Tendências no varejo: problemas e soluções do varejista moderno

2021-06-15T09:09:30-03:002 fevereiro, 2018|Produtividade de Vendas|

O varejo é um dos mercados mais complexos. De um lado estão os clientes, exigentes e informados, do outro os fornecedores, com elevado poder de barganha. Então é preciso conhecer as novas tendências no varejo e aproveitá-las a seu favor.

Um mundo moderno e que utiliza a tecnologia para tudo e todos. Encontramos em 2021 novas tendências para o mercado e que, principalmente após a pandemia, cresceu muito mais no online. Com isso, as pessoas evitam sair de casa e ir até as lojas, ou seja, vemos mudanças nos consumidores, onde por sua vez estão optando pela compra online e atendimentos digitais.

Dentre as novidades, é possível destacar: maior integração entre lojas físicas e virtuais, uso de tecnologias de automação e otimização da experiência do cliente. Logo, antigos problemas poderão ser eliminados, aumentando a eficácia da loja.

Ou seja, ser inovador é fundamental para garantir suas vendas em um mundo que está em transformação. Por isso, se você não está atento as tendências no varejo é preciso se atualizar para não ficar para trás. Segundo pesquisas, cresceu 87% o investimento entre os varejistas na venda online sendo que, 74% deles, aumentaram suas vendas.

Pensando em tudo isso, criamos um artigo que vai mostrar para você as principais tendências no varejo. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Integração entre loja física e virtual

Lojas tradicionais sentem-se perdidas na internet, um mercado promissor e que movimenta muito dinheiro. As lojas online, por outro lado, sentem que perdem oportunidades — afinal, seus clientes não podem testar os produtos. Aí está um grande problema, a integração entre o mundo físico e o virtual.

Ou seja, clientes que precisam de autonomia, rapidez e viver o digital no real. Uma forma que os varejistas encontraram para resolver esse problema, por exemplo, foi o autoatendimento, onde seus clientes podem fazer suas compras na loja física, mas utilizando a tecnologia para trazer agilidade à venda.

A partir disso surgiu uma das maiores tendências para este ano, o Omnichannel. Ele consiste na convergência de todos os canais usados por uma loja para atender as necessidades do seu público-alvo. Logo, permite que os clientes comprem online ou offline, melhorando sua experiência e os lucros do estabelecimento.

Dessa maneira, utilizando todos os canais, podemos dar ao nosso cliente uma ótima experiência em sua compra seguindo assim as tendências no varejo de envolver o online com o offline.

Um exemplo disso são as vendas pelo WhatsApp. Muitas lojas físicas então chamando seus clientes à compra através do aplicativo. Assim, as pessoas conversam e escolhem seus produtos pela ferramenta, tem a opção do pagamento online ou presencial e vão apenas retirar o produto.

Dessa forma os vendedores reativam antigos clientes e efetuam novas compras, podendo inserir suas comissões inclusive.

Por isso, tenha a ferramenta de Omnichannel em sua loja para transformar a sua venda em uma experiência única. Transformar esses multicanais em uma estratégia será um diferencial diante de seus concorrentes.

CTA ebook metodo casting

Otimização do marketing sensorial

Não importa o produto vendido, uma boa experiência na hora da compra é metade do caminho para que se tenha sucesso, aumentando as vendas e os resultados financeiros da organização. O problema é que muitas lojas ainda não sabem como otimizar a experiência do seu público-alvo.

Aqui, o marketing sensorial é outra grande tendência. Consiste em usar os 5 sentidos dos clientes — olfato, tato, paladar, visão e audição — para despertar emoções e a ação de compra. Para isso, deve-se programar músicas de fundo alinhadas aos valores da marca, um perfume agradável no ambiente, distribuir amostras grátis e assim por diante.

A ideia é que os sentidos não estejam ligados à sua loja diretamente. Ou seja, você não precisa criar um perfume para vender um produto, mas trazer o desejo de compra através do estímulo desses sentidos.

O marketing sensorial é uma das tendências no varejo que está fazendo sucesso pois causa bem-estar e desejo de compra no consumidor. E não é preciso utilizar os 5 sentidos de uma vez só, eles também podem ser utilizados separadamente.

Por isso, uma das soluções dos varejistas nesse mundo de novas tendências é criar experiências únicas, apresentar seus produtos sem precisar dizer nada, apenas criar algo agradável ao cliente onde ele sinta bem em fechar negócio.

Automação de processos repetitivos

Alguns processos são extremamente repetitivos, chatos e ainda interferem na otimização da produtividade. O que dizer sobre digitar manualmente o código de barra dos produtos ou disparar e-mails, um a um, para se relacionar com os clientes? Sem dúvida, é um tempo que poderia ser mais bem aproveitado.

