Como lidar com as vendas sazonais e manter o lucro?

2022-05-27T09:29:25-03:0027 maio, 2022|Produtividade de Vendas|

As vendas sazonais são um desafio para muitos empreendedores, isso porque independente do nicho de atuação, muitos são impactados por ela. Apesar de isso ser uma realidade, muitos lojistas acabam não se preparando para enfrentar a dificuldade e, em alguns casos, acabam tendo sérios prejuízos.

Portanto, para que a sua loja atravesse este período de vendas sazonais sem ter prejuízo e consiga manter o lucro estável, continue a leitura deste artigo!

O que são as vendas sazonais?

Antes de mais nada, precisamos entender o que são as vendas sazonais e por que é tão importante se planejar para estes momentos.

Existem períodos no ano onde cada estabelecimento possui uma busca massiva pelos seus produtos, enquanto em outras épocas, o volume de clientes é menor. Isso é chamado de vendas sazonais.

Esse período pode variar entre épocas do ano ou nicho de atuação. Por exemplo, épocas como Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais possuem um alto fluxo de vendas. Do mesmo modo, uma loja de moda praia possui uma procura enorme durante o verão.

Por outro lado, existem períodos em que o fluxo de clientes é menor. Como por exemplo o caso da loja citada acima de moda praia, ela terá uma queda nas vendas durante o inverno.

Como lidar com as vendas sazonais?

Para atravessar esses períodos mantendo a estabilidade da sua loja é necessário criar um planejamento em ambos os casos. Sendo assim, preparamos algumas dicas de ouro para que você possa aplicar no seu negócio, independente do nicho de atuação.

Planeje seus investimentos

Para que a sua loja se mantenha estável durante todo o ano, é necessário entender se o valor do seu caixa pode ser investido agora ou se é melhor aguardar.

Esse passo é crucial, principalmente nos momentos em que as vendas costumam ser mais baixas. Afinal, havendo um valor guardado, é possível pagar os fornecedores e negociar um desconto.

Além disso sempre é necessário fazer pequenos investimentos na loja, seja estrutural ou interno. Ter um dinheiro no caixa fará diferença nesses casos.

Registre tudo o que for necessário

Você pode tentar calcular os custos e o lucro da sua loja enquanto ela é pequena “de cabeça”, sem ajuda de tecnologias ou de um profissional. Contudo, isso poderá prejudicar as suas finanças, visto que a memória humana é falha. Dessa forma, é necessário possuir um relatório ou uma planilha de controle para compreender melhor o que é lucro e o que foi custo de cada venda.

Além disso, através desse controle, você poderá entender quais são os períodos de maior vendas, podendo se preparar para o momento em que elas serão menores. Da mesma forma, ao se ter controle de custos e dos melhores períodos, você terá, consequentemente, um melhor controle de estoque.

Aperfeiçoe seu mix de produtos

O mix de produtos é um fator muito importante e benéfico em períodos de vendas sazonais, porém, é negligenciado pelos lojistas algumas vezes.

O mix de produtos nada mais é do que diversificar seus produtos para aumentar o valor médio que é gasto na sua loja pelo cliente. Em outras palavras, manter sempre os mesmos produtos nem sempre é bom. Isso porque, nas épocas sazonais, você não terá opções para aumentar as vendas.

Portanto, esteja sempre atento às tendências do seu mercado de atuação e busque ter uma diversidade de produtos para estar à frente da sua concorrência neste quesito. Isso ajudará com suas vendas sazonais e atrairá seus clientes.

Verifique os registros de vendas

De tempos em tempos, analise os registros do que foi vendido para se planejar durante os meses de vendas sazonais mais altas e mais baixas.

Além disso, realizar essa análise te possibilitará controlar melhor o seu estoque, fazer os investimentos corretos, bem como, entender quais são os produtos com maior saída.

Como resultado, você compreenderá melhor os desejos dos seus consumidores, fará o desenvolvimento de produtos baseados em tendências e estabelecimento da meta de vendas.

Se relacione com o seu cliente

Este fator é muito importante quando se deseja empreender e, quando se trata de vendas sazonais, ele se torna imprescindível.

Ao conhecer bem as necessidades dos seus clientes, você conseguirá pensar em soluções criativas para vender em períodos onde o fluxo é menor.

Lembrando que, constantemente existe uma transformação na cultura e nos hábitos de consumo, portanto, você deve estar atento a essas mudanças para manter a fidelidade dos seus clientes.

Como manter o lucro, apesar da baixa demanda?

Acima de tudo, é importante conhecer muito bem o seu nicho de atuação para que você possa preparar toda a estrutura da loja na época de vendas sazonais baixas. Ou seja, quando há um relacionamento com o cliente, é possível estruturar a sua loja para que o seu time de vendas alcance as metas estipuladas.

Por exemplo, vamos imaginar que o dono de uma loja de ar-condicionado terá uma demanda muito alta durante os dias mais quentes. Porém, em dias mais frios, essa loja pode optar por vender aquecedores para que a demanda não diminua.

Dessa forma, é importante reservar, em média, 30% do lucro mensal para atravessar as vendas sazonais baixas sem dificuldades.

Toda mudança é válida?

Existem momentos de vendas sazonais que, como a Black Friday por exemplo, por durar pouquíssimo tempo. Essas datas específicas precisam de um planejamento para que não ocorra muito investimento para pouco retorno.

Vamos imaginar que um açougue decida vender peixes durante a época de Páscoa, por exemplo. Esse estabelecimento terá custos na compra, logística, manutenção e comercialização dos produtos. Contudo, por ser apenas 1 dia, existe a possibilidade de o açougue não conseguir vender todos os peixes ou as vendas serem insuficientes para cobrir o valor investido.

Portanto, é importante analisar quanto tempo esse período de sazonalidade durará efetivamente e fazer um planejamento de venda específico.

Agora que você aprendeu o que são as vendas sazonais e como trabalhar em épocas de alta e baixa demanda, você poderá atravessar esse período sem ter prejuízos.

Por fim, caso você queira aprender mais sobre como aumentar o faturamento da sua loja, nós preparamos outros artigos no nosso blog para que você seja um empreendedor de sucesso!

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo