Quais as principais habilidades que um profissional de vendas deve ter?

2020-08-21T15:14:32-03:0029 setembro, 2017|Capacitação no Varejo|

Saiba quais são as principais habilidades, características e competências que um profissional de vendas deve ter.

A resposta pode parecer ser difícil, mas tudo se aplica a algumas características que ajudam o profissional de vendas a desempenhar seu papel com sucesso, diferenciando os vendedores bem-sucedidos dos que não o são.

Um bom vendedor apresenta particularidades fundamentais para o sucesso. Eles são atentos, organizados, qualificados e sabem o real benefício que o seu produto ou serviço oferece aos seus clientes.

É notável que o comportamento do consumidor mudou e isso afeta diretamente as vendas de qualquer negócio. Portanto, saiba quais são as habilidades que um profissional de vendas deve ter para alcançar o sucesso.

1. Ouvir e compreender o cliente

Essa é uma das dicas mais importantes para quem trabalha nesse ramo: ouvir e prestar bastante atenção ao que os clientes dizem. Só assim é possível entender o que o público-alvo precisa e oferecer a solução mais adequada.

Poucos profissionais conseguem compreender o que o consumidor diz e isso acaba gerando um desgaste na relação entre empresa e cliente.

2. Ter boa comunicação

É importante que o profissional de vendas tenha um bom relacionamento interpessoal, saiba se comunicar e se expressar da forma correta. Isso inclui falar e escrever bem, ter clareza em suas explicações e encontrar a melhor forma de conversar com o cliente, respondendo todas as dúvidas com clareza.

3. Fazer vendas flexíveis

Nem sempre os clientes dizem com todas as letras o que querem, mas um bom vendedor é observador e atende às reais necessidades deles, mesmo aquelas que não são declaradas. Além disso, profissional eficiente é aquele que sabe vender a solução adequada à demanda do consumidor.

4. Vender vantagens e benefícios

Um dos princípios do setor é vender vantagens e benefícios de bens palpáveis e impalpáveis. Atualmente, as pessoas não compram um produto ou serviço sem saber a serventia que terá para elas.

Logo, o profissional de vendas que sabe disso busca mostrar como aquela solução será útil para o cliente, citando as principais vantagens e benefícios que ele terá ao adquiri-la.

CTA ebook gamificaçãoPowered by Rock Convert

5. Usar a tecnologia como aliada

O uso de recursos tecnológicos que auxiliam o profissional é sempre muito bem aceito, principalmente softwares de CRM, em que o vendedor pode fazer um cadastro dos clientes que atende e registrar todas as interações e negociações feitas com eles até então.

Essa ferramenta é útil para ter um histórico do que foi e está sendo negociado, facilitando o controle das tarefas rotineiras do vendedor. Isso promove um bom relacionamento e a fidelização do público-alvo. Além do CRM, há outras ferramentas que podem ser adotadas, como o Skype para ligações e videoconferências, chatbots, entre outros recursos.

6. Dominar estratégias

As vendas evoluíram e ganharam muita visibilidade, principalmente com os novos recursos para a área comercial, como a técnica chamada de Inside Sales, que quer dizer vendas internas. Nela, o profissional de vendas não precisa sair da empresa para realizar seu trabalho e tudo pode ser feito por meio de ferramentas digitais, como Skype, LinkedIn e CRMs, por exemplo.

7. Ter amor ao que faz

Parece clichê, mas não deixa de ser verdade. Só desempenhamos bem um papel quando realmente gostamos dele. O bom vendedor precisa pensar, agir e respirar vendas a todo momento.

Para manter um nível de atuação e qualidade em sua empresa é indicado a realização de treinamentos, uso de softwares para gestão de profissionais, um programa de remuneração para sua equipe de vendas e até mesmo conversas frequentes para alinhar as expectativas entre líderes, gestores, profissionais de RH e colaboradores.

Então agora que você já sabe as habilidades que diferenciam um profissional de vendas bem-sucedido dos demais, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no LinkedIn! Nesses canais você aprenderá mais sobre gestão de RH e conhecerá melhor os perfis de cada profissão!