Ticket médio no varejo: 3 dicas incríveis para aumentar esse valor

2019-09-26T14:27:28-03:0026 setembro, 2019|Produtividade de Vendas|

Pensar em estratégias para aumentar o valor médio de cada venda pode impactar totalmente o desenvolvimento de um comércio

Entender a importância do ticket médio no varejo pode fazer toda a diferença no sucesso do seu estabelecimento. Avaliar como estão as vendas é importante para entender o que pode ser melhorado e, assim, permitir a criação de algumas estratégias que aumentem o faturamento.

Essa abordagem pode ser usada sazonalmente, ou seja, para vender mais nas datas comemorativas, por exemplo, ou para alcançar um objetivo no semestre ou no ano.

Quer saber mais sobre o ticket médio e como aumentá-lo? Continue a leitura!

O que é ticket médio?

O ticket médio é o valor que cada cliente gasta na sua loja. Como fica difícil acompanhar esse valor individualmente, é feito um cálculo para que o empreendedor tenha uma ideia do valor de compra médio dos consumidores: divide-se o faturamento pelo total de vendas.

Vamos pegar um exemplo prático: se a loja vendeu R$ 50 mil no mês, e realizou 500 vendas nesse mesmo período, o ticket médio é de R$ 100, ou seja, cada cliente gastou, em média, R$ 100 na sua loja.

Qual a importância do ticket médio no varejo?

O ticket médio é, então, uma métrica importante para entender como o negócio está caminhando, como está a performance dos vendedores e o que pode ser feito para melhorar o faturamento.

Essa informação permite ao dono do comércio entender a dedicação para cada cliente e o tempo usado no atendimento. Geralmente, quando esse indicador é mais alto, significa que o vendedor está conseguindo trabalhar ao máximo cada consumidor.

Saiba como utilizar os indicadores e quais
os benefícios para seu time de vendas!

Além disso, sabendo o ticket médio, é possível traçar metas realistas e desafios que tragam motivação, mas que não sejam impossíveis.

Para acompanhar esse número, é importante anotar o valor de cada venda e a quantidade de vendas realizadas diariamente. Se possível, também vale a pena acompanhar quais itens estão saindo em maiores volume e frequência.

Como aumentar o ticket médio?

Algumas estratégias podem ser adotadas para aumentar o valor do ticket médio e alavancar o faturamento. Veja, abaixo, alguns exemplos.

1. Monte pacotes de produtos ou serviços

Combos promocionais são uma excelente maneira de aumentar o valor do ticket. Nessa estratégia, você cria kits de produtos ou de serviços com preços mais vantajosos do que se a compra fosse feita separadamente.

Ao entender a vantagem, o cliente aproveita a oportunidade e adquire o combo, aumentando, assim, o valor da compra.

2. Crie programas de acúmulo de pontos

Programas de acúmulo de pontos ajudam a fidelizar o consumidor e a fazer com que ele sempre volte à sua loja. Ele pode ser usado oferecendo um brinde interessante ou um desconto para o cliente que alcançar a meta estabelecida.

Isso pode incentivá-lo a gastar mais em uma visita, aproveitando para comprar o que precisa no seu estabelecimento, em vez de partir para o concorrente.

3. Indique itens relacionados

A recomendação de produtos relacionados pode fazer toda a diferença no valor de vendas médio do seu negócio. Para isso, é importante conhecer as necessidades do cliente. Ao comprar determinado produto, você pode questionar sobre a utilidade e indicar outros itens que também serão necessários para a atividade. Assim, você facilita a vida do consumidor e consegue incluir um valor a mais na venda.

Com essas 3 dicas, você pode aumentar o valor do ticket médio no varejo e criar condições para que o seu negócio fature ainda mais.

O nosso post foi útil? Aproveite para conferir nosso outro artigo sobre o uso da análise de dados para as vendas.

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