Venda consultiva: por que a sua empresa deveria fazer?

2019-06-14T11:25:41-03:0012 dezembro, 2018|Capacitação no Varejo|

Venda consultiva: descubra a importância e por que ela é tão poderosa para melhorar os resultados e o seu relacionamento com os clientes.

A venda consultiva tem foco na interação com o consumidor por meio da aproximação e alinhamento às suas expectativas. Ao procurar entender melhor a solução buscada pelo lead, fica mais fácil encontrar meios para validar a sua oferta e evidenciar o potencial que ela tem.

Pode-se dizer que a base de uma venda consultiva é a busca por informações detalhadas acerca do desejo do cliente, que podem ser obtidas com métodos simples, como perguntas gerais e específicas.

Portanto, o primeiro passo é entender e depois oferecer a solução adequada, como se fosse uma espécie de consultoria em vendas. Essa prática deve estar presente na sua empresa e você vai descobrir abaixo os motivos que justificam essa importância.

Construir processos melhores

Processos melhores, especialmente em vendas, são oriundos da experiência e observação da reação do público. No entanto, esse conceito se torna muitas vezes difícil de ser instrumentalizado, ou seja, colocado em prática de forma simplificada e com capacidade de trazer os dados necessários.

A venda consultiva soluciona esse problema por ser uma maneira altamente eficaz de entender as demandas dos clientes. E como muitas delas têm padrões similares, se torna fácil criar soluções que possam servir para diversas pessoas. É necessário somente dar um toque específico para cada caso, se assim for exigido.

A maximização dessa capacidade de oferecer soluções mais completas não seria possível sem a presença de processos melhores, em especial os de análise do comportamento do público, acompanhamento dos indicadores de vendas e estratégias de mercado.

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Reforçar o valor dos seus produtos

Diante de tanta concorrência, é natural ter uma preocupação com o preço cobrado. Mesmo que os clientes valorizem cada vez mais o custo-benefício proporcionado por uma boa experiência de consumo, a precificação não pode ser feita de maneira solta. Ela precisa ser justificada com base em uma pesquisa de mercado.

É natural haver questionamentos por parte dos consumidores. Isso exige ter jogo de cintura para mostrar o real valor do que a sua empresa oferece. A venda consultiva auxilia muito a reforçar esse valor. Ajuda a mostrar que o seu negócio não enxerga o cliente apenas como um número, mas que está preocupado em entender a dor dele, bem como oferecer a melhor solução possível.

Melhorar o relacionamento com os clientes

Muitas das vendas de uma empresa são feitas para clientes antigos, os quais encontraram um fornecedor confiável e, por isso, voltam para comprar outras vezes. Isso acontece porque há confiança e um relacionamento sólido.

Contudo, é preciso estar atento tanto para manter esse bom relacionamento como para criá-lo junto a novos consumidores. Fazer uso da venda consultiva para esse fim é excelente, afinal a sua dedicação é uma forma de conquistar a confiança do cliente e gerar novos negócios.

A venda consultiva exige dedicação, mas os seus resultados justificam o esforço feito. Essa melhora na performance refletirá nos resultados e na construção de uma imagem diferenciada da sua marca.

Para desenvolver essa postura, é necessário qualificar a sua equipe para tal, visto que esse processo exige conhecimento acerca dos melhores métodos de abordagem e coleta de informações, bem como a posterior análise dos dados obtidos em uma venda consultiva.

E como falamos na importância do treinamento em vendas, quer descobrir como realizá-lo com excelência para o seu grupo de colaboradores? Então confira o nosso guia sobre o tema. Ele tem dicas incríveis e capazes de revolucionar a forma com que sua equipe atua.