Treinamento comportamental: o que é e quais são seus benefícios

2020-10-16T13:59:55-03:0016 outubro, 2020|Capacitação no Varejo|

A técnica de Treinamento comportamental é o método usado com o intuito de aperfeiçoar as atitudes e habilidades comportamentais dos funcionários dentro da empresa de acordo com os princípios da organização. É um tipo de treinamento diferenciado para a melhoria dentro das equipes de vendas da loja.

Essa técnica é usada para que os funcionários, também chamados de colaboradores, tenham uma postura ética que lhes permitam trabalhar em grupo e conviver em harmonia no seu ambiente de trabalho.

Equipes trabalhando em conjunto

Dentro da empresa deve ser realizado um alinhamento desses aspectos entre as equipes de trabalho com a finalidade de desenvolver o perfil dos seus colaboradores. Com isso, objetiva corrigir alguns problemas pontuais, como a falta de comunicação, conflitos, e outros problemas que possam surgir no decorrer do tempo com o pessoal.

No que se refere aos comportamentos é necessário saber que todas as pessoas têm emoções. Essas emoções aparecem nas pessoas, mas devem ser equilibradas. E é aí que o treinamento comportamental surge, para ensinar como manter esse equilíbrio ante as transformações comportamentais bem como alinhar o seu trabalho com os objetivos de vida.

Benefícios do treinamento comportamental

1.   Desenvolvimento de hábitos.

Um bom funcionário deve ter conhecimento de sua postura profissional. Essa postura é o conjunto de hábitos, atitudes e ética que todo o profissional deve ter dentro do ambiente de trabalho. Através dessa postura profissional o funcionário obtém o auxílio para que os colaboradores consigam se ajustar à cultura organizacional e desenvolver uma postura profissional em conformidade com as políticas da empresa da qual faz parte.

Um ótimo hábito que surgirá dentro do treinamento comportamental que convém ressaltar é a comunicação. Ela é parte vital em todos os locais de trabalho onde as responsabilidades são compartilhadas. A comunicação é muito importante para poder consolidar a cultura e os padrões de trabalho pois ajuda a melhorar a experiência diária de toda equipe. Ela também contribui para que esses funcionários engajados dentro da empresa criem uma comunicação amigável com todos os clientes durante os trabalhos de venda.

2.   Autoconhecimento.

Outro ponto benéfico do treinamento comportamental é o autoconhecimento. Esse é um aspecto muito importante para o comportamento dos colaboradores. A partir do momento em que os profissionais têm um conhecimento maior sobre si mesmos, os seus sentimentos, seus gostos e hábitos, começam a desenvolver uma inteligência emocional benigna. Isso os leva a conhecer seus limites bem como aprender a lidar melhor com as situações que irão surgindo na trajetória profissional e até mesmo pessoal.

Nesse momento os funcionários são levado a objetivar um crescimento, bem como a serem desafiados a isto. Então, novas habilidades serão sempre bem-vindas. Será realizado um momento para compartilhar as experiências. Os funcionários mais antigos no ramo das vendas farão relatos de suas experiências, é como uma forma de incentivar o auto aperfeiçoamento dos funcionários novatos no setor.

É assim que os membros mais antigos da equipe de vendas trazem suas experiências práticas, compartilhando com os novatos.

3.   Um ótimo ambiente de trabalho.

Ter um ambiente de trabalho em harmonia é outro grande benefício desse treinamento. Trabalhando em harmonia os funcionários terão mais facilidade para receber e dar feedbacks. Sendo assim, começarão a respeitar as opiniões divergentes que surgirem além das suas.

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É possível destacar a resolução de conflitos no local de trabalho. Os funcionários deverão ser capazes de enfrentar a tensão entre si e resolver qualquer divergência que surja durante o horário em que estiverem atuando. Como um desdobramento da comunicação nesse ambiente profissional, o treinamento comportamental vem ajudar os funcionários a desenvolver essa habilidade de resolver conflitos tornando o local de trabalho um local seguro num ambiente de extrema positividade para todos ao seu redor.

4.   Redução de turnover.

Com o treinamento comportamental haverá também uma redução de turnover, isto é, a rotatividade de trabalho. Não haverá mais muitas demissões e admissões dentro da mesma empresa, será um time estável e com um grande nível de conhecimento da empresa.

5.   Funcionário valorizados.

A valorização e o reconhecimento de cada funcionário também proporcionam um ambiente de trabalho mais harmonioso. Com o treinamento comportamental implantado em sua empresa você verá seu time mais motivado e direcionado em seu trabalho.

Auxilie os funcionários em equilibrar o trabalho e a vida. Sendo assim, o treinamento comportamental ajudará os profissionais envolvidos a criarem um ambiente equilibrado, onde a equipe gestora incentivará seus subordinados, funcionários, a não levarem o trabalho para casa com eles. Agindo assim, deverão ser restringidos e-mails e chamadas relacionadas ao trabalho a determinadas horas, tanto quanto possível para que não haja sobrepeso emocional na equipe de vendas.

Para que isso possa acontecer deverá haver um incentivo aos funcionários a se concentrarem e darem cem por cento de seus esforços durante o horário de trabalho permitindo dessa forma que eles se concentrem na vida pessoal.  Melhorando de certa maneira o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários.          

Como obter um bom funcionamento comportamental na empresa

Para que ocorra um bom funcionamento com o seu time na empresa eles devem estudar e entender o seu público alvo, sua clientela.

Devem ter certo discernimento de tudo que ocorre dentro da empresa bem como quais as necessidades principais dela. O treinamento comportamental dará condições para os colaboradores realizem uma análise e um diagnóstico mais detalhado das oportunidades e vendas.

O gestor poderá definir quem irá receber o treinamento, estabelecendo com isso objetivos específicos e com um panorama melhor do time como um todo, vendo a necessidade de cada um.

Também deve haver uma certa organização nas equipes de venda para que consigam a execução de seu trabalho no tempo determinado para concluir uma tarefa no prazo estipulado. Com isto ocorrerá a eliminação das distrações, como telefones celulares e mídias sociais, garantindo que os funcionários permaneçam focados nas tarefas de apresentar melhor um produto e conseguindo fechar suas vendas satisfatoriamente.  

Essa iniciativa irá incentivar a integração nas equipes de vendas melhorando a comunicação. Feito isto irá promover melhorias com o treinamento comportamental ao transmitir aos funcionários, que o fracasso jamais deve ser visto como um obstáculo, porém ele é um caminho por onde terão que passar com a finalidade de obter lucros viáveis, numa realidade melhor no futuro da empresa que estão atuando.

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