Quais as competências necessárias para a alta performance em vendas?

2020-08-21T15:34:47-03:0011 dezembro, 2017|Capacitação no Varejo, Produtividade de Vendas|

Manter uma alta performance em vendas é essencial para a saúde financeira da empresa e sua longevidade no mercado. Para isso, no entanto, é essencial contar com o empenho de todo o time de vendas, líderes e liderados.

É preciso se desenvolver constantemente, integrar tecnologias exponenciais e encarar desafios cada vez mais significativos. Uma empresa ou equipe comercial que não vende está fadada ao insucesso caso as devidas medidas não sejam adotadas.

Entre as principais competências para vendas exponenciais, é possível citar foco em resultados, resiliência e gestão do tempo. Neste post, você vai conferir essas e outras dicas para ter uma alta performance em vendas. Continue a leitura!

Foco em resultados significativos

Líderes e liderados devem abandonar métricas de vaidade, como número de curtidas ou compartilhamentos de posts em redes sociais. É preciso focar em resultados significativos como o grau de satisfação dos clientes, o tíquete médio e a participação da sua marca no mercado.

Nesse sentido, é importante que a liderança acompanhe os indicadores-chave de desempenho, compartilhe com seus liderados e cobre por resultados ainda maiores no futuro. Isso deve ser feito em pequenos ciclos, garantindo um rápido fluxo de aprendizagem e mudança.

Gestão do tempo de trabalho

A alta performance em vendas demanda uma equipe produtiva. O problema é que, segundo a Microsoft, cerca de 17 horas semanais são improdutivas. Outros estudos, com resultados ainda mais assustadores, indicam que apenas 39% do expediente é realmente aproveitado.

CTA ebook performance e desempenhoPowered by Rock Convert

Por esse motivo, é importante que toda a esquipe gerencie adequadamente seu tempo de trabalho, priorizando focando em atividades relevantes. O líder deve, ainda, incentivar a produtividade dos liderados, avaliando pontos negativos e trabalhando para otimizar os processos.

Resiliência para continuar insistindo

Vender não é uma tarefa fácil. Afinal, existem muitos concorrentes e os clientes estão cada vez mais exigentes. Então é preciso que haja persistência por parte dos vendedores, correndo atrás dos clientes quantas vezes forem necessárias para fechar uma venda. Sendo assim, resiliência deve estar no DNA da equipe de vendas, não deixando se abater pelas adversidades.

Habilidade em negociação com clientes

A negociação é uma habilidade que deve ser desenvolvida para se alcançar um elevado desempenho em vendas. O objetivo é chegar a um resultado ganha-ganha, em que as partes envolvidas saiam com uma sensação positiva e desejem fechar novos negócios no futuro.

Para isso, não se deve focar em um único ponto ao longo da negociação, como o prazo. Esse erro acaba criando uma negociação perde-ganha, em que apenas uma das partes vence. É preciso, também, focar em aspectos como prazo, qualidade e tempo de entrega.

Comunicação fluida e eficaz

Outro importante aspecto é a fluidez do diálogo, ou seja, a capacidade de se comunicar eficazmente com as partes envolvidas na venda, como os clientes e os funcionários. No caso dos vendedores, a comunicação contribui para mantê-los alinhados e motivados. Já com os clientes, influencia na percepção de transparência, credibilidade e engaja decisões de compra.

Para manter um bom diálogo com os vendedores, é importante oferecer feedbacks contínuos, falando sobre fraquezas que devem ser eliminadas e motivando determinados comportamentos. Contudo, é preciso ter equilíbrio e falar sempre dos pontos fortes e fracos do funcionário.

Veja, você está por dentro do assunto! Ainda é importante considerar o uso da tecnologia no processo de melhoria das vendas, seja ao integrar novos canais de comunicação ou usar sistemas que facilitem o gerenciamento dos indicadores de desempenho. Dessa maneira, resultados ainda mais significativos poderão ser conquistados.

Pronto para otimizar a performance em vendas? Aproveite para continuar ampliando seus conhecimentos. Entenda, de uma vez por todas, o que é recrutamento por competências!