Saiba como preparar sua equipe de vendas para as vendas de fim de ano

2020-11-13T17:47:02-02:0010 novembro, 2020|Sem categoria|

As vendas de fim de ano apesar de ser um momento estratégico de vendas, é um grande desafio. Sendo assim. é preciso ter um time de vendas preparado para que todos os vendedores atendam a demanda do seu negócio.

Por isso, há necessidade de se fazer um grande planejamento visando aumentar as vendas. Empresas pagando o 13º salário, datas comemorativas e férias escolares, tudo isso contribui para o aumento do consumo e consequentemente o aumento das vendas.

É pensando nas vendas de final de ano que a equipe deve ter em mente as ofertas especiais para os seus clientes. A concorrência certamente encontrará maneiras para atrair a clientela, por isso esse planejamento, para o final de ano, deve ser feito com bastante antecedência.

Preparar sua equipe de vendas para essa época exige alguns aspectos importante que veremos a seguir. Mas primeiro precisamos lembrar que esse é um momento crucial em que a equipe de vendas deve fazer um levantamento do fluxo de caixa na loja e comparar com períodos anteriores. Agindo dessa forma a empresa poderá evitar problemas internos, como o controle do estoque por exemplo, garantindo o sucesso nas vendas.

Também é importante analisar como funciona a movimentação nas datas comemorativas e nos anos anteriores com a finalidade de preparar os estoques e realizar ações de marketing.

Como Usar Os Atrativos Certos?

As estratégias a serem usadas para essas vendas, em datas comemorativas, devem ser bem planejadas. A equipe de vendas deve usar estratégias como descontos especiais, brindes, entre outros atrativos que possam impressionar sua clientela dentro da loja.

Será importante pensar em todas as maneiras possíveis para atrair esses clientes, desde a forma como os produtos serão expostos e decorados, até as promoções especiais. Para ter sucesso nesse momento devem ser elaboradas estratégias de marketing digital, links patrocinados e mídias sociais que serão os atrativos para que o cliente chegue até a sua loja.

Equipes Bem Preparadas Negócios Bem Sucedidos

Capacitar uma equipe de vendas da empresa leva tempo. Portanto, contratar colaboradores em cima da hora compromete a produtividade. Será preciso ter mais caixas, entregadores, empacotadores bem como uma equipe de apoio e de vendas especial.


As formas de pagamento disponíveis são determinantes para o aumento das vendas, como cartões de débito, crédito, cheque com serviço de proteção minimizando os riscos, e financiamento direto são fundamentais para muitos segmentos.

As melhores campanhas são as mais criativas e inteligentes. Campanhas promocionais são as que comunicam o que o cliente quer ouvir, em um canal acessível, no momento que ele está atento e estimulam o processo de compra desse cliente. Além disso, lembre-se de definir o objetivo de vendas de fim de ano e o lucro que deve ser obtido.

Às vezes a Internet é o primeiro contato entre o cliente e a empresa, por isso precisa ser envolvente e relevante. Um conteúdo que satisfaça o cliente aumentará a probabilidade de iniciar um processo de compra, seja por uma ligação, uma solicitação de informações por e-mail ou uma compra direta online, quando disponível. Posts no Facebook também é uma forma fácil de investir.

A preparação temática nas vendas de final de ano

A loja e seus vendedores devem estar preparados para o grande momento. A equipe de vendas deve ser educada para desejar boas festas para os seus clientes a todo o momento em que eles estiverem dentro dos departamentos da loja.

O planejamento de vendas de fim de ano não é o único que deve ser realizado de maneira sazonal. É importante lembrar que são muitas outras datas comemorativas que devem ter total atenção do empreendedor. Esse planejamento inicia-se a partir da decisão do empresário de obter os resultados que espera alcançar, assim vão ser definidas estratégias para uma maior produtividade de vendas de fim de ano, como o mix e volume de produtos em estoque, estratégias de promoção e comunicação, contratação e capacitação da equipe de vendas e dimensionamento de estrutura.

Deve-se planejar a comunicação da empresa e os espaços publicitários com antecedência. Nos últimos dois meses esses espaços para anúncio em jornais, revistas, outdoors, emissoras de rádio e televisão são muito disputados.

Treinamento dos funcionários

A equipe de vendas deve ser bem treinada para responder rápido a seus clientes e estar sempre conectada. O treinamento para funcionários e temporários é essencial principalmente nas vendas de final de ano.

CTA ebook treinamento de vendasPowered by Rock Convert

Esses funcionários são a imagem do estabelecimento perante o cliente, um atendimento bem feito é a melhor forma de fidelização. O gerente tem que ter em mente que trabalhadores treinados evitam erros e geram uma imagem positiva da loja. Cliente satisfeito traz um novo cliente.

Os funcionários devem ser motivados para que se sintam valorizados. Para isso, o gerente pode criar premiações para a sua equipe no final do ano com uma remuneração específica. Agindo assim os funcionários se sentirão motivados e irão vender mais. A loja poderá proporcionar, à equipe que tiver o melhor desempenho nas vendas de fim de ano, uma comissão um pouco maior, ou até mesmo um presente.

Com essas atitudes mais humanitárias, a loja somente obterá sucesso junto a seus funcionários que se empenharão mais para trazer novos clientes. Eles irão sentir-se úteis em seu trabalho ao ver o interesse dos seus superiores em incentivá-los a progredir mais.

As Vendas de Final De Ano assertivas

Deve sempre haver planejamento com antecedência. A loja não deve comprar ou fazer produtos em grandes quantidades antes de saber qual o seu público-alvo e de projetar a sua capacidade de venda. O mercado natalino é um momento único e, ao acabar as festas, se estiver com produtos a mais em estoque, não será bom para a loja, já que os produtos podem ser extremamente datados.

Devem ser bem definidas as estratégias de venda, por isso anuncie as peças novas da loja, avise amigos, familiares, colegas de trabalho e use as redes sociais para falar sobre os produtos que irá vender. Dependendo da encomenda, precisará de tempo para produzir os produtos.

A automação de Marketing reduz o tempo de trabalho da equipe, economizando recursos, evitando contratações desnecessárias, melhorando o desempenho da equipe, dando chance de escala ao projeto sem sobrecarregar o time e melhorando o relacionamento com os leads.

A loja deve investir em marketing para divulgar o seu negócio. Deve lembrar que quem não é visto, não é lembrado. Os futuros clientes devem conhecer o estabelecimento que estão entrando e saber que tipo de produto e serviços está sendo oferecido.

Black Friday na Casting!

Por fim, agora que você já sabe como vender nesse final de ano conheça a Solução Casting e, como estamos no mês de novembro, temos uma novidade imperdível para você: Black Friday com descontos exclusivos e implantação gratuita!

Indique um novo cliente e tenha um mês de isenção. Mas é só para fechamentos em novembro, então aproveite. Quer saber mais? Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br

Solução Casting, ideal para você implementar a Gestão de Desempenho, criando um processo recorrente e rápido de reuniões periódicas documentadas, proporcionando o estreitamento no relacionamento entre gerentes e vendedores e gestão corporativa sobre este relacionamento.

Se esse artigo ajudou você, nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e no LinkedIn.

Deixar Um Comentário