Saiba como fazer uma gestão do time de vendas vencedora

2020-04-17T13:56:19-03:0017 abril, 2020|Gestão de Pessoas no Varejo|

Não é nenhuma novidade que o objetivo de todo empreendedor é que sua loja obtenha clientes para o pagamento das contas e alcance as metas de lucro. Mas ter um time gerencial ativo e que forme e desenvolva seu time de vendas, fornecendo feedbacks constantes e entregue metas dentro dos valores de sua loja é o que mantém os consumidores felizes e fidelizados.

Como ter uma equipe bem preparada, motivada e que persiga incansavelmente e atinja as metas? Preparamos esse artigo para que você saiba como fazer uma gestão do time de vendas vencedora e alcance melhores resultados, aumentando a produtividade.

Por que é essencial fazer a gestão estratégica do time de vendas?

Se sua equipe de vendas está ou não motivada, em ambos os casos interfere diretamente no cumprimento das metas. Quando o time está motivado, automaticamente ele irá desenvolver um ótimo relacionamento com os clientes e, como consequência, garantirá vendas recorrentes que possam assegurar uma receita contínua dentro de sua loja.

Um dos principais problemas que encontramos no varejo é a falta de engajamento e motivação do time de vendas, que afeta diretamente o desempenho das vendas. Se você deseja alcançar um bom desempenho e ter resultados significativos, tenha em mente que seu time de vendas precisa estar bem preparado e treinado.

O segredo das mentes mais brilhantes do empreendedorismo sempre foi investir em seus colaboradores. Um grande exemplo é a frase célebre de Steve Jobs: “Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.”

É possível vender mais do que a atual realidade?

O grande questionamento de todo líder de varejo é sobre como vender duas, três e até quatro vezes mais do que sua realidade atual, a resposta está na produtividade em vendas do seu time comercial. Esse é um fator determinante para os resultados da loja.

Fazer uma boa gestão estratégica do time de vendas é extremamente necessária se o seu objetivo é aumentar o número de clientes e fazer com que a loja cresça. Essa gestão envolve o planejamento de estratégias, assim como os processos e a execução de cada tarefa, permitindo que as metas estejam organizadas.

Com os avanços tecnológicos, é possível ter uma gestão de vendas mais eficiente. Através de softwares online com preços acessíveis e sistemas muito simples de se trabalhar como a Solução Casting , que faz essa gestão de performance de força de vendas, você poderá consolidar o ambiente digital necessário para sua loja.

Qualificar o time de vendas são requisitos básicos para ter colaboradores sempre motivados. “A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação” (Bernardinho).

CTA ebook gestão de pessoas no varejoPowered by Rock Convert

Não basta apenas qualificar sua equipe, mas é necessário o engajamento de cada um. Se a rotatividade de colaboradores é grande, isso gera um custo elevado para a loja, não apenas operacional, mas de vendas, já que leva cerca de 15 dias para contratar um novo vendedor e mais 90 a 120 dias para treiná-lo sobre os produtos, marca etc. e tentar normalizar o nível de vendas de antes.

Para que você não tenha que ficar ensinando do zero novos vendedores, preparamos 5 dicas ideais para alcançar esse propósito:

1.   Considere os valores da empresa

Os valores de uma empresa representam suas crenças e o propósito a ser alcançado. É o que define a identidade organizacional e conduz o comportamento dos colaboradores.

Quando uma empresa consegue transmitir para seus colaboradores a sua missão e os seus valores, os profissionais se manterão focados e fará com que queiram a mesma função social:­ levar a empresa ao crescimento.

Definir os valores, levará seu time de vendas a se sentirem parte de um propósito. “Eu sou parte de uma equipe. Então, quando venço, não sou eu apenas quem vence. De certa forma termino o trabalho de um grupo enorme de pessoas” — (Ayrton Senna da Silva).

2.   Prefira perfis diferentes de vendedores

A chave para o sucesso de uma equipe de vendas é ter colaboradores com perfis diferentes. Os vendedores devem ser capazes de executar os processos da melhor forma possível, sendo capazes de tomar decisões estratégicas durante a conversa.

3.   Organize os vendedores de acordo com o processo de vendas.

Pode parecer um grande desafio quando se fala em estruturar a equipe. Mas é necessário garantir que o time de vendas tenha competências técnicas (hard skills) e habilidades subjetivas, competências comportamentais (soft skills).

4.   Implemente uma política de feedback

Ao implementar a estratégia de feedback, é importante potencializar as atitudes positivas para salientar quais são os pontos fortes de cada colaborador que faz parte do time de vendas. Essa é uma ferramenta que melhora a gestão.

Também devem ser apresentados os pontos negativos, mas lembre-se que a crítica deve sempre ser feita através de uma conversa particular. O filósofo e educador Mário Sérgio Cortella resume bem como deve ser aplicado o feedback: “Elogie em público e corrija em particular. Um sábio orienta sem ofender, e ensina sem humilhar.”

5.   Adote novas tecnologias

Hoje, as lojas também precisam se reinventar para se manter competitivas no mercado, correndo o risco de perder clientes, caso não adotem estratégias que unam a tecnologia ao bom atendimento ao consumidor. Essa é a chamada loja 4.0.

Os varejistas têm mais poder para se adequar a experiência do cliente, utilizando gestão estratégica com ferramentas para controle de sua logística, utilizando informações do big data.

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente no mundo do varejo, aumentando a conversão de vendas.

Por fim, para fazer uma boa gestão de vendas, é preciso em primeiro lugar considerar as demandas do negócio e traçar um planejamento embasado nas suas estratégias. Através do Ser Casting Solução de Gestão de Performance de Vendas, você vai poder utilizar um método completo e um Aplicativo Móvel para melhor aderir e perenizar o método no dia a dia de sua gestão.

Afinal, como fazer a gestão do time de vendas de forma inovadora e estratégica, capaz de motivar os vendedores? Gerenciando melhor as lojas e criando estratégias para impulsionar o negócio através das soluções da Casting . Tenha agora mesmo o melhor aplicativo de gestão de performance de vendas na palma da mão!

Fale com o nosso time através do telefone +55 11 3014-0482 ou através do e-mail contato@solucaocasting.com.br e saiba mais como fazer uma gestão do time de vendas vencedora.

4 Comments

  1. […] Para saber mais sobre como fazer uma gestão do time de vendas vencedora, clique aqui. […]

  2. […] treinamento nas equipes para formar grupos integrados, comprometidos e fortes é um grande desafio para os responsáveis da gestão de Recursos Humanos, quando se trata de […]

  3. […] cada colaborador. Já na global, o valor de comissão total é dividido entre todos os membros do time de vendas. Por outro lado, na progressiva a porcentagem da comissão aumenta de acordo com a meta batida […]

  4. […] de forma inovadora e estratégica, capaz de motivar os vendedores? Saiba como fazer uma gestão do time de vendas vencedora, gerenciando melhor as lojas e criando estratégias para impulsionar o negócio através das […]

Deixar Um Comentário