5 erros que indicam que seu gerente de vendas não está indo bem

2019-10-10T14:05:01-03:0010 outubro, 2019|Gestão de Pessoas no Varejo|

A postura correta desse profissional pode fazer toda a diferença no crescimento do seu negócio

O gerente de vendas ocupa um papel crítico na loja. Em muitos casos, ele é a referência para os vendedores, que buscam, nessa figura, a postura ideal para melhorar seu desempenho.

Além disso, é quem coordena os funcionários, acompanha metas, cobra resultados e responde pelos problemas que acontecem no estabelecimento, atendendo aos clientes mais complicados em alguma crise.

Tamanha responsabilidade exige um profissional experiente e capaz de lidar com diversas situações, certo? Porém, nem sempre isso ocorre. Acompanhe a leitura e conheça os principais erros que seu gerente pode cometer!

Quais são os 5 maiores erros que um gerente de vendas pode cometer?

Reunimos, em 5 questões, os problemas mais comuns desse tipo de gestão. Veja!

1. Não escutar os vendedores

Embora esteja em uma posição de comando, é indispensável ouvir atentamente o que cada vendedor tem a reportar. Afinal, são eles que estão na “linha de frente”, que percebem as dificuldades e reclamações em relação aos produtos e que identificam as falhas no atendimento.

Os gerentes que ignoram seus vendedores se afastam cada vez mais dos problemas reais que o estabelecimento enfrenta e, consequentemente, não conseguem resolvê-los.

2. Não analisar dados para a gestão

Para uma gestão eficiente, é importante mensurar tudo o que está relacionado às vendas. Não há como promover melhorias se não existe uma noção exata do que ocorre, certo?

Por isso, aplique métricas para entender todos os aspectos da sua loja: retorno dos clientes, reclamações, ticket médio, volume total de vendas, profissionais que trazem melhores resultados etc.

Ajude seus vendedores a melhorar a
performance e aumentar as vendas

Baseie-se nessas informações para promover estratégias eficientes e acompanhar os ajustes.

3. Não promover feedbacks

Raramente, você encontrará um funcionário com uma visão totalmente clara sobre si mesmo. Por isso, o feedback é tão importante. Os gerentes que não mostram ao vendedor em quais pontos ele se sai muito bem e no que pode melhorar têm dificuldades para conseguir resultados melhores.

4. Não criar planos de ação

Para obter um faturamento interessante, não basta contar apenas com o feeling dos vendedores. É indispensável criar estratégias que auxiliem na atração dos clientes e ajudem no fechamento de vendas, como kits promocionais, vitrines bem pensadas, programas de incentivo, descontos, entre outros.

5. Não estimular o desenvolvimento profissional

Todo funcionário, seja em um ambiente corporativo, seja em um ambiente de comércio, quer crescer profissionalmente. Cabe ao gerente promover as condições necessárias para isso, seja por meio de orientações específicas, seja com a ajuda de treinamentos, seja, ainda, propondo metas desafiadoras que levem a equipe a se doar um pouquinho mais.

Como contornar esses problemas comuns?

Procure envolver o gerente nas metas e nos processos da loja e contribuir para o seu desenvolvimento. Assim como os vendedores, os gerentes também precisam de incentivo para realizar o seu trabalho da melhor maneira e, muitas vezes, não conseguem identificar em qual ponto estão errando.

Oriente-os, promova oportunidades de crescimento com a ajuda de coachings ou treinamentos, aponte o que pode ser melhorado e mostre os resultados positivos após algumas mudanças.

Observando o desempenho do gerente de vendas, prestando atenção a esses 5 erros comuns e propondo um direcionamento, ele conseguirá ser um profissional melhor e levar os vendedores a faturamentos mais interessantes.

Quer saber mais sobre como melhorar a performance desse profissional? Conheça os 5 pontos fortes que um gerente de vendas deve ter.

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