Como utilizar as redes sociais no varejo para vender mais

Com as lojas fechadas é preciso se reinventar. Por isso, aprenda a utilizar as redes sociais no varejo e venda mais mesmo em meio a pandemia.

Estamos em um período de muitas incertezas. A pandemia está durando mais tempo do que imaginávamos e muitas lojas continuam fechadas. Mesmo as que estão abertas podem ter notado um menor número de clientes presenciais. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas estão preferindo fazer suas compras online por segurança ou até mesmo por comodidade. Com isso, novas formas de vendas surgiram como é o caso das redes sociais no varejo.

Mesmo antes da pandemia existir você já deve ter ouvido a frase: “sua empresa precisa estar presente nas redes sociais” não é mesmo? Mas a prática não é tão simples. Muitas dúvidas surgem na cabeça do empreendedor. Como estar presente nas redes sociais? E em quais vender?

Utilizar as redes sociais no varejo para vendas é uma tendência. É possível utilizar omnichannel e remunerar os vendedores por suas vendas online. Ou seja, trabalhar online pode ser vantajoso para o cliente – que fará suas compras no conforto da sua casa – e para o vendedor, que receberá sua comissão.

Então, como aproveitar o seu time de vendedores e vender mais? A resposta que vamos te dar nesse artigo é: utilizando as redes sociais no varejo. Por isso, continue lendo para saber como.

Crie as redes sociais da sua empresa

Parece algo difícil, mas na verdade é muito mais simples do que parece. Abrir uma rede social para a sua empresa pode ser feito em alguns minutos. Se mesmo assim você estiver tendo dificuldades a dica é pedir ajuda a um profissional de marketing ou até mesmo a um vendedor do seu time que seja experiente no assunto. Com isso, você estará pronto para iniciar suas vendas nas redes sociais.

O próximo passo é inserir seu catálogo de produtos à venda. Coloque boas imagens, em alta qualidade, e descreva seus produtos ou serviços de maneira clara e objetiva.

Se você vende roupas por exemplo, é importante inserir o tamanho e uma tabela de medidas. Ou seja, seja dinâmico. As redes sociais no varejo caracterizam-se pela rapidez e objetividade. O cliente online quer tudo “mastigado” e ao mesmo tempo objetivo.

Outro ponto importante é ser visto como empresa e não como pessoa física. Utilizar as redes sociais no varejo exige levar segurança para o cliente. Por isso é importante para o cliente saber que ele está mesmo falando com a empresa que deseja comprar e não com uma pessoa que ele não conhece.

Ou seja, mesmo que seja seu vendedor que esteja falando com o cliente, é importante ter um treinamento e entregar informações atualizadas. Tudo isso para que ele fale em nome da sua empresa e traga confiança ao cliente.

Utilize a mão de obra parada nas lojas físicas

Se a pandemia parou seu time de vendas está na hora de motivá-los a vender como antes. E por que não? Ainda mais do que antes! Para isso, adapte as funções da sua equipe para as plataformas digitais.

Deixe alguns vendedores encarregados das fotos, outro do atendimento por exemplo, e assim por diante. Uma boa ideia é administrar vendedores no horário comercial que chame uma lista de clientes e ofereça produtos às eles.

Essa abordagem é rápida e pode ser feita para vários clientes ao mesmo tempo através das redes sociais no varejo.

Vale lembrar sobre a importância do treinamento ao seu time que estará encarregado das vendas online. É necessário estar atento à lei de proteção de dados. Por isso, se você quiser saber mais sobre o assunto aproveite e veja nosso artigo clicando aqui.

Relacionamento com o cliente no mundo virtual

O mundo virtual não é muito diferente do mundo real. Nos dois meios buscamos relacionamentos com quem nos traga boas informações, diversão ou um conteúdo relevante.

Por isso, sua empresa não deve apenas vender os produtos ou serviços nas redes sociais no varejo. Você deve investir em informação, em um relacionamento com o cliente que pareça uma via de mão dupla, onde todos ganham benefícios.

Invista, por exemplo, em descontos exclusivos para as compras feitas através das redes sociais no varejo. Outra dica é buscar parcerias com pessoas relevantes nas redes, como é o caso dos influenciadores. Isso permitirá o aumento de seguidores nos seus perfis de forma natural – orgânica – como o “boca a boca” virtual. Como consequência, novos clientes para a sua empresa e mais vendas.

Uma ótima vantagem das redes sociais no varejo é o imediatismo. Você pode informar, por exemplo, uma grande liquidação em poucas horas. Pode utilizá-lo também para datas especiais de promoção no seu calendário de varejo pois a força da comunicação é grande. Mas fique atento, você precisa de pessoas engajadas para aplicar essa tática de venda.

Uma outra ação muito utilizada nas redes sociais no varejo são concursos. Eles podem ser feitos através de interação na página como um prêmio para o seguidor mais interativo, por exemplo. Ou você pode premiar a frase mais criativa. Os concursos são ótimos para fixar a marca em seus clientes, lançar novos produtos ou atrair novos clientes.

É importante lembrar que o prêmio deve ser com um bom valor ou um bom produto para o cliente.

Invista no feedback

As redes sociais no varejo são bem imediatistas, como falamos, e também possuem uma boa taxa de retorno dos clientes. Por isso é importante prestar atenção aos feedbacks.

O feedback é uma das vantagens de investir no canal de vendas online pois ele é rápido e verdadeiro. Mas ele deve ser bem aproveitado por isso interaja com seus clientes, pergunte o que eles gostam, entenda o que eles querem ou que não querem.

A escolha é sua em utilizar o feedback dos clientes como vantagem ou como arma para o seu negócio. Tudo depende da maneira como você irá interagir com eles.

Gostou desse artigo? Então aproveita para encontrar uma ótima solução para o seu negócio com a Solução Casting.

Compartilhe esse post nas suas redes!

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Últimos Posts

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter

Gallery

This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.