Saiba como criar um programa de fidelidade para aumentar as vendas!

2019-06-18T15:51:49-03:0014 setembro, 2018|Produtividade de Vendas|

Investir em um projeto de fidelização dos seus clientes pode trazer excelentes resultados. Saiba como desenvolver um bom programa!

A criação de um programa de fidelidade é uma excelente estratégia para convencer seus clientes a voltarem à sua loja e preferirem os seus produtos aos da concorrência.

Aliado a um bom atendimento e à venda de itens de qualidade, esse tipo de ação ajuda a firmar o nome da empresa no mercado e a estruturar seu crescimento.

Para saber como criar um bom programa de fidelidade, continue a leitura!

A importância da criação de um programa de fidelidade

Uma das maiores dificuldades do varejo é garantir o retorno dos seus consumidores, porém trata-se de uma estratégia necessária para a sobrevivência do seu negócio.

Com o grande número de concorrentes no mercado, seja para lojas físicas ou para e-commerces, e a facilidade de comparação de preços pela internet, a possibilidade de perder o seu cliente é muito grande.

Com isso, basta apenas um ato falho, um descaso no atendimento ou até mesmo uma pequena diferença no preço dos produtos para perder uma venda.

Como se não bastassem todos esses detalhes, conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um antigo. A partir do momento em que o consumidor respondeu aos seus investimentos em marketing e apresentação da loja e resolveu fazer uma compra com você, é muito importante fidelizar esse consumidor.

Passo a passo para desenvolver um programa de fidelidade

Para ajudar nessa empreitada, desenvolvemos um passo a passo com dicas valiosas para você desenvolver um bom programa de fidelidade.

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boas campanhas e motivar a equipe!

1. Decida o tipo de recompensa

Para criar um programa eficiente, é preciso entender o que vai motivar o cliente a voltar na sua loja. Nem sempre um cartão de fidelidade ou um desconto traz os resultados esperados.

Em primeiro lugar, você deve fazer uma pesquisa com os seus consumidores e perguntar claramente o que os incentivaria a comprar mais. Dê algumas opções que possam ser praticadas internamente e, a partir dessas informações, desenvolva o projeto de fidelização.

2. Escolha os prêmios

A escolha dos prêmios é uma etapa essencial no desenvolvimento de um programa de fidelidade. Os itens devem ser atraentes para o público, de maneira a incentivá-los a participar do programa.

Não precisa quebrar a cabeça e oferecer algo muito fora do alcance. Uma escola pode oferecer uma disciplina gratuita para quem comprar um pacote de cursos ou até mesmo um bom desconto.

3. Defina como funcionará

Escolha o meio de controle do programa de fidelidade. Você pode usar um cartão que será carimbado a cada visita do cliente ou até uma opção mais moderna, como um cartão magnético que acumule pontos por compra.

Quando a loja trabalha com vendas online, é interessante investir em uma solução mais complexa, como um aplicativo para controle da pontuação acumulada, por exemplo.

Além disso, descreva em detalhes e de maneira clara como vai funcionar o resgate dos pontos acumulados para que o cliente não tenha dúvidas na hora da troca pela recompensa.

É indispensável que o seu programa de fidelidade seja sério e objetivo, e que o consumidor tenha acesso imediato ao prêmio para não prejudicar a credibilidade da empresa.

4. Determine quanto vale cada ponto

Os pontos vão ser a moeda de incentivo e de troca dentro do seu programa de fidelidade. Cabe, então, definir o valor desses pontos: cada 1 real gasto equivale a um ponto do programa? Ou a escala é um pouco menor, por exemplo, 10% do valor gasto?

A maneira certa de definir o valor de cada ponto depende do investimento, do custo do produto e do nível de frequência dos clientes que a empresa quer alcançar.

5. Crie um nome para o seu programa

Escolher bem o nome do programa de fidelidade vai ajudar na adesão dos clientes à proposta.

Muitas empresas colocam um nome sem qualquer relação com a marca, o que pode ser prejudicial. Vivemos em um período em que recebemos um volume enorme de informações por dia. Procure batizar o programa com algo relacionado à sua marca ou negócio.

A rede de supermercados Pão de Açúcar usa o nome Pão de Açúcar Mais para o seu programa de fidelidade, por exemplo.

6. Avalie se a estratégia está funcionando

Para analisar se o programa está trazendo resultados, mensure o volume de vendas e o índice de retorno dos clientes. Tente identificar a relação entre o programa e o aumento de receita da loja — muitas vezes, outra promoção ou um acontecimento sazonal pode ter provocado a alteração nos números.

Além disso, realize pesquisas com os clientes para entender o grau de satisfação, se o programa está recebendo adesão e gerando um impacto positivo. Em alguns casos, são necessários ajustes para que a ideia seja melhor recebida pelo público.

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7. Dicas extras

Existem outros tipos de programa que podem ser usados para atender algumas necessidades do seu comércio. Por exemplo, você pode incluir descontos para quem pagar à vista e em dinheiro, ou para quem realizar um número de compras X por mês.

Programas de cashback também são excelentes alternativas e estão bem em alta. Outra iniciativa simples é oferecer frete grátis acima de determinado valor ou um voucher de desconto para clientes inativos.

Há diversas oportunidades para quem quer fortalecer o relacionamento com o consumidor. Avalie o que atende às necessidades e prioridades do seu comércio e o que encante o seu público-alvo. Cada perfil tem interesses diferentes e conhecer essas particularidades é essencial para a sua empresa.

Traçar um bom programa de fidelidade pode ajudar muito a aumentar as vendas do seu ponto comercial, seja físico ou virtual. Além disso, clientes sempre gostam de ser agradados e demonstrar essa preocupação ajuda a firmar o nome da sua empresa. Não encare essa iniciativa como custo, mas sim como um bom investimento, desde que feito e monitorado corretamente.

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