Atendimento digital: entenda o que é e quais as suas vantagens

2020-05-12T14:10:36-03:0012 maio, 2020|Sales Performance Management|

Você quer levar o melhor atendimento possível para os seus clientes e isso inclui todos os canais de comunicação da sua loja. Ou seja, é preciso investir em um atendimento de qualidade tanto na loja física quanto em meios digitais, como as redes sociais, o atendimento por telefone e por chat, entre outros.

É aí que entra o atendimento digital como seu aliado. Com o desenvolvimento das tecnologias da informação e a maior presença online dos clientes, essa forma de comunicação ganha destaque na atração e na retenção de consumidores e, inclusive, na hora de adotar estratégias para aumentar as vendas da sua loja.

Quer saber o que é, como funciona e quais são os benefícios de um atendimento digital de qualidade? Então, continue a leitura e descubra agora mesmo!

O que é e como funciona o atendimento digital?

Há alguns anos, a maioria das lojas vendia, quase exclusivamente, por meio dos estabelecimentos físicos. Os clientes entravam na loja, conversavam com os vendedores para tirar dúvidas e adquirir conhecimento sobre os produtos que desejavam e fechavam o negócio.

No entanto, com o passar dos anos e o desenvolvimento tecnológico, esse processo de venda sofreu grandes transformações. Hoje, os clientes estão muito mais presentes nos meios digitais e utilizam sites e plataformas para pesquisar produtos e adquirir informações sobre o que desejam.

Eles compram mais mercadorias e produtos por meio online, utilizando esse canal também para se comunicar com a empresa. Quando decidem comprar na loja física, já chegam com mais informações sobre os produtos.

É aí que o atendimento digital chega como um grande aliado. Ele consiste na utilização das plataformas e de tecnologias da informação para o estabelecimento de uma relação com os seus clientes. Isso significa que você utiliza a internet para mandar e receber mensagens de consumidores, oferecer produtos e promoções, solucionar dúvidas e, inclusive, fechar vendas dos seus produtos e das mercadorias.

O atendimento digital inclui, portanto, uma série de ferramentas e plataformas. Um call center, por exemplo, pode ser considerado uma forma de atendimento digital. Isso também vale para o chat de redes sociais e para chatbots implementados no seu site e na loja virtual. O contato por e-mail ou SMS também representa uma forma de atendimento digital que pode ser utilizada.

Quais as vantagens de um atendimento digital de qualidade?

Investir em um atendimento digital de qualidade garante uma série de vantagens e benefícios para a sua loja. Descubra, a seguir, quais são.

Redução dos custos operacionais

O atendimento online abre espaço para a utilização da tecnologia como mediadora das suas interações com os clientes. Dessa forma, você é capaz de investir em tecnologia da informação — por exemplo, em chatbots. Esse investimento permite que você empregue menos recursos na contratação e no treinamento de funcionários, o que reduz significativamente os custos operacionais da sua comunicação com os clientes.

É importante lembrar que outras ferramentas tecnológicas, mesmo sem substituírem a interação humana, podem servir para reduzir os custos. Isso porque a tecnologia da informação permite que os colaboradores que já atendem aos clientes da sua loja se tornem mais produtivos, gerando mais resultados em menos tempo.

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Aumento da satisfação dos consumidores

Os seus clientes estão cada vez mais presentes no ambiente digital, utilizando a internet para se informar e conhecer produtos que satisfazem às suas necessidades. Dessa forma, eles não estão, na maioria das vezes, dispostos a se deslocar até a sua loja para tirar dúvidas sobre determinado produto, podendo, inclusive, dar preferência para a compra online de mercadorias.

Assim, quando você também está presente no ambiente online, disponível para atender às necessidades desses clientes com qualidade, é capaz de aumentar a satisfação deles com os serviços prestados pela sua loja. A consequência disso é um aumento na sua taxa de conversão e, inclusive, na fidelização de consumidores.

Melhora da divulgação da sua marca

Para que a sua loja seja um sucesso de vendas, é essencial que você crie estratégias que ajudem na divulgação da marca para potenciais clientes. O atendimento digital pode ser um grande aliado nesse aspecto.

Isso porque quando você investe nesse processo, também investe na diversificação de canais de comunicação com os seus clientes. Você aumenta a sua presença no meio digital e, com isso, é capaz de chegar a mais pessoas sem maiores investimentos.

Aumento das suas vendas

O atendimento digital é uma forma de diversificar os seus canais de comunicação com os clientes e de aumentar a sua presença online. No entanto, você sabia que isso pode impactar diretamente as vendas da sua loja?

Isso porque você atrai mais clientes para o seu empreendimento e aqueles que já consumiram no negócio se tornam fiéis. Além disso, o atendimento digital abre portas para que você desenvolva o seu setor de vendas online. Afinal, se o cliente pode utilizar a internet para tirar dúvidas e se comunicar com a sua loja, ele também tem uma tendência maior a adquirir produtos no seu site.

Como realizar uma boa gestão de atendimento digital?

Agora que você já sabe como funciona e quais são os benefícios de um atendimento digital de qualidade, é hora de entender como realizar uma gestão de qualidade nesses processos. Descubra, agora, algumas dicas de ouro nesse aspecto:

  • defina um foco para a sua estratégia de atendimento digital;
  • escolha os canais de comunicação a serem utilizados;
  • crie indicadores e metas para avaliar a eficiência e a eficácia do processo;
  • faça um mapeamento de processos e defina responsáveis;
  • entenda quais são as principais demandas dos clientes e como você pode solucioná-las com o atendimento digital;
  • utilize plataformas e softwares de gestão para garantir uma gestão de qualidade.

Neste artigo, você descobriu o que é o atendimento digital e quais são as vantagens dessa prática. Como você pôde perceber, além de reduzir custos e tornar a sua marca mais conhecida no mercado, esse modelo de atendimento ao cliente pode ser o seu maior aliado na hora de potencializar as suas vendas e abrir portas para o mercado online. Portanto, comece agora mesmo a investir em um atendimento digital de qualidade para a sua loja e aproveite todos os benefícios!

Um Comentário

  1. […] O atendimento aos clientes pelo omnichannel é diferenciado e sua equipe deve estar preparada para isso. Promova treinamentos para seus funcionários mostrando como essa dinâmica acontece e como lidar com o público por diferentes canais, promovendo uma linearidade nos processos. […]

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