Tecnologia em vendas: como fazer com que os dois caminhem juntos?

2019-08-08T10:38:32-03:007 dezembro, 2018|Capacitação no Varejo|

Usar a tecnologia em vendas pode revolucionar o seu processo comercial. Descubra por que isso acontece e como tirar proveito dessa estratégia.

A tecnologia em vendas é muito presente no mercado atual. Mesmo que essa mudança tenha sido gradual, o impacto foi grande e, hoje, é importante não separar esses dois conceitos.

Setores como atendimento, comunicação e gestão são bons exemplos para ilustrar o quanto essa união se faz presente, inclusive para reinventar processos tradicionais. Dar uma nova abordagem e qualificar práticas já existentes é o grande marco da tecnologia em vendas. Com ela, é possível ter mais excelência e facilitar a inserção de novas culturas na empresa.

Como fazer com que a tecnologia e vendas caminhem juntas, contribuindo para gerar números melhores para o seu negócio? É o que você vai aprender na sequência!

Como colocar tecnologias e vendas lado a lado?

Conheça as iniciativas necessárias para que você consiga alinhar essas duas forças e obter melhores resultados.

Esteja atento às novas tendências

O setor de tecnologia está sempre apresentando novidades e tendências de uso. A cada dia, elas surgem e é importante estar atento a elas para compreender o que está acontecendo no mercado e influenciando o comportamento dos usuários.

Um bom vendedor precisa se reinventar constantemente e adotar abordagens diferenciadas. Acompanhar o surgimento de novas tendências é uma maneira sólida de encontrar ferramentas que facilitam essa missão e possibilitam alcançar uma performance ainda melhor.

Foque em soluções completas

O cliente de hoje busca por experiências melhores e muitas surgem da apresentação de soluções mais completas. Engana-se quem pensa que a tecnologia pode ser utilizada só no fim do processo. Pelo contrário, ela pode e deve ser usada para facilitar a divulgação e a comercialização dos seus produtos e serviços também.

Conheça a metodologia para melhorar
os processos no seu varejo

Facilitar a vida do cliente por meio do uso da tecnologia em vendas é o primeiro passo para oferecer algo diferenciado, completo e que possa, de fato, ser o que cliente busca. É preciso estar ciente de que, se você não investir, a concorrência investirá e poderá lucrar com isso.

Portanto, esse é um risco que não vale a pena correr. Ter consciência de unir tecnologia em vendas é uma forma de se preparar melhor para o desafio manter um padrão de qualidade.

Use softwares de gestão

Softwares de gestão estão cada vez mais presentes, por serem extremamente úteis para melhorar o processo de vendas e o gerenciamento dos principais indicadores relacionados a ele.

Esse é o caso da Solução Casting, uma ferramenta capaz de colocar na palma da sua mão o gerenciamento do desempenho de vendas e a redução dos seus custos para, com isso, vender ainda mais. O Casting é um excelente norteador sobre os rumos que os processos de vendas devem seguir e essa clareza favorece o engajamento da equipe.

Aproveite a força dos smartphones

Os smartphones e similares estão presentes nos lares de quase todos os brasileiros, e também nos ambientes corporativos. Logo, é natural enxergá-los como excelentes aliados para utilizar a tecnologia em vendas.

Mesmo que essa seja uma forma simples de unir esses dois conceitos, ela não deixa de ser efetiva. Pelo contrário, trata-se de um recurso bastante poderoso.

O uso de aplicativos de mensagens ou até mesmo de aplicativos próprios é um ótimo exemplo disso. Por meio deles, é possível se aproximar do cliente de uma forma acessível, ou seja, que ele possa conferir informações sobre o seu negócio com certa comodidade. Isso facilita a análise, a tomada de decisão e o número de conversões.

Não há como pensar em excelência comercial no cenário atual sem investir na tecnologia em vendas. Essa prática é uma forma de equiparar ações com empresas do setor que já a utilizam. Além disso, é também um diferencial competitivo em relação a muitas que ainda não a valorizam como deveriam.

Quais são os benefícios que a tecnologia atrelada às vendas oferece?

Aproveitar as facilidades da tecnologia nas vendas pode auxiliar muito a empresa e trazer diversos bons resultados. Conheça todas as vantagens que essa ferramenta oferece.

Melhora o relacionamento com os clientes

O uso de um software para a gestão dos clientes, como um CRM, favorece o acúmulo de dados, como histórico de compras, preferências, perfil, etc. Com essas informações, os vendedores conseguem prestar um atendimento muito mais direcionado, fazendo com que cada consumidor sinta-se único e assim possa estabelecer um vínculo mais forte com a sua empresa.

Outro ponto de relacionamento importante está justamente nas novas mídias, que permitem uma comunicação mais direta e rápida. Redes sociais, emails e whatsapp são recursos que devem ser usados para estreitar o contato com o cliente e favorecer o trabalho do vendedor.

Maior mobilidade

Algumas tecnologias permitem o acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones. Além de aumentar a mobilidade, fazendo com que os vendedores consigam consultar dados importantes de qualquer lugar, essa facilidade otimiza os processos internos e favorece a realização de reuniões de alinhamento de metas.

Aumenta a segurança das informações

Armazenar dados sensíveis sobre clientes, como endereço, telefone e documentos, em fichas cadastrais de papel ou mesmo em planilhas, além de contraproducente, é perigoso. Qualquer um que acessar essas informações pode fazer mau uso e se for comprovado que o problema foi com a sua empresa, os consumidores prejudicados podem até mesmo mover um processo.

Com um software especializado, a segurança desses dados é muito maior e fica restrita apenas aos funcionários que tiverem o acesso liberado.

Permite a mensuração de desempenho

Monitorar o desempenho das equipes é indispensável para descobrir as lacunas e promover melhorias. Avaliando os números das vendas, é possível obter muitas informações relevantes, como valor do ticket médio, produtos mais comercializados, locais em que os itens têm maior aceitação, sazonalidade, entre outras.

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Procure usar esses dados não só para acompanhar as metas, mas também para promover treinamentos, implementar estratégias e até mesmo mudar o foco da sua empresa.

Aumenta a competitividade

Um dos maiores benefícios que a tecnologia pode trazer para as vendas é o grande volume de dados gerados e armazenados. Com a abordagem correta, os gestores conseguem transformar essas informações em inteligência de mercado, traçando estratégias mais eficientes e permanecendo à frente da concorrência.

Reduz custos

Um software inteligente dispensa a necessidade de arquivos físicos com fichas e históricos de clientes, e até mesmo de espaços digitais com esse mesmo objetivo.

Além disso, como traz uma série de informações relevantes sobre os consumidores e o desempenho das equipes, permite que os investimentos sejam melhor aplicados, afinal, o empresário sabe o que precisa resolver.

Todos esses aspectos diminuem os custos para a empresa, favorecendo a obtenção de lucros maiores.

Após todas as nossas dicas, fica fácil entender porque a tecnologia em vendas pode ser um grande aliado do seu negócio e elevar o faturamento de maneira inédita. Aposte nessa parceria para a expandir o seu comércio.

Aproveite que está estudando o assunto e confira o artigo que preparamos com 6 passos para engajar a sua equipe de vendas!

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