A importância da agilidade na comunicação

2021-10-22T14:13:26-03:0022 outubro, 2021|Sem categoria|

A falta de agilidade na comunicação com o cliente pode causar grandes impactos na estruturação da área de vendas da empresa. Saiba agora mesmo como melhorar a comunicação da sua equipe. Continue a leitura.

A agilidade na comunicação com o cliente é uma das maiores dificuldades encontradas atualmente no ramo do comércio. Vemos, portanto, a necessidade de construir uma boa estratégia nesse momento. Ou seja, envolvendo pessoas, processos, investimentos, redução de gastos e assim os ganhos de efetividade.

A fim de obter um contato efetivo, a agilidade na comunicação com os clientes deve ter certos passos a serem percorridos.

Cliente como prioridade

Para maior agilidade na comunicação o vendedor nunca deve deixar o cliente esperando. Por isso é preciso ficar atento. Nas conversas online, por exemplo, é importante evitar textos longos e jamais deixar espaço para dúvidas.

Portanto o atendimento ao cliente deve ser prioridade. Ou seja, a qualidade no atendimento é essencial. Pois o mundo está agitado e as pessoas estão a cada dia mais ocupadas, não querem perder tempo esperando.

Um atendimento ágil é aquele que tem vendedores disponíveis para cada cliente. Ou seja, um vendedor deve atender seus clientes por vez, sem causar tumulto excessivo. Sendo necessário, portanto, ser conciso, claro e objetivo com o cliente.

Sendo assim, a estratégia básica é a flexibilidade. A comunicação deve prever isso, demonstrando ao cliente que a empresa tem desejo em efetivar sua compra.

O bom atendimento

Uma das maneiras mais tradicionais para um bom atendimento é sem dúvida o presencial no ponto de vendas. Sendo que, esse atendimento também pode ser feito por telefone, e-mail, chat, redes sociais, bem como com o autoatendimento.

Para que um bom atendimento se efetive deve haver uma empatia, paciência e uniformidade na comunicação. Tudo isso levando em conta que cada cliente é único e deve receber um atendimento exclusivo e particular.

Uma das principais vantagens do atendimento presencial é o crescimento nas vendas. Esse tipo de atendimento traz certo fortalecimento da imagem da empresa, fidelizando os clientes, criando assim um diferencial competitivo.

Lembre-se que, uma comunicação bem-sucedida produz o retorno do cliente mais vezes à loja. Ou seja, as pessoas normalmente não voltam a comprar em uma loja depois de ter vivenciado uma experiência negativa. Com isso vemos que muitas pessoas estão dispostas a pagar mais por um produto ou serviço em troca de um bom atendimento. Ou seja, os clientes querem se sentir especiais. Não querem ser tratados como números ou uma meta a ser alcançada pelo vendedor.

Portanto, conclui-se que proporcionar uma experiência única deve ser uma das prioridades primordiais de toda empresa.

A comunicação criativa

Para que se tenha uma boa comunicação na empresa deve ser aproveitado ao máximo todos os benefícios que a tecnologia e a comunicação em nuvem podem trazer para a produtividade no trabalho.

Com isso vemos que a prática de atividades de team building é um caminho que muitas empresas têm seguido. Ou seja, sua empresa também pode conseguir mais comunicação com os clientes usando essa ferramenta.

As relações interpessoais podem e devem ser cultivadas sempre. Sendo assim, é possível potencializar ainda mais os resultados que um time integrado e coeso pode trazer para sua empresa.

Tendo em vista o sucesso na comunicação da empresa, o team building aparece como uma forma de aperfeiçoar a liderança, pois sem líderes competentes, não existem times de sucesso.

Esta comunicação no processo de vendas deve estar alinhada aos conceitos atuais do setor, centrando as vendas no cliente. Por isso, para se estabelecer uma comunicação eficiente, faz-se necessário ser capaz de abordar o cliente certo, na hora certa e com o objetivo de vendas adequado.

Essa etapa da comunicação deve ser feita a partir de uma comunicação clara, transparente e objetiva.

Portanto a equipe deve estar capacitada para desenvolver uma comunicação eficiente em vendas, gerando curiosidade, interesse, identificação, confiança e, por fim, capaz de converter uma venda de qualidade.

Ferramentas que agilizam a comunicação

Observamos atualmente que as pessoas usam as redes sociais e os celulares a todo instante. Devido a isso vemos que os hábitos adquiridos pelos usuários de smartphones no mundo mudam bastante entre um país e outro.

A partir dessa constatação, a característica unânime é que quase todos usam com frequência algum app de mensagens. Como por exemplo o WhatsApp, o Facebook Messenger ou o Telegram.

A ferramenta de comunicação instantânea mais utilizada no mundo é o WhatsApp. Sendo assim, ele pode ser uma ferramenta muito útil nas vendas hoje, para fins profissionais e fazer negociações.

Aplicativos de gestão e comunicação

Já falamos aqui os benefícios que as ferramentas e aplicativos tem na hora de agilizar a comunicação da sua empresa. Por isso, queremos apresentar para você o Aplicativo Casting.

Esse aplicativo é perfeito para quem quer ter uma comunicação efetiva com seu time de vendas. Além de muitas ferramentas úteis, nele você encontra a ferramenta mural e a feedback. Entenda cada uma delas e como pode ajudar na agilidade da comunicação do seu time de vendas.

Ferramenta Mural

A ferramenta mural no aplicativo Casting auxilia os gestores nas comunicações e informativos internos da empresa. Ou seja, com um aplicativo que pode ser utilizado no celular, computador e tablets, o gestor pode inserir os informativos do dia de forma prática e rápida. Com isso, cada vendedor receberá instantaneamente o comunicado podendo compartilhar, comentar e curtir.

Imagine que agilidade inserir os informativos do novo produto, por exemplo, de qualquer lugar e ainda receber na hora o retorno do seu time.

Ferramenta Feedback

Com a ferramenta feedback do App Casting você poderá conversar com cada um de seus vendedores dando os feedbacks detalhados. De maneira ágil e rápida, você poderá ver a evolução de cada um de seu time e ir auxiliando no crescimento individual.

Enfim, você viu como é importante investir na comunicação da sua empresa?! Com o auxílio de ferramentas e aplicativos seu time terá mais sucesso em suas vendas e agilidade na comunicação em equipe e com seus clientes.

Quer saber mais? Então leia esse artigo sobre a importância da comunicação assertiva que separamos para você.

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Um comentário

  1. […] comunicação mais ágil e assertiva com os clientes pode ganhar agilidade quando pensada também para mobile. Pois, o mundo […]

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