Promoção no varejo: 10 dicas para ter resultados reais!

Todos gostam de uma boa promoção, não é mesmo? Normalmente, utilizamos esse recurso para eliminar aquele estoque que não foi vendido, porém, você sabe como criar uma promoção que dê resultados de verdade? Se você quer saber como, continue a leitura deste artigo!

Como fazer uma promoção de sucesso!

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que fazer uma promoção não é apenas abaixar o preço dos seus produtos e vender. Ao contrário, fazer apenas isso pode desvalorizar a sua marca e te dar prejuízos financeiros.

Aqui na Casting, nós trabalhamos para que você tenha cada vez mais sucesso nas vendas, portanto, separamos algumas dicas valiosas para que você faça uma promoção de sucesso!

Tenha um objetivo claro

Conforme explicamos, uma promoção não se resume a reduzir os preços dos seus produtos do seu estoque. Ao contrário, você precisa ter um objetivo claro com essa promoção. Em outras palavras, antes de criar uma promoção é preciso ter um planejamento bem trabalhado para ter sucesso com esta estratégia.

Seja criativo

Atualmente, com a enorme concorrência do mercado, usar a criatividade para atrair a atenção das pessoas é crucial para que a promoção da sua loja seja um sucesso.

Por exemplo, imagine que esteja passeando pelo shopping e veja duas lojas de roupa em promoção, sendo que, na primeira, existe uma placa escrita: “até 20% de desconto”. Por outro lado, a segunda loja está fazendo uma ação em que é feito uma sessão de fotos com algumas peças e você terá um desconto, caso compre algumas delas.

Finalmente, vemos que usar a criatividade é importante para que uma promoção tenha sucesso.

Ponha o cliente no centro

Constantemente, os lojistas fazem uma promoção com o intuito de se livrar de um estoque parado há muito tempo, e claro que não é bom que a mercadoria fique parada. Porém, as vendas são uma consequência de uma promoção onde o foco está no cliente.

Pare e pense: “por quê o meu cliente deveria comprar esse produto na minha loja?”. Ou seja, se colocar no lugar dele e criar uma promoção que ofereça um benefício real para o cliente é crucial. Como consequência, você terá mais vendas.

Calcule bem o desconto

Esse é ponto importante ao criar uma promoção, visto que o desconto faz parte da negociação, contudo, ele não pode prejudicar a sua loja. Ou seja, é importante gerir bem as finanças para criar um desconto que seja realmente atrativo.

Além disso, o desconto precisa ser verdadeiro, criar uma estratégia onde o cliente percebe que, na verdade, não existe desconto quebra a confiança dele.

Tenha um público-alvo

Já ouviu aquela frase que diz: “quem tenta se conectar com todos, não se conecta com ninguém”? Ela é muito verdadeira, principalmente, na hora de fazer uma campanha publicitária ou se você tem um e-commerce.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas pensada para pessoas entre 20 e 35 anos, você pode estruturar toda a comunicação da sua loja para atingir este público.

Nesse sentido, é importante saber onde essas pessoas podem encontrar a sua empresa, seja na TV, nas redes sociais ou qualquer outro canal de mídia.

Portanto, saiba onde encontrar o seu público.

Faça uma avaliação dos produtos

Tenha em mente quais serão os itens que estarão em promoção e por quê. Por exemplo, você pode colocar em promoção aquele produto que é vendido com mais facilidade ou então, fazer uma pesquisa perguntando qual o item que eles comprariam da sua loja.

Da mesma forma, você pode fazer uma promoção progressiva, onde o desconto aumenta a cada item comprado ou entregar cupons, conforme vemos nas estratégias com influenciadores digitais.

Saiba o momento do seu negócio

Entender o momento do seu negócio é importante para criar uma promoção realmente atrativa ao seu cliente, por exemplo, se a loja é pequena, você pode usar isso par atrair novos clientes. Por outro lado, se você já está no mercado há algum tempo, pode criar uma promoção para fidelizar os seus clientes.

Em outras palavras, entender o estágio do seu negócio é importante na hora de definir o objetivo da promoção.

Além disso, você pode utilizar datas comemorativas como o Natal ou a Black Friday para criar promoções especiais, criando espaços “instagramavéis” na sua loja. Ou seja, uma decoração chamativa que serve para se compartilhar nas redes sociais, dessa forma, além de realizar a venda, é possível atrair novas pessoas.

Estabeleça prazos para início e fim

Toda promoção bem-sucedida precisa ter prazo para começar e terminar, dessa forma, as pessoas tendem a realizar a compra o mais rápido possível.

Nesse sentido, dentro do marketing digital, são chamados de gatilhos mentais de urgência e escassez para levar os clientes a comprar os produtos em promoção. Por exemplo, quem nunca viu um anúncio ou propaganda que dizia: “essa promoção durará apenas essa semana, são as últimas unidades (…)”.

Em outras palavras, defina um tempo de duração para a sua promoção. Contudo, ao finalizar o prazo, cumpra o prometido, dessa forma, ficará claro que as suas promoções são oportunidades especiais.

Alinhe a visão do seu time de vendas

Seu time de vendas é a sua voz perante o cliente e é ele quem se comunica diariamente com o consumidor final.

Portanto, é necessário ter a comunicação interna muito bem alinhada para que cada detalhe da promoção possa ser passado com clareza ao cliente.

Dessa forma, as chances de as vendas crescerem será muito maior!

Divulgue a sua promoção

Muito se fala sobre o marketing ser a “alma do negócio”, isso é dito, pois, constantemente, o cliente é bombardeado por ofertas. Ou seja, para que ele veja que a sua loja está em promoção, é preciso investir em divulgação.

Nesse sentido, ao utilizar as campanhas nos canais de mídia onde ele está, você pode encaminhar os clientes para o Whatsapp para tirar dúvidas e quebrar objeções. Além disso, ter esse contato fará com que ele tenha maior confiança em fechar o negócio.

Em outras palavras, utilize os meios de comunicação disponíveis para divulgar os seus produtos em promoção e ser cada vez mais visto por mais pessoas.

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler o nosso blog, pois estamos sempre criando conteúdos para varejistas que desejam crescer e ser referência no seu mercado.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo