Pensar em estratégias para aumentar o valor médio de cada venda pode impactar totalmente o desenvolvimento de um comércio
Entender a importância do ticket médio no varejo pode fazer toda a diferença no sucesso do seu estabelecimento. Avaliar como estão as vendas é importante para entender o que pode ser melhorado e, assim, permitir a criação de algumas estratégias que aumentem o faturamento.
Essa abordagem pode ser usada sazonalmente, ou seja, para vender mais nas datas comemorativas, por exemplo, ou para alcançar um objetivo no semestre ou no ano.
Quer saber mais sobre o ticket médio e como aumentá-lo? Continue a leitura!
O que é ticket médio?
O ticket médio é o valor que cada cliente gasta na sua loja. Como fica difícil acompanhar esse valor individualmente, é feito um cálculo para que o empreendedor tenha uma ideia do valor de compra médio dos consumidores: divide-se o faturamento pelo total de vendas.
Vamos pegar um exemplo prático: se a loja vendeu R$ 50 mil no mês, e realizou 500 vendas nesse mesmo período, o ticket médio é de R$ 100, ou seja, cada cliente gastou, em média, R$ 100 na sua loja.
Qual a importância do ticket médio no varejo?
O ticket médio é, então, uma métrica importante para entender como o negócio está caminhando, como está a performance dos vendedores e o que pode ser feito para melhorar o faturamento.
Essa informação permite ao dono do comércio entender a dedicação para cada cliente e o tempo usado no atendimento. Geralmente, quando esse indicador é mais alto, significa que o vendedor está conseguindo trabalhar ao máximo cada consumidor.
Além disso, sabendo o ticket médio, é possível traçar metas realistas e desafios que tragam motivação, mas que não sejam impossíveis.
Para acompanhar esse número, é importante anotar o valor de cada venda e a quantidade de vendas realizadas diariamente. Se possível, também vale a pena acompanhar quais itens estão saindo em maiores volume e frequência.
Como aumentar o ticket médio?
Algumas estratégias podem ser adotadas para aumentar o valor do ticket médio e alavancar o faturamento. Veja, abaixo, alguns exemplos.
1. Monte pacotes de produtos ou serviços
Combos promocionais são uma excelente maneira de aumentar o valor do ticket. Nessa estratégia, você cria kits de produtos ou de serviços com preços mais vantajosos do que se a compra fosse feita separadamente.
Ao entender a vantagem, o cliente aproveita a oportunidade e adquire o combo, aumentando, assim, o valor da compra.
2. Crie programas de acúmulo de pontos
Programas de acúmulo de pontos ajudam a fidelizar o consumidor e a fazer com que ele sempre volte à sua loja. Ele pode ser usado oferecendo um brinde interessante ou um desconto para o cliente que alcançar a meta estabelecida.
Isso pode incentivá-lo a gastar mais em uma visita, aproveitando para comprar o que precisa no seu estabelecimento, em vez de partir para o concorrente.
3. Indique itens relacionados
A recomendação de produtos relacionados pode fazer toda a diferença no valor de vendas médio do seu negócio. Para isso, é importante conhecer as necessidades do cliente. Ao comprar determinado produto, você pode questionar sobre a utilidade e indicar outros itens que também serão necessários para a atividade. Assim, você facilita a vida do consumidor e consegue incluir um valor a mais na venda.
Com essas 3 dicas, você pode aumentar o valor do ticket médio no varejo e criar condições para que o seu negócio fature ainda mais.
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