Varejo Omnichannel: Compre no site, retire na loja

2019-06-19T15:12:38-03:0017 julho, 2018|Produtividade de Vendas|

Para o varejo, a estratégia de omnichannel não é grande novidade, porém, após o crescimento do e-commerce, o avanço das tecnologias e a mudança do pensamento dos consumidores, os varejistas começaram a enxergar essa tendência como um benefício.

O omnichannel trata-se de uma tendência do varejo baseada na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa, permitindo, assim, a integração das informações do consumidor em todos os pontos de interação que ele tem com a marca, ou seja, site, e-mail, redes sociais, aplicativos, etc.

A opção de comprar através do site e retirar na loja, deixando livre o pagamento do frete, é uma das formas de fazer com que o varejista faça uso do omnichannel e melhore seus resultados. Tendo em vista que apenas 1/3 dos clientes finalizam as compras, é possível perceber que a maioria desses abandonam os carrinhos nas últimas fases da compra, e o maior motivo desse abandono é, muitas vezes, o alto preço do frete.

Uma maneira de ter mais retorno, utilizando-se da opção de retirada na loja, é fazendo com que essa escolha apareça antes do cliente precisar preencher os dados de endereço e fazer o cálculo de frete. Assim, se o cliente preferir a retirada no estabelecimento, ele já pode selecionar a opção, caso contrário, ela prossegue e insere o CEP do endereço para contabilizar a quantia a ser cobrada pela entrega.

Com essa opção de retirada, acontece também o aumento do faturamento da loja. Diversas grandes lojas do varejo brasileiro estão colocando em prática esse recurso, mostrando, também, aos pequenos lojistas que isso é possível para todos.

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Um exemplo de empresa que aposta na retirada na loja é o Magazine Luiza. O cliente faz a compra pelo site e verifica se o item comprado faz parte da opção e está disponível para retirada em uma das 800 lojas da rede. Caso o produto comprado esteja disponível, a retirada pode acontecer em poucas horas ou em um ou dois dias úteis.

Em 2017, o número de pedidos dessa opção do Magazine Luiza teve um aumento de 250% e alcançou a marca de 20% dos pedidos feitos por meio do site da rede. Esse aumento, de acordo com a empresa, se deu pela possibilidade de eliminar o frete e retirar o produto mais rápido, assim, além da economia, a opção também diminui a ansiedade de ter o produto logo em mãos.

O Extra é outro exemplo de empresa que está apostando nessa tendência. Nomeado “Retira Rápido”, a opção de retirada do Extra propõe a garantia de comodidade na compra, de diminuição da espera e de economia. O site da empresa possui uma página explicativa sobre as funcionalidades da opção e apresenta quais produtos fazem parte dessa prática.

 

Depois do cliente escolher a opção de retirada e chegar à loja, o vendedor possui todos os dados de que ele precisa para que seja possível oferecer uma experiência personalizada, bastante requisitada pelos consumidores hoje em dia.

Hoje, o consumidor é um omniconsumidor/omnishopper, que transita entre o mundo físico e virtual o tempo todo. A partir disso, esses consumidores começaram a pensar diferente, criando padrões de exigência em relação ao atendimento, aos produtos e aos serviços, além de também pesquisarem mais, exigirem mais informações, ficarem mais atentos as promoções e, muitas vezes, preferirem pagar mais por um bom atendimento.

Logo, se o vendedor possui informações e pode dar esse atendimento de forma personalizada, o cliente é bem atendido, supera suas expectativas e acaba retornando à loja para mais compras. Esse é outro benefício do omnichannel.

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Por fim, a opção de retirada na loja ajuda com que as vendas aumentem tanto nas lojas online quanto nas lojas físicas, já que a eliminação do frete anima os consumidores a concluírem suas compras e no momento em que esses vão retirar as mercadorias na loja física, podem se interessar por mais produtos e adquirir mais itens, aumentando, ainda mais, o faturamento do estabelecimento.

E você, já utilizou a opção de retirada na loja física? Gostou da comodidade? Então comece essa prática em seu negócio, alavanque suas vendas e fidelize cada vez mais clientes.

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