Vendas de natal: 5 dicas para treinar a equipe e vender mais

O momento mais importante e esperado pelo varejo está chegando, e, este ano, as perspectivas são boas para as vendas de Natal. Em disparado, o melhor momento para o varejo brasileiro, visto que, nessa época, é comum encontrar estabelecimentos lotados de pessoas a procura de presentes.

Este ano, em razão do cenário favorável em que o Brasil se encontra, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) tem a expectativa de que o Natal possua um crescimento de 4,3% nas vendas, rendendo assim o maior faturamento desde 2013 para o setor.

Porém, não é apenas a data que favorece o crescimento nas vendas, ter uma equipe treinada e capacitada para o Natal, mesmo que a loja não contrate funcionários temporários, é muito importante para que seja possível esse aumento e, assim, o maior faturamento. Deixar para se preparar na última hora é deixar de aproveitar a melhor data comemorativa do ano para o comércio, então, selecionamos cinco dicas para realizar o treinamento da equipe e, consequentemente, vender mais.

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Primeiro, faça um planejamento

Em primeiro lugar, é importante que seja realizado um planejamento para as vendas do mês de dezembro e, ainda mais importante, é que sua equipe participe desse planejamento, estando completamente envolvida no plano de metas, cientes das decisões, para que, através dessa interação, os próprios possam se sentir mais incluídos e, portanto, mais motivados e comprometidos a terem sucesso nessa época na qual as vendas aumentam.

Durante a montagem do planejamento, é essencial que os gestores ouçam os funcionários, pois esses são os que, de fato, interagem diretamente com os clientes e sabem o que esses clientes procuram e esperam.

Aplique a Gamificação

Tendo em vista o maior engajamento e a maior curiosidade dos usuários – no caso, da equipe -, a gamificação é, basicamente, a utilização de dinâmicas de jogos orientados para incentivar alguma pessoa a realizar algo de maneira rápida e descomplicada, resolver situações e aprimorar o aprendizado.

Como este fim de ano pede que as lojas estejam preparadas em produtos, e, além disso, em funcionários capacitados, e o tempo para essa preparação está curto, utilizar-se da gamificação é uma ótima maneira para engajar a equipe.

Equipes costumam se empenhar mais quando há uma competição (saudável) entre as pessoas participantes, e, visto isso, é possível criar uma competição na qual os funcionários ganhem prêmios e recompensas a cada tarefa realizada com sucesso, a cada item memorizado e aprendido, e a cada passo dado em direção a uma conquista.

Esse método incentiva a equipe, visto que, com ele, torna-se capaz cada integrante mensurar seus próprios resultados, visualizar suas conquistas e sua evolução.

Conheça o Mobile learning

Com o avanço das tecnologias e o surgimento dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tornou-se possível levar o conteúdo para diversos lugares direto na palma da mão e a toda hora, permitindo, assim, a realização de atividades curtas e dinâmicas, agilizando a vida de muitas pessoas.

Cada dia mais as pessoas tem menos tempo para desperdiçarem, é o caso do fim de ano. Quanto mais rápido acontecer o treinamento da equipe, mais rápido o aprendizado é colocado em prática e mais rápido aumentam as vendas e, consequentemente, o faturamento. Sabendo disso, o método de Ensino a Distância (EAD), mobile learning, é a melhor forma de uma pessoa realizar um treinamento em um local e um horário preferível, obtendo um resultado positivo e otimizando tempo.

O Ser Casting, da SER, idealizado com foco no varejo, possui a função de treinamento através de dispositivos móveis, possibilitando uma diminuição de cerca de 20% no tempo gasto com treinamentos e reuniões feitas pessoalmente, durante o horário de trabalho. Com ele, torna-se possível a realização desses treinamentos, além de estarem sempre a par dos resultados e das metas alcançadas (ou não). Conheça o SER Casting e as outras soluções da SER em www.sercasting.com.

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Utilize o Microlearning

O microlearning, também conhecido como Pílulas de Conhecimento, é outro método de Ensino a Distância (EAD), que proporciona aprendizagem por meio de pequenos cursos focados, acerca de ensinos que precisem de menos tempo. É uma “quebra” do conhecimento em pequenas partes para garantir um aprendizado específico.

Para o Natal, esse é um método de grande eficácia, já que, com ele, a equipe pode aprender novas técnicas, maneiras de abordar os clientes e aprender acerca de produtos disponíveis nas lojas nas quais trabalham.

Por exemplo, um estabelecimento de cosméticos receberá, neste fim de ano, novos produtos especiais de Natal, e os funcionários precisam aprender acerca desses produtos. Ao invés de fornecer à equipe um curso completo sobre os produtos, pequenos cursos em vídeos, contendo questões abordadas no curso completo, são disponibilizados, otimizando o tempo e fazendo com que cada pessoa da equipe estude sua própria área.

O método discutido acima, por ser menor e focar mais nas questões necessárias, é mais barato (e mais rápido) de se produzir, além de, como principal vantagem, produz um grande, e positivo, impacto para o negócio.

Realize reuniões

A partir da utilização do microlearning, no qual cada pessoa da equipe pode realizar um pequeno curso específico, realizar reuniões para que cada uma dessas pessoas possa contar aos demais integrantes o que aprendeu é uma maneira simples de expor os conhecimentos adquiridos.

Com isso, é possível que, caso um dos integrantes da equipe precise se ausentar, outro integrante esteja a par do assunto no qual aquele estava encarregado, podendo, assim, cobrir o ausente, sem causar prejuízos para as vendas.

Essas reuniões também podem conter feedbacks, para que os funcionários saibam como está o desempenho, tanto dele próprio como da empresa, além de ser uma maneira de aprendizado e aprimoramento do trabalho.

Agora que está por dentro do assunto, ainda dá tempo de aplicar as dicas à sua equipe e venda mais nesse Natal! Gostou do conteúdo? Compartilhe o texto em suas redes sociais, assine nossa newsletter para conhecer mais sobre a SER e acesse nosso site http://www.sertms.com/.

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