Análise de indicadores para uma gestão assertiva

2021-06-14T11:27:17-03:0011 junho, 2021|Capacitação no Varejo, Tecnologia no Varejo|

Para o sucesso do seu negócio é preciso ter uma gestão assertiva. Crie suas estratégias através da análise de indicadores de venda e trabalhe com grandes resultados.

Gerenciar seu negócio com estratégias eficientes é uma das chaves para o sucesso nas vendas. Sendo assim, você sabe como fazer essa análise de indicadores de maneira assertiva?

Pois bem, para falar de indicadores de vendas é necessário analisar muito mais do que apenas as taxas de conversão de suas vendas. Ou seja, você precisa estar a par de todas as ações que farão com que seu time atinja as metas propostas e não apenas o número de vendas. Por isso, a análise de indicadores vai muito além de observar os resultados.

É importante lembrar que não se indica observar todos os números diariamente da empresa. Essa mania gasta tempo desnecessário com números pequenos que não gerarão o resultado necessário. Por isso é importante fazer a análise de indicadores que são importantes para o seu negócio, os também chamados de KPIs.

Você já sabe o que são os KPIs (Key Performance Indicator)? São, basicamente, os indicadores utilizados para acompanhar o desenvolvimento da sua empresa. E por isso você mesmo pode definir os KPIs da sua loja, selecionando assim aqueles indicadores que influenciam diretamente nos objetivos previamente traçados.

Podemos selecionar, por exemplo, os indicadores referentes aos leads gerados ou qualificados. Podemos fazer a análise dos indicadores do clico de venda ou da taxa de conversão também. Esses são alguns exemplos de KPIs que poderão ser secionados para análise e que poderão ajudar nas vendas da sua loja.

Porém, você sabe o porquê é importante a análise de indicadores e como utilizá-las para uma gestão assertiva? Continue lendo esse artigo que iremos te ajudar.

A importância da análise de indicadores

Uma empresa que organiza suas finanças e faz investimentos corretos toma decisões planejadas e não deixa para tomá-las ao acaso ou em cima da hora, sem nenhum planejamento. Porém, para isso, fazer a análise de indicadores ajudará a sua empresa a crescer e conquistar a tão desejada gestão assertiva e, consequentemente, o sucesso. Ou seja, se sua empresa precisa de algumas melhorias, mas você não sabe quais pontos precisa reorganizar, a análise de indicadores mostrará onde estão as falhas para que sejam  consertadas.

Com essa análise você poderá criar estratégias eficientes, além de metas e uma boa organização em sua equipe de vendas. Essas são peças fundamentais para alavancar as suas lojas e trazer o sucesso tão esperado.

Fazendo uma analogia, como você fará uma compra no mercado sem saber quais itens estão em falta na sua despensa? De maneira semelhante, a análise de indicadores permitirá uma melhor assertividade e agilidade possibilitando traçar as metas em cima das necessidades da empresa.

Algumas pessoas têm em mente que uma empresa bem-sucedida é uma empresa apenas bem financeiramente, com bons investimentos e muitos funcionários. Esses são pensamentos antigos que não são válidos hoje em dia. Ou seja, sabemos que não são apenas os números financeiros básicos que definem uma empresa com ótimo desempenho, todos os setores são importantes e precisam ser analisados.

O que será das vendas se você não estiver atento ao que o público gosta? Você poderá até vender, mas o número de reclamações poderá ser alto ou não terá clientes fiéis. Com os indicadores isso não acontecerá pois você analisará de perto pontos chaves para o sucesso em todas as áreas da empresa.


Conquistando uma gestão assertiva

Um piloto de avião precisa estar atento a qual direção tomar para fazer um voo bem sucedido não é mesmo? Ter uma gestão assertiva com seu time de vendas requer ter uma direção clara, criar estratégias eficientes e ajudar o time a seguir sempre no mesmo ritmo. Ou seja, uma empresa que não faz a análise de indicadores não tem direção e poderá sofrer sérios riscos.

Para que a gestão da sua empresa seja assertiva é necessário acompanhar o que está acontecendo na sua empresa e em seu time de vendas. A análise dos vendedores também é necessária. Ou seja, ficar atento ao que acontece com seu time é essencial para o sucesso.

Imagine um gestor que não conhece seu time e não está apar dos seus indicadores, como ele poderá guiar todos? A equipe poderá estar com dúvidas em um determinado produto por exemplo, ou intrigas surgiram entre alguns colegas e por isso as vendas estão caindo. Mas, sem as informações corretas as vendas não poderão crescer pois os pontos corretos de melhorias não foram feitos.

Uma boa análise de indicadores poderá evitar muitos danos futuros e melhoria no presente, conquistando como resultado uma gestão mais assertiva.

Use a tecnologia a seu favor

Imprevistos podem acontecer, por mais capacitado que você seja e bem-preparado para assumir um time de vendas, o trabalho pode acumular, reuniões constantes e a pressão do dia a dia podem fazer com que você não consiga analisar adequadamente cada um dos indicadores de sua equipe.

Como consequência isso poderá distorcer as metas e fará com que seu time não tenha traçado a estratégia correta para vender mais.

Para isso a tecnologia vem trazendo inovação e facilidade para seu dia a dia. Você já imaginou existir um aplicativo que tenha o controle de todos os indicadores de seus vendedores? O aplicativo da Solução Casting é assim, ele te dá na palma da sua mão a análise de indicadores que você precisa para realizar uma gestão de performance mais assertiva.

Ele é prático de usar e conta com muitos outros benefícios. Ou seja, utilizando o aplicativo você terá a gestão de performance de vendas completa para um time de sucesso totalmente móvel e em qualquer lugar. O app da Casting é composto por Gerenciando Indicadores, Gerenciando Pessoas, Desenvolvendo Pessoas e Motivando Pessoas.

Tudo que um gestor precisa é de facilidades e agilidade para dar conta do seu dia inteiro. Por isso esse aplicativo é tão importante para o seu desenvolvimento e o de seu time. Conheça hoje mesmo e tenha uma gestão assertiva.

Deixar um comentário

Ir ao Topo