Saiba como calcular metas de vendas para manter sua equipe motivada

2019-06-13T17:02:31-03:0023 janeiro, 2019|Capacitação no Varejo|

Com algumas estratégias, é possível traçar objetivos alcançáveis e estimulantes. A definição das metas de vendas auxilia a direcionar a empresa, estruturando seu crescimento. Calcular as metas de vendas ajuda a resolver os pontos fracos, que podem ser identificados quando as metas não são alcançadas, e motiva a equipe a realizar um trabalho cada vez melhor.

Porém, é importante que essas metas sejam realistas. Objetivos impossíveis acabam desanimando o time e podem até mesmo afastar os funcionários.

Neste post, vamos mostrar qual a medida exata para o cálculo de metas realistas e motivadoras de vendas. Se você quer estabelecer bons objetivos para o seu negócio, continue lendo este post!

Como calcular as metas de vendas para a equipe

Com a aplicação dessas dicas, certamente você vai definir metas realistas e alcançáveis. São elas:

Observe o histórico de vendas

Primeiro de tudo, é importante analisar o histórico de vendas e entender os resultados que já foram alcançados. Assim, é possível estabelecer uma porcentagem de aumento no número ou valor das vendas, sem que isso represente um ponto fora da realidade.

Além disso, lembre-se de que todos querem aumentar o faturamento, mas os funcionários lidam com dificuldades diárias e também devem prestar um atendimento de qualidade. Leve isso em consideração na hora de fazer o cálculo do objetivo para o próximo mês.

Conheça o segmento de mercado

Também é importante conhecer o mercado no qual o seu negócio está inserido. Ele está localizado em um ponto de alta circulação de pessoas? Depende de certas datas do ano para vender bem?

Entenda os pormenores do mercado e pense em estratégias para driblar os problemas e conseguir estabelecer metas mais desafiadoras.

Aprenda a medir e melhorar
o desempenho da sua equipe!

Mensure a capacidade de entrega

Não adianta você determinar a venda de 100 unidades, se só tem capacidade para produzir 80. Isso só vai estressar e frustrar a equipe, que vai se esforçar ao máximo por um objetivo que não será alcançado por problemas estruturais. Principalmente, esse erro de cálculo vai decepcionar o cliente.

Organize a logística da sua loja e garanta que os produtos vendidos sejam entregues dentro do prazo. Negocie também com os fornecedores ou com os responsáveis pela produção.

Como aplicar as metas de vendas na equipe

Você já fez uma análise clara e sabe em que ponto a empresa quer chegar. Fez os cálculos e definiu o valor das vendas que a equipe precisa entregar. Mas para conseguir isso, é importante implementar estratégias para motivar seus funcionários. Conheça as principais:

Estabeleça uma cultura de feedback

Fale para o vendedor quais são seus pontos de sucesso e o que ele precisa melhorar. Entendendo como está seu desempenho e recebendo o devido reconhecimento, o funcionário vai ter uma direção clara para seguir e se dedicar muito mais.

Aprenda a medir e melhorar
o desempenho da sua equipe!

Use a gamificação

As técnicas de gamificação são extremamente poderosas para promover o engajamento das pessoas. Elas tornam a pressão para bater as metas em algo leve e divertido, incentivando os vendedores por meio de pequenas recompensas, que podem ser um reconhecimento público, por exemplo.

Promova treinamentos

Por mais talentoso que seus vendedores sejam, algumas habilidades podem fazer toda a diferença nas vendas. Por que não disponibilizar esse conhecimento? Certamente é um investimento que vai se reverter em lucros para o seu negócio em pouco tempo.

Aposte em cursos sobre neurolinguística, técnicas de persuasão e excelência no atendimento, entre outros.

Aplicando essas orientações, você será capaz de calcular e definir metas de vendas que mantenham seus funcionários motivados e que impulsionem o crescimento da sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir os nossos perfis no Facebook e Linkedin e receber mais dicas que vão ajudá-lo na gestão do seu negócio.