A automação — substituição do trabalho manual pelo de máquinas — elimina cada vez mais as demandas operacionais repetitivas. Hoje, existem bots (diminutivo de robot) para atender pela internet, programas desenvolvidos para disparar automaticamente e-mails de relacionamento e acompanhar as métricas de desempenho da loja, por exemplo.

Até o ato do pagamento está sendo automatizado com caixas em formato de autoatendimento onde o próprio cliente finaliza a sua compra. Além do novo sistema de pagamento PIX que já está sendo utilizado em muitas lojas no varejo.

Para as lojas virtuais, o pagamento via PIX está agilizando a confirmação do pedido e, consequentemente, reduzindo o prazo de entrega. Já para as físicas o benefício do PIX no varejo é a rapidez do pagamento sem nenhum contato com o caixa ou com máquinas de cartão. O que é um grande benefício em momentos de pandemia.

Por isso é importante lembrar que, para tornar sua loja tecnológica também é importante se preocupar com os sistemas e equipamentos. Não adianta um cliente chegar e não conseguir efetuar sua compra pois estava fora de sistema, ou não conseguir pagar por link pois a loja estava sem internet.

É preciso se preocupar com esses detalhes para que o cliente tenha uma boa experiência na loja e sinta a preocupação do estabelecimento com o consumidor.

Como vimos, a tecnologia veio para ficar e, dentro das tendências no varejo atual você pode ver um aumento em suas vendas utilizando-as a seu favor. Aproveite e saiba mais sobre os impactos de novas tecnologias.


Atração e retenção de talentos

O bom atendimento é essencial para o momento de compra e para a fidelização de clientes. Contudo, para que haja o bom atendimento, é preciso de profissionais talentosos, satisfeitos e motivados a trabalhar no estabelecimento.

Por essa razão, a atração e retenção de talentos na loja é uma tendência. Apesar de existir uma grande oferta de mão de obra, a quantidade de profissionais realmente qualificados é escassa. Nesse sentido, é cada vez maior a necessidade de se investir na construção de uma marca empregadora, tornando o estabelecimento um ímã para talentos.

Para você manter um time de vendas excelente é preciso treinamentos constantes. Uma equipe desmotivada não atenderá bem seus clientes. O gestor deverá trazer animo, deixar os vendedores atualizados sobre os produtos e prontos para responder qualquer dúvida de seus clientes.

Uma outra dica para uma equipe de sucesso que atenda bem seus clientes é ouvi-los. Ouça seu time e esteja atento ao que eles pensam de sua empresa. Com isso você poderá fazer as melhorias certas e atingir suas metas para vendes excelentes.

Lembre-se que contratar e demitir trazem gastos altos para o estabelecimento, por isso antes de contratar avalie com calma os candidatos. Além disso o entra e sai de pessoas não faz bem para o psicológico do restante do time.

Além de trazer insegurança, sobrecarrega todos. Por isso, tenha em mente que uma equipe de vendas feliz fará boas vendas e conquistará seus clientes.

Empresa transparente

Mais uma das tendências no varejo atualmente é a transparência da empresa com seus clientes. O também chamado marketing holístico tem a preocupação de passar os valores e posições da empresa de forma totalmente transparente.

Ou seja, nada de comprar gato por lebre. Os consumidores de 2021 querem comprar de empresas que falem a mesma língua deles. Estamos falando quase de um marketing pessoal da empresa, mas é algo além disso.

Essa nova tendência mostra os valores da marca fazendo campanhas ambientais por exemplo. Além disso também é transparente na maneira que trata seus funcionários, o que é visto no momento do atendimento ao cliente. Com isso o vendedor sente prazer em trabalhar ali.

Podemos citar como exemplo as empresas que apoiam leis culturais como a Lei Rouanet ou outras parecidas. Elas divulgam sua marca através de boas ações e incentivo à cultura.

Essa é uma solução do varejista moderno para os clientes inseguros. Empresas que conquistam a fidelidade e confiança de seus clientes são reconhecidas e divulgadas.

Concluindo

Como se pode ver, as tendências no varejo contribuem para eliminar problemas antigos, aumentar a eficiência operacional, assim como otimizar a experiência dos clientes. Logo, será possível construir um negócio lucrativo e longevo no mercado.

Invista em manter sua loja atualizada sobre as tendências no varejo e fique a frente da concorrência. Além disso que conquistará novos clientes e encontrará soluções eficientes para continuar vendendo independente da situação atual do mundo.

Lembre-se de sempre expressar a identidade da sua empresa para manter os clientes antigos e inserir essas dicas e tecnologias para atrair os novos.

Aproveite e conheça a Solução Casting, um app que resolve tudo para você e faz você vender mais e melhor.

Gostou do conteúdo? Aproveite para nos seguir no LinkedIn ou Facebook e ficar sempre por dentro das novidades. Vamos lá

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo