4 passos estratégicos para você aumentar as vendas de fim de ano

2022-06-24T09:26:08-03:004 dezembro, 2020|Produtividade de Vendas|

O final de ano promete o melhor para todos, em especial para as vendas no comércio. Por isso, se você quer vender mais e melhor prepare-se para aumentar as vendas de fim de ano, este é o momento promissor. Acerte os ponteiros, a hora é agora. O dia da sua venda é hoje.

As lojas objetivam grandes vendas, os clientes querem ter satisfação ao entrar na loja. Para que isso aconteça satisfatoriamente, invista em uma equipe de vendas bem treinada, assim como em uma estratégia elaborada antecipadamente visando os lucros a serem atingidos.

Os funcionários devem estar bem capacitados para atender melhor às exigências desses clientes de final de ano e com mais excelência do que quando compram durante o ano simplesmente. Por isso, a eficiência deve ser a mola principal para alavancar as vendas e os lucros dentro da empresa nesse momento.

É importante ressaltar que, toda estratégia precisa ter um objetivo claro, principalmente para a equipe de vendas. Dessa forma, é importante estar atento aos gostos do seu cliente, bem como, as tendências do mercado, para que você possa encartar o seu cliente de forma positiva.

Além disso, utilizar a tecnologia na sua loja se tornou indispensável para aumentar as vendas de fim de ano. Dessa forma, você conseguirá gerir de forma muito mais simples os resultados que foram alcançados.

Saiba mais e conheça alguns passos para você aumentar as vendas de fim de ano:

4 passos para aumentar vendas de fim de ano

1- Metas definidas

A equipe de vendas deve ter metas bem definidas e estrategicamente colocadas para que tudo se concretize da melhor maneira possível nas vendas de fim de ano. Nessa época o estoque tem que estar elevado e sem falta de produtos para atender a demanda dentro da loja. É importante ter a mais do que precisar correr atrás dos produtos que faltarem nas prateleiras. Mas tudo deverá ser feito após um planejamento minucioso aliado com uma pesquisa de mercado correta.

Por exemplo, imagine que tenha uma marca de moda onde as peças de roupas da coleção de primavera/verão são bastante vendidas nessa época. Nesse sentido, crie uma promoção especial para estimular os clientes que já compram na sua loja a fazerem ainda mais compras.

Em outras palavras, entenda as necessidades do seu cliente para usar isso no branding da sua loja. Dessa forma, você conseguirá aumentar as vendas de fim de ano com mais facilidade.

2- Invista no marketing digital

Com o avanço da tecnologia, bem como, o impacto da pandemia no varejo, se tornou imprescindível a sua loja ter presença online. Ou seja, para as suas vendas de fim de ano, uma das metas a serem bem exploradas é o uso do marketing digital. A empresa de sucesso deve investir no marketing digital se quiser garantir maiores vendas e alavancar seus negócios no mercado. Então, para isso acontecer, sua empresa deve mostrar ao cliente que tem os melhores produtos e o preço mais razoável, acima das outras lojas.

Segundo a pesquisa “TIC Domicílios 2020” elaborada pelo Cetic.br, apoiado pela Unesco e CGI.br, o Brasil possui cerca de 152 milhões de usuários da internet nos últimos 2 anos. Ou seja, utilizar as estratégias de marketing digital é muito importante para expandir o seu negócio e aumentar as vendas de fim de ano.

Por exemplo, se a sua loja atendia apenas a cidade de São Paulo e região, com essas estratégias você pode alcançar pessoas de todo o Brasil.

É visando as vendas de fim de ano que as empresas devem investir em tecnologias mais avançadas como o uso de um software que possibilite a automação dos processos possibilitando maior rapidez nas vendas dos produtos apresentados.

Sua loja não pode ser apenas mais uma entre milhares, mas deve ser a única a oferecer esses produtos e da melhor maneira possível. Invista em anúncios na Internet, no Google, Adwords, Facebook Ads e outras formas de publicidade que possam convencer bem para seu público. Faça uma boa turbinada em suas vendas aumentando seu faturamento nas vendas de fim de ano.

