer novos objetivos com base nesses dados. Objetivos que serão mais consistentes e definidos após avaliação, com um cenário mais consistente e detalhado.

2.   Elimina os erros

Quando você tem um olhar mais amplo do seu time e detalhado é possível identificar um problema antes mesmo que ele aconteça pois, com a avaliação de desempenho, existirá um registro de resultados das ações do seu time de vendas.

Então, se uma equipe não está se saindo bem em determinado setor, você verá isso claramente podendo remanejá-los para outro que seja mais produtivo.

3.   Feedbacks constantes

Um time com feedbacks constantes é um time que errará menos e estará mais motivado. Os colaboradores precisam saber a direção correta para caminhar e, consequentemente, um gestor que os conheça de maneira clara para direcioná-los.

Esse processo orienta tanto o time quanto a loja, aproveitando melhor as possibilidades e formando mais vendas efetivas.

4.   Identifica quem precisa de treinamento

Dentro de um time de vendas onde as metas não estão sendo atingidas, é necessário encontrar a causa dessa situação e, uma delas pode ser a falta de treinamento adequado para determinado colaborador.

Com a avaliação de desempenho do time de vendas é possível mapear as pessoas de forma individual identificando assim aqueles que estão superando as expectativas e os que precisam de mais treinamento.

5.   Define bônus por desempenho

Da mesma forma que é possível identificar aqueles que precisam de treinamento e feedbacks construtivos, também é possível mensurar aqueles que estão indo além das expectativas dentro do time de vendas fazendo com que os bônus e as remunerações sejam bem definidos.

Quando há premiações e incentivo há também maior desempenho no time de vendas fazendo com que os colaboradores queiram dar o melhor de si para atingir as metas. Com a avaliação de desempenho esses bônus são mais definidos pois há um sistema visual e organizado com informações individuais.

6.   Diminui custos da empresa

Com a avaliação de desempenho ativa no seu time de vendas é possível reduzir os custos de treinamentos desnecessários, focando apenas nos colaboradores que precisam e no treinamento certo. Além da diminuição de gastos com o entra e sai de funcionários, cada um do time estará em seu lugar fazendo o correto e recebendo feedbacks constantes.

7.   Diferencial competitivo

Com profissionais focados e felizes sua loja consegue ter um diferencial competitivo enorme diante dos concorrentes, guardando seus talentos motivados e dispostos a darem o seu melhor.

A avaliação de desempenho pode trazer todos esses benefícios citados e muitos outros ao seu time de vendas. Por isso é muito importante definir os objetivos a serem alcançados e, com isso, definir quais avaliações de desempenho serão aplicadas.

Outro ponto importante é o momento pós avaliação onde serão dados os feedbacks e os relatórios serão analisados. Agora é o momento certo para começar esse processo, ele é consistente e com informações reais, perfeito para feedbacks assertivos e construir um ótimo time de vendas.

Agora que você já sabe o que é avaliação de desempenho e como ela pode ajudar sua equipe de vendas, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Para saber como acompanhar indicadores de vendas na sua empresa, clique aqui.

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@cstng.com

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Compartilhe esse post nas suas redes!

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.