7 dicas para ter um atendimento humanizado na área de vendas

2020-04-14T14:02:22-03:0014 abril, 2020|Sem categoria|

Descubra como tornar o atendimento ao cliente mais humano e personalizado para aumentar as suas vendas!

Com a quarta revolução industrial, a tecnologia ganha cada vez mais espaço no dia a dia dos seus colaboradores e clientes. Porém, muitas vezes, o que o seu consumidor quer é um vendedor disposto e atencioso, capaz de ajudá-lo a sanar dúvidas e a adquirir a solução para suas necessidades.

Isso é o que chamamos de atendimento humanizado na área de vendas. Ele traz uma série de benefícios para os clientes, que se sentem acolhidos e cujas necessidades são plenamente atendidas. Também gera vantagens para a loja, que conquista cada vez mais consumidores para potencializar os seus lucros e aumentar os níveis de fidelização.

Sendo assim, que tal saber como implementar um atendimento humanizado em seu negócio? Leia e descubra as nossas dicas de ouro!

1. Identifique as necessidades dos seus clientes

O primeiro passo é entender o que os seus clientes querem dos seus vendedores. É preciso saber que tipo de postura eles desejam, o nível de proximidade que buscam em relação ao contato com o time de vendas, que tipo de abordagem é mais adequada, entre outros elementos relacionados a isso.

Para entender melhor esse conceito, imagine que os seus clientes esperam uma postura mais séria por parte do seu time de vendas. Nesse caso, o atendimento humanizado não seria um vendedor extremamente casual e próximo do público, mas um profissional eficiente, capaz de identificar as demandas com agilidade e, a partir disso, resolver os problemas.

2. Entenda quais são as suas principais falhas

Outra estratégia importante para garantir um atendimento humanizado é começar a identificar as suas principais falhas nesse aspecto. Portanto, faça um diagnóstico da sua equipe de vendas, verificando as potencialidades dos profissionais e os gargalos que eles apresentam durante o processo.

A partir disso, crie planos de ação para resolver cada falha identificada. Você pode, por exemplo, perceber que falta conhecimento em técnicas de negociação por parte do seu time. Nesse caso, um treinamento direcionado para o desenvolvimento de tais competências pode ser a sua melhor opção.

3. Associe a tecnologia à humanização

A humanização do atendimento não é sinônimo de abandono da tecnologia. Pelo contrário, os recursos tecnológicos podem, sim, se tornar grandes aliados dessa estratégia.

Para isso, é importante entender em quais processos de vendas a tecnologia tende a ser útil e em quais ela pode atrapalhar a sua relação com os consumidores. Além disso, vá em busca de programas e plataformas que permitam a personalização do atendimento e aumentem a eficiência na resolução de problemas do seu público.

Por fim, sempre abra espaço para que o cliente converse com um vendedor, em vez de restringir a relação a partir do uso de ferramentas automatizadas.

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4. Capacite toda a sua equipe

A sua equipe de vendedores precisa estar devidamente capacitada para atender os clientes de forma humanizada. Portanto, é essencial que você invista em um preparo adequado, com o objetivo de desenvolver essas habilidades no time.

Uma alternativa é buscar treinamentos comportamentais para oferecer aos seus vendedores. Algumas competências que podem ser desenvolvidas são:

  • rapport;
  • empatia;
  • capacidade de negociação;
  • potencial para identificar os problemas do cliente;
  • comunicação assertiva.

5. Utilize dados para melhorar o atendimento

Personalizar o atendimento é uma das formas de aplicar a humanização na sua loja. Para isso, você pode investir na análise de dados e garantir o acesso à informação para seus vendedores.

Você também tem a opção de centralizar todas as informações sobre os seus clientes e até leads em um só lugar. Nessa plataforma, armazene o máximo de dados que conseguir, de modo a desenvolver estratégias personalizadas para cada grupo de clientes que for capaz de identificar.

Além disso, você pode coletar dados sobre tendências na área de vendas e, assim, implementar novas estratégias e ferramentas para inovar no atendimento ao cliente na sua empresa.

6. Melhore a comunicação

A comunicação é um dos elementos mais importantes quando se fala em atendimento humanizado. Portanto, investir em formas de melhorá-la é uma ótima estratégia. Aqui, é importante que você entenda que a comunicação precisa ser fluida, clara e transparente, tanto entre os seus clientes e a empresa quanto entre os vendedores.

Isso porque, quando o time é capaz de se comunicar com qualidade, consegue trocar informações e dicas a respeito do atendimento ao cliente e de possíveis problemas que envolvem os produtos ou serviços prestados. Com isso, a solução destinada aos consumidores passa a ser mais rápida e eficiente.

7. Modifique a cultura da empresa

O atendimento é a ponta da sua empresa. É o momento em que você entra em contato direto com o cliente. Porém, não adianta humanizar apenas esse setor se todas as outras áreas não atuarem em conjunto com o time de vendas.

É aí que a cultura entra como protagonista. Para garantir um atendimento humanizado na parte de vendas, é importante que os demais setores também adotem uma postura alinhada a essa área.

Ou seja, os seus valores organizacionais e os comportamentos esperados por parte dos profissionais precisam ter o cliente como centro e, ainda, refletir a humanização de todas as relações dentro do negócio. Só assim é possível garantir que a humanização seja trabalhada no momento de atender o cliente.

Como você pôde perceber, o atendimento humanizado na área de vendas é essencial para garantir a satisfação dos consumidores e potencializar os resultados da sua loja. Nesse aspecto, a tecnologia pode ser a sua maior aliada e deve ser aproveitada.

Tenha em mente que você pode investir em softwares que potencializem a comunicação, tanto dentro da empresa quanto entre os vendedores e os clientes. Também há plataformas capazes de armazenar dados e analisar as informações sobre os consumidores da sua empresa. Portanto, siga as nossas dicas e comece a se beneficiar com as vantagens que um atendimento humanizado pode trazer para o seu negócio!

Aproveite e descubra também como criar um diferencial competitivo para a sua loja. Leia agora o nosso artigo sobre o assunto!

Um Comentário

  1. […] do histórico de informações, é importante humanizar o atendimento. Não se esqueça do nome do cliente e passe uma certa proximidade, para que ele perceba que pode […]

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