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3- Planeje sua estratégia de venda

O final de ano é o período mais promissor para o comércio. É o momento em que as pessoas estão dispostas a comprar de qualquer maneira. Então por que não apresentar o melhor para os clientes?

Todos querem presentear os amigos, parentes e as empresas fazem o “amigo secreto” nas repartições. Então, vamos vender mais e melhor. As vendas pela Internet exigem um preparo melhor, um estudo do comportamento e interesse da população a ser alcançada pela loja. Nesse sentido, você pode utilizar a psicologia de vendas ao seu favor, dessa forma, será mais simples criar uma estratégia que contribua para aumentar as vendas de fim de ano.

Porém, nesse momento, a estratégia nas vendas não se decide em cima da hora. Tem que ser bem planejada, nunca devem ser feitas vendas por impulso, pois os clientes estão atentos e acabam indicando seus produtos aos amigos e familiares também.

Em alguns casos o cliente prefere pagar um pouco mais e ter o produto em pouco tempo na sua casa. A dinâmica nas vendas de fim de ano é entregar o produto num prazo menor e que satisfaça as necessidades dos clientes.

Além de tudo é importante não aumentar muito os preços de seus produtos.  Procure trabalhar com preços justos. A propaganda é a alma do negócio.  Procure mostrar ao seu público que sua loja pode fornecer o melhor preço do mercado assim como a mercadoria com a melhor qualidade.

Porém, oferecer um produto de ótima qualidade por um bom preço não significa que você precisa oferecer um desconto sobre ele sempre. Mostre o valor real do seu produto.

4- Equipe de vendas eficiente

A equipe de vendas deve estar preparada para atender seus clientes da maneira mais atenciosa possível. Se os clientes estiverem indecisos a equipe deve entrar em ação orientando e demonstrando os produtos mais adequados aos clientes dentro da loja. A publicidade deve ser o diferencial da loja.

Os clientes precisam saber que comprar em sua loja é a melhor opção e que seus produtos são eficientes e atendem os objetivos da época. Nessa época de final de ano, a vendas na Black Friday ajudam no planejamento das vendas, dando uma boa base para calcular qual o estoque apropriado a ser colocado na loja para não ter prejuízo. Sendo assim, sua equipe de vendas deve estar bem-preparada e ser eficiente.

Além disso, é importante que o time esteja alinhado na sua comunicação, pois essa falha pode ser fatal quando se deseja aumentar as vendas de fim de ano.

Ou seja, mantenha sua equipe motivada para que eles se sintam bem no ambiente profissional. Dessa forma, você pode usar estratégias de marketing de incentivo. Como resultado você terá um time engajado em cumprir as metas estabelecidas.

Um olho no peixe e outro no gato

Seu diferencial deve estar além dos seus concorrentes. Sua equipe deve estar sempre atenta nas abordagens, bem como nas promoções de descontos que outros estão oferecendo no mercado. Procure proporcionar insights mais atraentes que os outros. Monitore as ações da concorrência.  Nunca subestime seu concorrente.

Além disso, mostrar o seus benefícios e ser reconhecido por suas inovações é muito importante para aumentar as vendas de fim de ano. Dessa forma, busque referências tanto dentro quanto fora do seu nicho de atuação para que você possa oferecer soluções criativas aos seus clientes.

Mostre o seu diferencial

Sabemos que o mercado está em constante mudanças, da mesma forma, os consumidores tem mudado a maneira como eles consumem os produtos. Ou seja, se você deseja se destacar nesse cenário, encontre o que te faz ser único e mostre ao seu cliente.

Além disso, demonstre esse diferencial através de alguns fatores como: preço, qualidade do produto, atendimento personalizado e muitos outros.

Em qualquer época do ano, isso é necessário para que a sua empresa se mantenha ativa no mercado. Contudo, no fim de ano, pelo fato da quantidade enorme de ofertas que aparecem aos clientes, esse diferencial irá fazer com que ele compre de você.

Por ser uma época em que as pessoas estão mais sensíveis, você pode usar isso ao seu favor oferecendo uma experiência única ao cliente. Por exemplo, ao comprar um produto na sua loja, seja física ou e-commerce, envie um ”mimo” para que ele se lembre de você sempre que tiver uma necessidade.

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Portanto, estudar o seu mercado de atuação, seja nacional ou internacional e proporcionar uma experiência única ao cliente é importante para aumentar as vendas.

Insights

Nas vendas de fim de ano vale tudo. Proporcione brindes personalizados, motive as compras, faça sorteios relâmpagos de produtos que você pesquisou serem os mais desejados pelos seus clientes. Sua equipe de vendas deve ser a imagem de sua loja. Não permita que ajam distrações nessa hora. E lembre-se sempre que um cliente satisfeito trás outro, invista na pós-venda.

Além disso, outra ótima ideia é enviar cartões desejando Boas Festas e Feliz Ano Novo aos clientes cadastrados. Seus produtos devem ter a melhor apresentação possível. Lembre-se que as redes sociais são de grande importância para as vendas. As redes sociais são a alma de seus negócios. Um clique atinge um número maior de pessoas do que somente um telefonema.

Enfim, tenha em mente que algumas palavras são essenciais para atingir determinados clientes. Utilize sempre frases curtas, verbos como: curta, clique, acesse ou venha. Faça isso de forma direta, buscando atrair o maior número possível nas mídias sociais e nos posts. Encaminhe seus clientes para um link onde eles poderão acessar seus produtos de forma clara e objetiva. Seja um atrativo para eles. Tenha controle do que é dito sobre o seu produto. Esteja atento e pronto para ouvir as sugestões. Seu melhor feedback é a comunicação com o cliente. Esteja em evidência sempre.

E lembre-se: o que não é visto não é lembrado. Por isso, ofereça possibilidades de pagamento das compras e após o final de ano deixe sua loja aberta para trocas determinando um período certo para esses clientes. Lembre-se de que quando os clientes vierem trocar os produtos sempre haverá a possibilidade de querer levar outros que também se agradarão ao entrar na loja.

Calcule os seus resultados

Você só poderá aumentar as vendas de fim de ano de forma efetiva se souber como calcular as metas de vendas que os seus vendedores atingiram. Ou seja, todo esse processo necessita ter um planejamento e uma boa gestão para que os seus vendedores estejam empenhados para atingir as metas.

Dessa forma, é necessário conversar com cada vendedor do seu time para estipular as metas individuais e coletivas que sejam desafiadoras, porém, dentro da realidade da sua loja. Além disso, faça uma revisão periódica para analisar os resultados e definir em quais pontos podem ser desenvolvidos e quais pontos estão excelentes.

Portanto, estruture bem a jornada do consumidor para que ele tenha uma boa experiência em todos os pontos de contato com a sua loja. Isso porque, toda estratégia que não possui um planejamento ou que não possível medir os seus resultados, estará fadada ao fracasso.

Todo empreendedor deseja ver a sua loja crescer cada vez mais e, no final do ano, é o momento ideal para vender mais a preço cheio. Ou seja, você pode aumentar o faturamento do seu negócio utilizando essa época de vendas sazonais ao seu favor.

Solução Casting

Por fim, agora que você já tem várias dicas de como aumentar suas vendas de fim de ano, conheça a Solução Casting.

Ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas. Proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Este método foi utilizado e validado por grandes varejistas no mercado como Alexandre Herchcovitch, OBoticário, Óticas Carol e muitas outras marcas de sucesso. Ou seja, através desse método a sua loja poderá aumentar as vendas de fim de ano e, além disso, ter pessoas promovendo-a.

Dessa forma, ela poderá se tornar uma “love brand” e, consequentemente, ser uma referência dentro do seu nicho de atuação.

Se você ficou interessado e quer participar deste grupo seleto de empreendedores de sucesso, fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br.

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Um comentário

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