Tecnologia em vendas: como fazer com que os dois caminhem juntos?

Usar a tecnologia em vendas pode revolucionar o seu processo comercial. Descubra por que isso acontece e como tirar proveito dessa estratégia.

A tecnologia em vendas é muito presente no mercado atual. Mesmo que essa mudança tenha sido gradual, o impacto foi grande e, hoje, é importante não separar esses dois conceitos.

Setores como atendimento, comunicação e gestão são bons exemplos para ilustrar o quanto essa união se faz presente, inclusive para reinventar processos tradicionais. Dar uma nova abordagem e qualificar práticas já existentes é o grande marco da tecnologia em vendas. Com ela, é possível ter mais excelência e facilitar a inserção de novas culturas na empresa.

Como fazer com que a tecnologia e vendas caminhem juntas, contribuindo para gerar números melhores para o seu negócio? É o que você vai aprender na sequência!

Como colocar tecnologias e vendas lado a lado?

Conheça as iniciativas necessárias para que você consiga alinhar essas duas forças e obter melhores resultados.

Esteja atento às novas tendências

O setor de tecnologia está sempre apresentando novidades e tendências de uso. A cada dia, elas surgem e é importante estar atento a elas para compreender o que está acontecendo no mercado e influenciando o comportamento dos usuários.

Um bom vendedor precisa se reinventar constantemente e adotar abordagens diferenciadas. Acompanhar o surgimento de novas tendências é uma maneira sólida de encontrar ferramentas que facilitam essa missão e possibilitam alcançar uma performance ainda melhor.

Foque em soluções completas

O cliente de hoje busca por experiências melhores e muitas surgem da apresentação de soluções mais completas. Engana-se quem pensa que a tecnologia pode ser utilizada só no fim do processo. Pelo contrário, ela pode e deve ser usada para facilitar a divulgação e a comercialização dos seus produtos e serviços também.

Facilitar a vida do cliente por meio do uso da tecnologia em vendas é o primeiro passo para oferecer algo diferenciado, completo e que possa, de fato, ser o que cliente busca. É preciso estar ciente de que, se você não investir, a concorrência investirá e poderá lucrar com isso.

Portanto, esse é um risco que não vale a pena correr. Ter consciência de unir tecnologia em vendas é uma forma de se preparar melhor para o desafio manter um padrão de qualidade.

Use softwares de gestão

Softwares de gestão estão cada vez mais presentes, por serem extremamente úteis para melhorar o processo de vendas e o gerenciamento dos principais indicadores relacionados a ele.

Esse é o caso da Solução Casting, uma ferramenta capaz de colocar na palma da sua mão o gerenciamento do desempenho de vendas e a redução dos seus custos para, com isso, vender ainda mais. O Casting é um excelente norteador sobre os rumos que os processos de vendas devem seguir e essa clareza favorece o engajamento da equipe.

Aproveite a força dos smartphones

Os smartphones e similares estão presentes nos lares de quase todos os brasileiros, e também nos ambientes corporativos. Logo, é natural enxergá-los como excelentes aliados para utilizar a tecnologia em vendas.

Mesmo que essa seja uma forma simples de unir esses dois conceitos, ela não deixa de ser efetiva. Pelo contrário, trata-se de um recurso bastante poderoso.

O uso de aplicativos de mensagens ou até mesmo de aplicativos próprios é um ótimo exemplo disso. Por meio deles, é possível se aproximar do cliente de uma forma acessível, ou seja, que ele possa conferir informações sobre o seu negócio com certa comodidade. Isso facilita a análise, a tomada de decisão e o número de conversões.

Não há como pensar em excelência comercial no cenário atual sem investir na tecnologia em vendas. Essa prática é uma forma de equiparar ações com empresas do setor que já a utilizam. Além disso, é também um diferencial competitivo em relação a muitas que ainda não a valorizam como deveriam.

Quais são os benefícios que a tecnologia atrelada às vendas oferece?

Aproveitar as facilidades da tecnologia nas vendas pode auxiliar muito a empresa e trazer diversos bons resultados. Conheça todas as vantagens que essa ferramenta oferece.

Melhora o relacionamento com os clientes

O uso de um software para a gestão dos clientes, como um CRM, favorece o acúmulo de dados, como histórico de compras, preferências, perfil, etc. Com essas informações, os vendedores conseguem prestar um atendimento muito mais direcionado, fazendo com que cada consumidor sinta-se único e assim possa estabelecer um vínculo mais forte com a sua empresa.

Outro ponto de relacionamento importante está justamente nas novas mídias, que permitem uma comunicação mais direta e rápida. Redes sociais, emails e whatsapp são recursos que devem ser usados para estreitar o contato com o cliente e favorecer o trabalho do vendedor.

Maior mobilidade

Algumas tecnologias permitem o acesso por meio de dispositivos móveis, como smartphones. Além de aumentar a mobilidade, fazendo com que os vendedores consigam consultar dados importantes de qualquer lugar, essa facilidade otimiza os processos internos e favorece a realização de reuniões de alinhamento de metas.

Aumenta a segurança das informações

Armazenar dados sensíveis sobre clientes, como endereço, telefone e documentos, em fichas cadastrais de papel ou mesmo em planilhas, além de contraproducente, é perigoso. Qualquer um que acessar essas informações pode fazer mau uso e se for comprovado que o problema foi com a sua empresa, os consumidores prejudicados podem até mesmo mover um processo.

Com um software especializado, a segurança desses dados é muito maior e fica restrita apenas aos funcionários que tiverem o acesso liberado.

Permite a mensuração de desempenho

Monitorar o desempenho das equipes é indispensável para descobrir as lacunas e promover melhorias. Avaliando os números das vendas, é possível obter muitas informações relevantes, como valor do ticket médio, produtos mais comercializados, locais em que os itens têm maior aceitação, sazonalidade, entre outras.

Procure usar esses dados não só para acompanhar as metas, mas também para promover treinamentos, implementar estratégias e até mesmo mudar o foco da sua empresa.

Aumenta a competitividade

Um dos maiores benefícios que a tecnologia pode trazer para as vendas é o grande volume de dados gerados e armazenados. Com a abordagem correta, os gestores conseguem transformar essas informações em inteligência de mercado, traçando estratégias mais eficientes e permanecendo à frente da concorrência.

Reduz custos

Um software inteligente dispensa a necessidade de arquivos físicos com fichas e históricos de clientes, e até mesmo de espaços digitais com esse mesmo objetivo.

Além disso, como traz uma série de informações relevantes sobre os consumidores e o desempenho das equipes, permite que os investimentos sejam melhor aplicados, afinal, o empresário sabe o que precisa resolver.

Todos esses aspectos diminuem os custos para a empresa, favorecendo a obtenção de lucros maiores.

Após todas as nossas dicas, fica fácil entender porque a tecnologia em vendas pode ser um grande aliado do seu negócio e elevar o faturamento de maneira inédita. Aposte nessa parceria para a expandir o seu comércio.

Aproveite que está estudando o assunto e confira o artigo que preparamos com 6 passos para engajar a sua equipe de vendas!

Compartilhe esse post nas suas redes!

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.