Saiba mais sobre os principais indicadores de desempenho no varejo

2019-08-01T14:02:29-03:0026 janeiro, 2018|Sales Performance Management|

Lucro. Vendas. Perdas. Diversas informações podem ser controladas com a ajuda dos indicadores de desempenho corretos. Ao longo deste conteúdo, você vai aprender como encontrá-los, medi-los e usá-los em seu estabelecimento!

Há muitos indicadores de desempenho que devem ser considerados na gestão de uma loja. Com eles, é possível ter uma visão sistêmica do que está acontecendo, criar planos estratégicos e otimizar a gestão dos recursos empresariais.

Pensando nisso, criamos este artigo para você. Nele, vai conhecer alguns dos principais indicadores para o varejo e descobrir como aplicá-los na loja. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Percentual de lucratividade

A lucratividade do estabelecimento é, sem dúvida, um importante indicador. Quando há margem de lucro, é possível investir em novas tecnologias, no aprimoramento da equipe e em novas campanhas de marketing. Veja o cálculo:

Lucratividade (%) = faturamento líquido / faturamento bruto x 100

Como se pode ver, é importante ter um sistema de gestão que ofereça dados relacionados ao faturamento bruto e líquido da loja, com a maior margem de acerto. Quanto maior o percentual de lucratividade, melhor para a empresa.

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Tíquete médio por venda

Quanto cada cliente compra no estabelecimento? Essa é uma questão complexa. Contudo, é possível identificar uma média. Para encontrar esse indicador, basta dividir o total faturado pelo número de vendas efetivadas. Confira:

Tíquete médio (R$) = Faturamento bruto / Vendas efetivadas

A média ideal varia muito de acordo com o bem/serviço comercializado pela loja. Para otimizar esse indicador, é importante investir em um mix de produtos com maior valor agregado, que desperte o interesse dos clientes e ações de compra.

Taxa de conversão de vendas

No varejo, a eficácia da abordagem dos vendedores é essencial para que se tenha saída de materiais. Quanto mais persuasivos os vendedores, maior será a conversão de vendas — transformação de clientes potenciais em reais. Veja:

Taxa de conversão (%) = Vendas efetivadas / Total de clientes atendidos x 100

Para potencializar a conversão, é importante investir no time de vendas, capacitando-o para oferecer um atendimento singular e dando maior autonomia para que negociem preços e prazos. Assim, ótimos resultados serão alcançados.

Taxa de crescimento anual

Com uma boa gestão, qualquer loja pode crescer e se destacar no mercado. Acompanhar esse crescimento é muito interessante. Afinal, ele indica a eficácia das ações de áreas, da estratégia e o comprometimento da própria equipe. Confira:

Crescimento (%) = (Faturamento do ano atual – Faturamento do ano anterior) / Faturamento do ano anterior x 100

Imagine que uma loja faturou R$ 80 mil em 2016 e R$ 100 mil em 2017, uma diferença de R$ 20 mil. Ao aplicar o cálculo, é possível descobrir que, de janeiro a dezembro de 2017, o percentual de crescimento foi de 25%.

Todos os indicadores de desempenho citados são importantes para a adequada gestão da loja, assim como para a tomada de decisões estratégicas. Contudo, é importante ter um sistema de gestão que ofereça as informações — faturamento bruto, número de vendas, faturamento líquido, etc. — para o cálculo.

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