O que é Autogestão e como utiliza-lo em seu time

2021-08-25T10:38:23-03:0024 agosto, 2021|Gestão de Pessoas no Varejo|

Se você quer deixar sua empresa mais contemporânea e dar mais autonomia para seu time, o modelo de autogestão é perfeito. Continue a leitura e conheça mais sobre esse método.

Quando você pensa em adotar um novo método para o seu time é interessante levar em consideração a autogestão. Alguns modelos usados hoje em dia são antigos e ultrapassados podendo até influenciar na performance da equipe. Por isso, conhecer esse método mais atual é importantíssimo para se manter sempre atualizado.

Agora, se você ainda não conhece o modelo de autogestão, acompanhe o texto. Nele falaremos o que é e os benefícios de aplicá-lo no seu time.

O que é Autogestão?

Podemos definir autogestão como um método para gerenciar times onde as metas são direcionadas para cada um dos funcionários. Tudo normal até aí não é mesmo? Porém, nesse modelo o próprio colaborador que gerencia seu tempo, toma as decisões e define quais são as tarefas prioritárias. Com isso, não é necessário pedir autorização para um superior, pois ele tem autonomia.

Estamos falando aqui de um modelo para gerenciar equipes que pode ser aplicado em diferentes contextos, principalmente para esse novo normal que são os trabalhos em home office.

No método de autogestão as decisões são feitas entre os colaboradores, a gestão é mais horizontal pois há autonomia. Sendo assim, a principal diferença entre esse modelo e o tradicional é que não é necessário chamar o gestor todas as vezes que é necessária uma tomada de decisão.

Contudo, regras precisam ser estabelecidas para haver um controle sobre esse time. Com isso eles saberão até onde podem ir sozinhos e onde precisarão de ajuda. Podemos ver então que a autogestão não dá igualdade de poderes para toda equipe, mas sim dá mais liberdade para que eles trabalhem seguindo regras já estabelecidas.

Um método moderno, que surgiu pois o modelo antigo verticalizado já está sendo repensado nos últimos anos. Sendo assim, as empresas estão procurando por métodos mais autônomos, que dê liberdade para seus colaboradores para escolher sua rotina de trabalho.

Por que a autogestão é algo importante?

O modelo de autogestão está se tornando cada vez mais importante. Incentivar a autonomia do seu time estimula a criatividade e a inovação. Além disso, para empresas que tem funcionários trabalhando em home office, esse modelo estimula o engajamento da equipe mesmo remota.

Sendo assim, há desenvolvimento no potencial do funcionário, fazendo com que resolvam problemas sozinhos. Quando não há necessidade de um gestor a todo momento, aumentamos a produtividade da equipe porque as tomadas de decisões ficam mais ágeis. Além disso, o líder pode estar concentrado em outros assuntos mais relevantes.

Você sabia que através dos indicadores de vendas, os funcionários podem fazer uma autogestão do seu desempenho? Entenda qual a importância no dia a dia desses vendedores e como aplicar esse método em seu time.

Autogestão em seu time de vendas

Já vimos a importância de aplicar esse método na empresa e nas equipes. Agora imagine a autogestão sendo aplicada em seu time de vendas? Com isso cada funcionário pode analisar seus indicadores e desempenho, sabendo onde é necessário melhorar e quais metas ainda precisam ser alcançadas.

Muito bom não é mesmo? Imagine o quão ágil seria sua equipe trabalhando nesse modelo. Por isso vamos apresentar para você 5 dicas de como promover a autogestão em seu time de vendas.

1- Expectativas alinhadas

Dentro do time de vendas é importante ter todas as expectativas alinhadas antes de dar total autonomia para eles. Ou seja, cada colaborador precisa saber quais tarefas ele necessita realizar e, consequentemente, quais resultados ele precisa trazer para a equipe.

Por isso é necessário alinhar as expectativas com cada um primeiro. Hoje em dia existem vários meios de se fazer isso, não importando se você está perto ou longe do time.

É possível fazer esse alinhamento a distância com ferramentas que facilitam o gerenciamento de informações. O aplicativo da Casting por exemplo, possui ferramentas para auxiliar na comunicação e alinhamento da equipe. Além de permitir que cada funcionário consiga visualizar seus indicadores e metas. Vale a pena conhecer, clique aqui.

Além das expectativas com o gestor, o alinhamento entre a equipe também é importante para a  autonomia de cada um. Uma rede de acordos individuais deve ser criada e estimulada para que tudo flua da melhor forma possível.

2- Utilize os KPIs a seu favor

A utilização dos indicadores não deve parar só porque seu time está trabalhando no modelo de autogestão, pelo contrário. Os KPIs serão de grande ajuda para monitorar o desempenho de seus colaboradores.

O gestor precisa sempre estar atento ao desenvolvimento do time, disponibilizando relatórios de produtividade, métricas importantes entre outros dados que irão auxiliar seu time no processo de autonomia e aumento de produtividade.

Quer saber mais sobre KPIs e como utilizá-los em sua equipe? Clique aqui e leia esse artigo que separamos para você.

3- Reuniões e feedbacks constantes

Ter um modelo de autogestão na sua equipe não significa abandoná-los, mas sim incentivá-los constantemente. Por isso, ter reuniões e feedbacks constantes é muito importante para o desenvolvimento de seu time.

Trabalhe com retornos positivos e negativos em suas reuniões, para que haja o reconhecimento de esforços e os mantenha sempre atentos aos resultados do time.

Essas reuniões podem ser feitas de maneira remota, por vídeo chamada por exemplo. Porém, de atenção as chamadas de vídeo e não apenas contato por áudio. O contato visual é importante entre gestores e equipe.

Gostou do modelo de autogestão e quer aplicá-lo em sua empresa? Muitos benefícios serão visíveis em sua equipe entre eles:

– Democratização dos processos de trabalho

– Aproximação entre gestores e equipe;

– Agilidade nas decisões

– Utilização de ferramentas para auxiliar a gestão.

Esses e outros benefícios são visíveis em times que trabalham com o modelo de autogestão. Agora que você já conhece esse método aplique na sua equipe e veja os resultados. Lembre-se das dicas e aumente a produtividade do time.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo