Saiba como diversificar o treinamento de equipe e ter mais sucesso

2018-02-06T14:00:23-03:006 fevereiro, 2018|Capacitação no Varejo|

O treinamento de equipe é parte indissolúvel da gestão de pessoas. É preciso desenvolver adequadamente as competências, habilidades e atitudes dos colaboradores para que atuem com diligência, foco e dedicação.

Pessoas competentes são capazes de atingir os objetivos com maior facilidade e beneficiar o negócio da empresa. Entretanto, é preciso diversificar o treinamento de equipe para torná-la ainda mais habilidosa.

A questão é: como diversificar esse treinamento? Quais canais podem ser usados para o aprimoramento do time? Criamos um artigo para solucionar essas e outras dúvidas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual a importância de diversificar o treinamento?

Uma empresa é um agrupamento de pessoas em busca de um objetivo maior. Contudo, para que ele seja alcançado com eficácia, é preciso que os profissionais tenham competências diversas e complementares, capazes de colaborar com o sucesso.

O treinamento deve ser diversificado em dois principais sentidos: temáticas oferecidas e modais usados para a capacitação. Essa pluralidade permite que novas competências sejam desenvolvidas com maior flexibilidade.

Imagine que o único treinamento seja em vendas e de forma presencial. Dessa forma, como as habilidades em gestão de crises serão desenvolvidas?

Agora imagine que o treinamento só use o meio online para capacitação. Como os trabalhadores criarão novas conexões e fontes de aprendizado? A diversidade otimiza o aprendizado e beneficia o negócio.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

cta_baixe_ebook_gratis_verde

Como escolher o melhor treinamento de equipe?

A definição do melhor treinamento deve ser subsidiada na análise de desempenho da equipe, isto é, em uma avaliação sistemática dos profissionais. Existem diversos modelos de avaliação de desempenho, como a avaliação em 360 graus.

Contudo, não basta apenas definir a temática do treinamento, pois o modal pelo qual o conteúdo será transmitido é de igual importância. Dentre os tipos e meios de treinamento, é possível destacar:

  • in company: presencial e dentro da empresa;
  • out company: presencial e fora da empresa — workshops, palestras, etc.
  • colaborativo: desenvolvido e executado pela própria equipe;
  • pílula de conhecimento: mensagens enviadas aos funcionários ao longo do expediente para “nutri-los” com novos saberes;
  • gamificação: treinamento por meio de jogos empresariais;
  • à distância: capacitações realizadas de modo online.

A modalidade ideal varia de acordo com alguns fatores, como: o orçamento disponível — treinamentos presenciais geralmente envolvem mais custos —, o perfil das equipes de trabalho, e a própria cultura da empresa. Em startups, por exemplo, é muito comum o treinamento colaborativo.

Como escolher entre o presencial e o online?

É muito comum que se tenha dúvida entre a realização de treinamentos presenciais ou à distância. E, para essa dúvida, não há uma resposta certa, afinal, há diversos fatores a serem considerados.

Entenda o que é Gestão de Desempenho
e qual é o real papel do Líder dentro das Organizações!

cta_baixe_ebook_gratis_verde

O treinamento presencial oferece maior consistência, possibilita a criação de uma rede de contatos e ainda é mais bem visto no mercado. O treinamento online, por outro lado, oferece maior abrangência, flexibilidade e menor custo.

Algumas das maiores empresas do mundo equilibram as duas modalidades, oferecendo capacitação presencial e online ao seu público interno. Desse modo, é possível desenvolver os profissionais com consistência e periodicidade.

Como se pode ver, é importante diversificar o treinamento de equipe a fim de tornar a sua equipe capaz de lidar com diversos desafios ao longo do expediente. Para tanto, é preciso usar múltiplos canais de capacitação e defini-los de acordo com o perfil do público, a cultura organizacional e o orçamento disponível.

Agora que você está pronto para diversificar o treinamento da sua equipe, aproveite para nos seguir no Facebook ou LinkedIn e ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!