Varejo na pandemia: lições que aprendemos

Analise conosco algumas lições que o varejo na pandemia aprendeu até o ano de 2021.

Abriu, fechou, abriu, fechou e abriu!

Nos últimos anos, por conta da pandemia, parecia que estávamos cantando a música infantil da “janelinha abre.” Quem tem filho pequeno deve lembrar com mais facilidade do refrão: “Abriu, fechou, abriu, fechou e abriu!”

Porém, infelizmente não estamos falando nesse caso de uma janela batendo, mas do varejo na pandemia, onde as contas estavam sim batendo literalmente na porta. E pelas incertezas desse momento tão difícil, não havia expectativas de faturamento para pagar o custo fixo do seu negócio.

A história certamente será contada para as próximas gerações, uma história cheia de lições que fizeram mudar e reinventar a forma de gestão do varejo.

O seu cliente mudou radicalmente os produtos que consome

O grande e pequeno varejo já entendeu que produtos específicos não podem faltar na sua loja, produtos esses que são bem posicionados no PDV e nas melhores da loja.

Você imaginou que ao entrar num supermercado, logo na entrada em destaque teria uma frente só de álcool em gel? Produtos de higiene e que fazem desinfecção em casa, não podem reclamar do crescimento que tiveram em vendas.

Uma loja de acessórios, já tem no seu mix de produtos em linha a habitual máscara, mesmo com os riscos da diminuição futura de uso. Porém poucos acreditam que medidas de segurança de saúde sejam descontinuados no futuro.

Todo o varejo na pandemia aprendeu a lição de dar foco nesses produtos que ajudam a proteger a saúde de todos. Por isso, observe quais produtos dentro da sua área de atuação podem ser uma oportunidade de negócio para esse cliente exigente com esses cuidados.

O seu cliente mudou necessariamente os serviços que utiliza

Essa lição é fundamental. Pois, o varejo na pandemia se reinventou através dessa lição. Ou seja, oferecer um serviço de Comércio Eletrônico através das plataformas digitais. O que antigamente era como andar na moda, pós-pandemia se tornou um canal essencial. E ainda, em alguns casos, substituindo as lojas físicas.

O varejo na pandemia não quer levar mais sustos de abre ou fecha. Ele aprendeu a estar sempre preparado para a guerra e sobreviver com Delivery ou Pague e Leve.

O modelo casa/escritório juntos se tornou prático para vários profissionais. Com isso, para fazer a gestão a distância, serviços como oferece a Casting estão dando muito mais agilidade para a execução das tarefas diárias. Afinal, mesmo trabalhando em casa parece que temos ainda mais tarefas, não é mesmo? Ter um serviço de gestão que nos auxilie a ganhar tempo nos ajuda muito.

Você já colocou isso em prática? Tem melhorado seus serviços para vender mais para os seus clientes? Certamente esse assunto pode ser ainda melhor explorado em cada negócio, buscando soluções criativas que vão fazer a diferença competitiva do seu negócio.

O seu cliente mudou digitalmente a forma de pagar

As formas digitais de pagamento crescem acima do esperado. Ou seja, cartão por aproximação, PIX e outros serviços digitais foram as novidades nesse período de mudanças no varejo na pandemia. Oferecer essas possibilidades de pagamentos digitais facilitam a negociação e ajudam o varejo a vender mais.

Podemos lembrar que recentemente grandes varejos recebiam diretamente no caixa o pagamento por meio do auxilio emergencial. Ou seja, bancos digitais se tornaram comuns e, os que só fazem o modelo tradicional, se tornaram um elefante branco do dia para a noite.

Seu negócio está preparado para oferecer ao seu cliente uma forma digital de recebimento? Agora não são só o shopping center que oferece pagamento com TAG eletrônica instalada no carro, vários pequenos estacionamentos já oferecem essa comodidade, por exemplo.

O seu cliente mudou digitalmente a forma de comprar

Falando em shopping center, vários gigantes que viviam lotados de pessoas, trazendo um fluxo grande de clientes para o varejo, estão perdendo dia a dia seus frequentadores.

Isso se revela na rua também, nos grandes centros e ruas comerciais. Ou seja, conseguir convencer ao seu cliente a largar o celular e sair dos sites de compras não é uma tarefa fácil.

A experiência da compra digital é muito prática, rápida e na maioria das vezes eficiente. Por outro lado, o varejo na pandemia deve oferecer uma experiência que seja ainda mais satisfatória e imperdível para manter as portas abertas.

Uma coisa perceptível é que um cliente não frequenta uma academia por causa apenas de sua estrutura física, ótimas instalações e equipamentos modernos. Ou seja, os professores são fundamentais no trato com os alunos e a forma que os motivam, fazem com que a experiência seja muito mais satisfatória. Porque a maioria das pessoas que compram uma esteira elétrica, logo desistem e querem vender seu equipamento? Pode ser prático sair da cama e de pijama ainda fazer uma caminhada na esteira, mas o ambiente da academia faz falta.

Lembre-se que a pandemia nos tornou mais distantes, ter uma boa experiência no seu varejo pode fazer toda a diferença para fidelizar os seus clientes. A sua equipe está preparada para isso?

Tenha convicção que o seu negócio, será muito mais sólido quando for eficaz o trabalho da sua equipe na fidelização de clientes e conseguir conquistar compras recorrentes.

Muitas lições aprendemos no varejo na pandemia, essas que exemplificamos são apenas algumas. O valor à vida e família são os que mais esse tempo nos ensinou, por exemplo.

Casting

A Casting deseja que seu negócio esteja pronto e preparado para enfrentar os novos desafios com as soluções de gestão a distância.  Você vai aproveitar mais a vida e curtir mais sua família.

Porém é muito bom poder voltar ao trabalho presencial, rever os clientes e colegas. Isso que tínhamos perdido realmente faz falta nos relacionamentos profissionais. Mas como é bom poder voltar para casa e ter tempo de qualidade com a família.

A Casting sempre está buscando soluções para que sua gestão a distância seja muito mais eficaz e produtiva. Conheça as soluções que a Casting tem para o varejo. Com essa agilidade e rapidez, seu time vai trabalhar muito mais preparado, e certamente suas vendas vão crescer muito mais.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] o aparecimento da pandemia, muitos profissionais migraram de suas áreas com a redução de oportunidades de emprego. Por […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo