Vendas remotas: Como preparar sua equipe para trabalhar a distância?

Muitas formas de trabalhar, do dia para a noite, foram adaptadas à uma nova realidade mundial. Querendo ou não, todos os negócios foram afetados e vendas remotas tornaram-se necessárias.

Mas, o mais interessante disso tudo, como algumas ideias simples, nem um pouco complicadas, foram aplicadas e tiveram um grande sucesso no seu resultado.

Vendas remotas cresceu com a necessidade do “Distanciamento Social”

Para resolver uma questão importante como o ‘Distanciamento Social”, o que certamente deva ser o seu caso, o varejo a toque de caixa teve que ampliar, ou iniciar, as suas vendas remotas.

Por outro lado, para quem já tinha esse formato de atendimento, acabou saindo na frente. Mas, mesmo assim, está tendo que ampliar sua equipe para atender essa crescente demanda.

Haja visto que, a maioria dos gestores estão implantando nesse momento esse formato, através desse artigo vamos tentar ajudar a entender e ainda o motivar a crescer em vendas remotas.

Trabalhar a distância para efetuar vendas remotas

Antes de tudo, ao aplicar o conceito de vendas remotas, você deve levar em consideração que a mudança do formato presencial para o trabalho a distância, são duas formas de trabalhar bem distintas. Por isso, é necessário quebrar vários paradigmas.

Muitas empresas na área de tecnologia, por exemplo, desde a sua fundação a base de trabalho dos colaboradores é 100% virtual. Quando esse formato nasce com o negócio é muito mais fácil gerenciar. Porém, as empresas que estão migrando para o trabalho remoto precisam se readaptar, para poder fazer essa gestão de uma forma excelente.

Usando como base o home office e, em alguns casos, coworkings, basicamente quando falamos em trabalho remoto, entendemos que o trabalhador não necessita utilizar uma mesa fixa no escritório. O que pode ser ganho de qualidade e produtividade para os dois lados – empresa e funcionário.

O trabalho do vendedor remoto para aumentar o faturamento da empresa

Podemos observar que, algumas empresas estão implantando pela primeira vez, proporcionar o trabalho remoto em atividades administrativas. E, na maioria dos casos, estão conseguindo ótimos resultados.

Os vendedores externos já estavam adaptados as vendas remotas, mas, por outro lado, vendedores internos trabalhando em home office, estão se adaptando agora a essa nova realidade. O que mudou então é que as vendas remotas hoje são feitas por equipes externas e internas.

Avalie como gestor os benefícios de investir em vendas remotas.

Aumento de produtividade

Você observou que, algumas atividades que fazíamos (que hoje em dia não fazemos mais) eram sensivelmente improdutivas? Reunião presencias de várias horas é um exemplo disso. Quanto tempo e qualidade de vida está sendo relacionado com a diminuição de deslocamentos?

Esse tempo definitivamente pode ser usado naquilo que é o mais importante: vender!

Várias pesquisas mostram que o aumento de produtividade em home office ficou acima de 70%, e com essa qualidade de tempo, o vendedor está conseguindo fazer mais em menos tempo. Um time bem treinado nesse formato, pode surpreender positivamente no resultado das vendas remotas.

Diminuição dos custos

Mais do que nunca, podemos lembrar do ditado que diz ‘tempo é dinheiro”. Aumentando produtividade já é claramente uma diminuição de custos, mas não é só isso.

O custo de deslocamento do vendedor, seja para atender ao cliente ou para estar fisicamente na empresa, cai consideravelmente nas vendas remotas. Sua empresa pode também reduzir valores de aluguel de escritórios e otimizar melhor os espaços.

O vendedor remoto pode residir em uma cidade que esteja fora de um grande centro, mesmo que a empresa esteja fixada nele. Isso pode trazer para o colaborador redução de custo de vida e melhora de qualidade de vida.

Aumenta a possibilidade de alcançar outros mercados

Com o aumento do mercado globalizado, o que era possível apenas para alguns gigantes comerciais, pequenas e médias empresas também conseguem exportar. Ou até mesmo atender todo o mercado nacional, através das vendas remotas.

Isso é possível através do uso de uma tecnologia simples. O que garante que capacitando os vendedores de várias regiões, consigam exercer suas vendas remotas com excelência.

A motivação da equipe faz aumentar as vendas remotas.

A diminuição de estresse desnecessários e o aumento da qualidade de vida, são importantes ingredientes que fazem aumentar a motivação do vendedor que trabalha no sistema home office. Essa motivação faz a sua equipe alavancar as vendas remotas.

Agora seu colaborador não tem o problema de trânsito, transporte público lotado em horários de pico, pode almoçar em casa, consegue ter mais tempo com a família, melhora no seu tempo de descanso e ainda consegue ter tempo para outras atividades que ajudam no seu próprio desenvolvimento.

Por isso o vendedor remoto não precisa necessariamente utilizar o espaço home office de sua casa, ele pode exercer sua atividade em outros ambientes externos e ainda utilizar coworkings. Ou seja, o que ficar mais fácil e prático para ele conquistar clientes para as suas vendas remotas.

Gestão da equipe de vendas remota

Para que seu time de vendas remota não tenha queda de produtividade, a gestão da equipe precisa ser presente e participativa, entendendo que cada vendedor tem uma reação quando se fala em vendas remotas.

Alguns problemas estão relacionados com a dificuldade do uso da tecnologia, o que pode ser solucionado com treinamentos contínuos e específicos.

Outros tem dificuldade em lidar com a solidão por exemplo. Alguns não conseguem efetuar suas tarefas de maneira organizada e acabam perdendo prazos.

Ainda existem aqueles que, por falta de compromisso, não conseguem produzir adequadamente.

Por isso o papel do gestor é fundamental. Ter uma rotina diária de conversa, utilizar mais vezes as chamadas de vídeo e não somente áudios, mensagens e e-mails. Ou seja, buscar, sempre que possível, conhecer e ter contatos pessoais com os membros da equipe.

Boas práticas das vendas remota

Para alcançar bons resultados, entendendo as dificuldades que se apresentam, gestores e equipe devem conhecer e praticar boas práticas de trabalho remoto. Que normalmente a empresa oferece. Como por exemplo:

  • Princípios práticos da organização do trabalho home office e remoto;
  • Processos das vendas remotas – conhecer bem e praticar corretamente;
  • Agendas de reuniões periódica – motivar a participação de todos para que ninguém se sinta excluído;
  • Interações presenciais – festas e eventos (assim que possível);
  • Suporte adequado – da área comercial e de todas as outras áreas da empresa.
  • Feedback contínuo – analisar os resultados e desempenho pessoal.

Gostou dessas dicas? Então conheça as ferramentas que a Casting tem para você fazer a sua gestão de venda de forma prática e consciente.

Com certeza você poderá capacitar a sua equipe de vendas remotas com treinamentos muito mais assertivos, tendo um grande resultado diretamente em suas vendas gerando lucros para o seu negócio.

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