Prevenção de perdas: Como montar um plano e evitar prejuízos

2019-06-14T14:29:04-03:0028 novembro, 2018|Produtividade de Vendas, Sales Performance Management|

Saiba como montar um bom plano de gestão para evitar prejuízos de todos os tipos no seu varejo. Conheça algumas técnicas que separamos!

Um dos grandes desafios dos varejistas é administrar suas mercadorias. Muitos pontos devem ser levados em consideração ao se tratar de estoque e produtos, data de entrega, movimentação, precificação, são apenas algumas das infinidades de preocupações que surgem nesse momento.

Mesmo se atentando a estas ações citadas acima, há outro problema que surge: as perdas. Não há como evitar os prejuízos no varejo, ainda que todas as precauções sejam tomadas elas sempre existirão, no entanto, é possível se prevenir para que não haja grandes prejuízos. Neste artigo iremos te mostrar as principais dicas para prevenção de perdas no varejo.

O que são perdas no varejo?

As perdas no varejo são os prejuízos relacionados aos produtos que impactam negativamente nos resultados dos lucros. Elas podem acontecer de diversas maneiras que envolvem desde furtos nas lojas até prejuízos de vendas por conta de indisponibilidade de produtos.

É essencial que o varejista tenha um planejamento para prevenção de perdas, pois assim, além de evitar prejuízos financeiros, ele melhora o controle dos produtos no estoque, fortalece a identidade da marca e conquista a confiança do cliente.

Existem diferentes tipos de perdas no varejo, sendo elas, comerciais, administrativas, de produtividade, financeiras e na operação. Existem cuidados específicos para cada um dos tópicos, que envolvem diferentes membros no varejo. Confira abaixo.

Perdas comerciais

As perdas comerciais acontecem quando uma venda é perdida por conta da indisponibilidade ou inadequação do produto. Por exemplo, quando um fornecedor atrasa a entrega de algum produto, ou então quando a mercadoria é danificada no estoque.

Para evitar este tipo de prejuízo é essencial manter o estoque organizado fisicamente, pode parecer óbvio, mas muitas mercadorias são perdidas durante o manuseio e transporte no estoque justamente por falta de organização, principalmente os itens mais frágeis.

Outra ação importante é acompanhar os processos de compras com os fornecedores para que não atrase as entregas, ter fornecedores alternativos para recorrer caso falte algum produto também é uma boa maneira de prevenir estas perdas.

Aprenda a medir e melhorar
o desempenho da sua equipe!

Perdas administrativas

Este tipo de perda ocorre por falhas na gestão do comércio, aqui os problemas mais comuns acontecem por erro de precificação ou no cadastro de mercadorias. Aqui se nota a importância de ter uma equipe preparada e capacitada para estas atividades.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para este problema, pois existem diversos aplicativos e softwares que auxiliam nestes aspectos, o ideal é pesquisar e ver qual se adapta melhor ao seu comércio.

Perdas por produtividade

Outro caso muito comum no varejo é a perda por produtividade, nestas situações, elas são causadas por falta de um padrão nos sistemas que controlam os processos operacionais. Estas situações envolvem demora no atendimento, falta de efetividade da equipe e repetição de trabalhos.

Nota-se que aqui as perdas são indiretas, ou seja, o varejista não perde algo tangível, como é o caso de uma mercadoria quebrada no estoque, por exemplo, mas sim, deixa de aumentar seus lucros por conta de vendas perdidas.

A solução Casting, da SER, é uma alternativa excelente para gestão e performance de vendas que podem contribuir para a diminuição das perdas por produtividade.

Perdas financeiras

As perdas financeiras acontecem por conta da ausência ou ineficiência de sistemas antifurto, ou pela falta de treinamento dos colaboradores em como lidar com situações de furtos, fraudes e falhas nos meios de pagamento.

Investir na segurança do PDV é sem dúvidas a melhor forma de se prevenir destas perdas, no entanto, é importante ter cuidado nos sistemas que serão implantados, pois alguns podem passar a sensação de desconfiança para os clientes, e isso diminui o tempo de permanência deles na loja.

Outra alternativa que pode ser bastante útil é o treinamento da equipe. Existem diversos tipos de treinamentos, o ideal é escolher um que seja específico para esta finalidade.

Perdas na operação

Durante as tarefas cotidianas muitos imprevistos podem acontecer, e alguns deles levam ao que chamamos de perdas na operação. As causas frequentes deste tipo de perdas acontecem por armazenamento inadequado, divergência no recebimento de mercadorias ou qualquer ação que ocorre durante as operações diárias.

Assim como em todos os outros tipos de perdas, a equipe de colaboradores é a principal responsável para reportar e controlar estes imprevistos, por isso é extremamente importante ter uma equipe de confiança e que seja apta a lidar com situações adversas.

Aprenda a medir e melhorar
o desempenho da sua equipe!

Dicas para evitar perdas

As perdas são inevitáveis, ainda que todos os cuidados sejam tomados dificilmente ela será nula. No entanto, quanto mais ações forem realizadas para preveni-las, menores elas serão, por isso a atenção neste assunto nunca é demais. Para isso, separamos algumas dicas importantes para combater as perdas no varejo.

Atenção em pontos cruciais: Existem alguns momentos que são críticos para a prevenção de perdas, são neles que grande parte das perdas acontecem ou podem ser mensuradas, por isso vale a pena dobrar o cuidado nestes pontos, são eles: recebimento de produtos, armazenamento, trocas e devoluções, inventário e frente de caixa.

Controle as perdas: Como citamos acima, as perdas são inevitáveis, neste sentido, é fundamental sempre mensurar tudo o que foi perdido, assim é possível comparar com outros resultados e medir se as estratégias de prevenção estão sendo eficientes.

Sempre acompanhe o estoque: Grande parte das perdas acontecem no estoque, portanto é essencial criar uma rotina para acompanhar como os produtos estão sendo armazenados e transportados, essa atividade permite identificar possíveis problemas.

Gostou do nosso artigo? Então confira os outros textos do blog e siga a SER nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo do varejo.

1
Olá, podemos ajudar?
Powered by